Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
AlimentacãoVida Natural

20 Dicas para simplificar sua vida na cozinha e tornar seu tempo mais sustentável

food-1209503_1280

Ser um ás na cozinha, um Chef de final de semana. Cozinhar vai ser mais prazeroso e simples.
O Jardim do Mundo reuniu as melhores dicas para você economizar tempo e trabalho na sua cozinha, assim você aproveita mais a companhia dos amigos e familiares no almoço de domingo.  

1. Evitar que água fervendo transborde   –   Coloque uma colher de pau, de atravessado, em cima da panela e pronto seu fogão está a salvo do pano e vice-versa.

2. Limão para grelhar   –   Coloque fatias de limão sobre a grelha fazendo uma cama para os seus legumes fatiados ou hambúrguer de grão de bico descansarem em cima enquanto grelham. O sabor cítrico do limão suavemente passa para o alimento.

3. Descarcar batata facilmente   –   Faça um corte superficial no meio da batata dando a volta nela toda, cozinhe a batata com casca e tudo, escorra e imediatamente mergulhe as batatas em uma tigela com água bem gelada, após alguns segundos é só pressionar nos dois lados e a casca sai inteira sem esforço.

4. Descascar gengibre   –   Descasque o gengibre com uma colher, rapidinho e sem esforço o gengibre ficará descascado.

5. Descascando alho   –   Deixe os alhos em uma tigela com água fria por alguns minutos. Depois é só escorrer e tirar a casca facilmente.

garlic-1336883_640

6. Cubos de gelo límpidos   –   Ferva a água que você irá usar para fazer os cubos de gelo, deixe esfriar coloque nas forminhas e leve para o congelador. Além de ficarem mais claros, ao ferver a água elimina as impurezas.

7. Suco rápido de limão ou laranja   –   Role a fruta sobre o balcão da pia fazendo pressão, depois corte e esprema normalmente e verá que o suco sai mais facilmente.

8. Temperatura do vinho ou espumante   –   Colocando uvas congeladas sua bebida se manterá fria por mais tempo, sem falar em um charme a mais.

9. Descasque tomate sem trabalho   –   Coloque uma panela com água para ferver. Espete com um garfo a parte de cima do tomate bem firme e coloque o tomate na água fervendo por alguns segundos, quando rachar a casca tire e passe na água da torneira para esfriar um pouco, retire a casca com os dedos ou com a ajuda de uma faca de serra.

10. Saco de confeitar improvisado   –   Com um saco plástico bem limpo, coloque dentro dele o chantili ou creme que usará para confeitar, dê um nó bem firme, fechando bem a parte de cima, corte uma das pontas inferiores do saco. O tamanho do corte varia conforme a necessidade de sair mais ou menos chantili ou creme quando apertar, por isso melhor cortar pequeno e ir aumentando até o ponto desejado.

11. Soltar biscoito da forma   –   Se os biscoitos grudarem na forma é só colocá-la sobre a chama do fogão  por alguns segundos e os biscoitos soltarão rapidinho.

12. Textura nutritiva de bolo   –   Ao invés de usar trigo para enfarinhar a forma untada, use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Pode também, misturar um pouco de açúcar com a farinha antes de enfarinhar. Além de ser mais saboroso, deixará o bolo com outra textura.

13. O molho tá salgado   –   Se o molho salgou demais, não tem problema. Junte uma fatia de pão e cozinhe mais um pouco.

14. Molho ralo   –   Quando o molho ficar ralo demais, daquele jeito que quando joga no macarrão vai tudo para o fundo da travessa e nem parece que você colocou molho. Adicione uma colher de trigo dissolvido em um pouco de água fria ao molho e cozinhe até engrossar.

Combinações veganas na cozinha

15. Açúcar Perfumado   –   O açúcar que for usar no preparo de doces e sobremesas, fica mais perfumado se colocar raspas de casca de limão ou laranja.

16. Café mascavo   –   Se for adoçar o café com açúcar mascavo, ferva o açúcar junto com a água e depois passe no coador. Fica muito mais saboroso.

17. O segredo da batata frita assada crocante   –   Pois é, batata frita sem fritar e crocante. Coloque as batatas já cortadas em palitinhos na assadeira e polvilhe trigo por cima até cobrí-las, depois derrame azeite por  cima e leve para assar por uma hora à 220ºc, até ficarem douradas.

french-fries-923687_640

18. Conservando o sabor das especiarias   –   Não guarde suas especiarias em cima do fogão. Dê preferência para lugares escuros e frescos. A luz, umidade e calor farão com que as ervas e especiarias percam o sabor.

19.Macarrão no ponto   –   Para ter um macarrão no ponto, cozinhe 1 minuto a menos do que manda a embalagem e, assim que desligar o fogo, jogue um pouco de água fria na panela para parar o cozimento e escorra. O resto do cozimento acontecerá quando juntar o molho.

20. Raspas de casca de limão ou laranja sem amargo   –   As vezes acontece de amargar o doce por causa das raspas da casca de um limão ou laranja. Isso acontece quando se rala a parte branca da casca. Quando for ralar a casca da fruta faça uma pressão leve e movimentos suaves e vá virando a fruta.

Agora é só ir para cozinha e pôr as dicas em prática. Aproveite o tempo extra para criar um ambiente aconchegante de primavera com flores.

“Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos. Cozinhar com zelo é um ato de amor”  Craig Claiborne

Rafael de Paula
escrito por:Rafael de Paula
Um buscador espiritual que encontrou no alternativo um caminho para se encontrar e ser todo o potencial de vida. Pai de uma linda garotinha chamada Tulipa, trabalha com Teatro e culinária saudável energizada para alimentar o corpo e a alma. Observador e absorvedor de todos os assuntos ligados ao viver de forma diferente do padrão consumista e competitivo. Acredita que através de práticas e tecnologias simples, como a permacultura, culinária viva e yoga, pode se resolver a maioria dos problemas que a sociedade enfrenta nos dias de hoje. Uma frase que aprendeu com a experiência da vida e usa muito "Eu acredito na bondade do ser humano, mas sem esquecer da maldade pois vivemos em um mundo de dualidades e eu escolho qual me identificar".

4 Comentários

  • Caro amigo, a dica 06 só deve ser feita se a forminha de gelo for de Inox ou a água quente no plástico pode liberar substâncias tóxicas, melhor deixar esfriar e eu particularmente acho melhor um filtro de barro para isso. Água fervida, na minha opinião, tem gosto de panela.
    Já a dica 16, definitivamente é desaconselhada e você pode se tornar a catástrofe do café, se fizer, por uma questão simples de química: se você colocar o açúcar na água antes de passar pelo café, você terá uma água saturada e portanto menos apta a adquirir outros compostos químicos, que seriam neste caso o sabor, cor e aroma do café. Além disso,a temperatura ideal da água para aproveitar melhor essas características da bebida é um pouco antes de levantar fervura (pequenas bolhas ao fundo). O ideal mesmo para adoçar seu café (pra quem faz questão de adoçá-lo) é colocar o açúcar para dissolver no café pronto. Como o café estará (ou deveria estar, rs!) bem quente, derreterá o açúcar facilmente da mesma forma que adicionado na água quente. No mais, adorei as outras dicas! Vou testá-las! Abraço.

    • Bom dia querida flor de luz!

      A dica 06 explica que deve colocar no congelador frio. Mesmo com o inox colocar água quente demais no congelador pode danificar a geladeira.

      Em relação a dica 16 é uma questão de gosto, quando você coloca o açúcar mascavo no cafe depois de passar no filtro obtém um sabor mas se você ferve com açúcar, entende-se ferver com atingir o ponto de ebulição e não cozinhar o açúcar em fervura, ao passar pelo filtro o resultado sera outro e no teste que fiz não afetou o sabor final de maneira negativa, lógico que a qualidade do café também deve ser considerada para um sabor agradavel.

      Obrigado pelas observações elas ajudam a esclarecer as duvidas de outros.
      Bençãos de luz, amor e paz em sua vida.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos