Saúde

SaúdeVida Natural

Por que amamos ou odiamos certos aromas?

aromas
visualizações
592

Recentemente um leitor do Jardim do mundo nos perguntou se havia alguma explicação para uma pessoa gostar do aroma de um óleo essencial, ao mesmo tempo em que outra pessoa não gosta. Encontramos um estudo que explica um pouco desse mecanismo.

O estudo foi publicado no International Journal of Comparative Psychology, em 2004, com o seguinte título: Changing Odor Hedonic Perception Through Emotional Associations in Humans (Mudando a Percepção Hedônica do Odor Através de Associações Emocionais em Seres Humanos). Abaixo traduzimos um post  que resumia o conteúdo do estudo científico e que pode nos ajudar a entender o motivo de amarmos ou odiarmos certos aromas.

Saúde

Aprenda a substituir o adoçante e o açúcar por opções naturais

açúcar
visualizações
2648

Quantas colheres de açúcar você utiliza para adoçar seu café? Aliás, costuma adoçar também o suco natural? O uso do açúcar cresceu muito e tem sido o responsável por alguns problemas de saúde que as pessoas têm atualmente.

Por isso, diminuir a quantidade que utilizamos ou substituir o açúcar refinado e o adoçante por algo mais natural e nutritivo é a melhor opção. Sendo assim, confira a seguir os motivos pelos quais devemos reduzir a quantidade dess e quais opções naturais temos para substituir o adoçante e o açúcar na nossa vida.

Faça Você MesmoSaúde

3 meditações que você pode fazer durante o banho

Banho
visualizações
2006

Todo mundo adora tomar um bom banho. Existe algo na combinação da água, do cheiro do sabonete e da sensação fresca e limpa que permite que você se sinta revigorado e recarregado após um banho.

Permanecer sob água morna pode ser extremamente curativo e pode ajudar a eliminar não apenas as impurezas, mas também a energia estagnada.

Ter água escorrendo pelo topo da sua cabeça ao longo das costas também pode ajudar a abrir seus centros de energia ou chakras, e isso pode ajudar a energizar sua alma e elevar sua vibração. Também pode ajudar a estimular sua criatividade, e é por isso que muitos de nós temos algumas de nossas melhores ideias debaixo do chuveiro.

SaúdeVida Natural

Saiba quais óleos essenciais e vegetais utilizar em pele seca

visualizações
1808

A aromaterapia é uma prática muito antiga da utilização de óleos essenciais com o objetivo de tratar problemas físicos, auxiliar no emocional e no desenvolvimento pessoal. Desde o Egito Antigo alguns óleos essenciais já eram utilizados, como a mirra e o alecrim.

Na Grécia antiga eles também eram utilizados nas olimpíadas e guerras, como o de erva-doce, por exemplo. Porém, foi só no século XX que o uso de óleos essenciais recebeu o nome de aromaterapia e começou a ser estudado de forma científica para se conhecer as suas propriedades químicas e seus benefícios. 

SaúdeVida Natural

Saiba quais são os benefícios do canabidiol para a sua saúde

canabidiol
visualizações
2106

Muito se fala sobre a liberação da maconha e do seu uso medicinal. Mas você sabe como ela pode ser utilizada a favor da saúde? Há muitas substâncias presentes na cannabis, entre elas encontramos o canabidiol.

A seguir, veremos mais a respeito do canabidiol, como ele pode se utilizado e quais os seus benefícios para a nossa saúde. Confira!

SaúdeVida Natural

Aprenda a tratar as dores causadas pelo frio de maneira natural

visualizações
2218

O clima frio traz consigo bem-estar para muitas pessoas, o ar tende a se tornar mais limpo de bactérias e vírus, nos alimentamos melhor e a disposição física dos trabalhadores braçais se torna mais vigorosa.

Por outro lado, muitas pessoas também sofrem com o clima frio, ficando mais resfriadas, sentindo frio no corpo e nas extremidades (mãos e pés) e, em alguns casos, padecendo de dores nas articulações do corpo. Esse é o nosso caso!

SaúdeVida Natural

Orgânico, natural e sintético: conheça quais as diferenças entre os cosméticos 

diferenças entre os cosméticos
visualizações
1665

Hoje em dia, os consumidores estão mais exigentes com todos os produtos, principalmente os que entram em contato com a pele e o organismo. Com os cosméticos não deveria ser diferente.

Apesar de os cosméticos sintéticos ainda serem maioria no mercado, os naturais e orgânicos estão ganhando força, e cada vez mais adeptos. Com a demanda crescente, as indústrias de cosméticos estão ouvindo as preocupações e desejos dos consumidores e investindo cada vez mais nesse ramo.

Mas você sabe quais são as diferenças entre os cosméticos sintéticos, orgânicos e naturais?