Reflexões

ReflexõesSustentabilidade

Uma lição indígena sobre a efemeridade

efemeridade
visualizações
1180

Na defesa de sua dissertação de mestrado na UNB, Célia Xakriabá Mindã Nynthê conta uma história sobre duas mestras Xakriabá, uma etnia indígena do tronco Macro Jê, Akwen, do norte de Minas Gerais. Na história, as duas mestras, dona Libertina e dona Lurdes, estão contando sobre suas construções tradicionais, em um curso na Universidade Federal de Minas Gerais, quando recebem de um estudante a proposta de aprenderem uma técnica que faria com que estas casas durassem para sempre. Sem hesitar, respondem:

“Não meu filho. Obrigado, mas isso é perigoso. Se aceito sua oferta, como é que vou ensinar meus filhos e netos a construir? A casa usada tem que se desfazer para eles observarem como fazer uma nova. Não é a casa que tem que durar, mas o conhecimento. Se a casa cai, mas fica a forma de aprender, a gente aprende e levanta outras.”

ReflexõesSaúde

Gratidão: excelente maneira para substituir a frustração

visualizações
1378

“A gratidão desbloqueia a plenitude da vida. Ela transforma o que temos em suficiente e mais. Ela transforma a negação em aceitação, o caos em ordem, a confusão em clareza. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para hoje e cria uma visão para o amanhã. ” – Melody Beattie

Muitas vezes, nossos corações ficam pesados com sentimentos de insatisfação. Nos sentimos insatisfeitos com os nossos salários, com as nossas roupas, com os nossos carros, com as nossas batalhas. Nós corremos atrás de bens materiais e casas maiores.

ReflexõesVida Natural

3 coisas para fazer com que seu Natal seja autêntico e cheio de paz

visualizações
1584

Chega dezembro e começam as luzes de Natal, a corrida por compras e a expectativa. Há muita emoção, às vezes até um pouco de desespero. Por toda parte surgem perguntas: “Estamos preparados para o Natal?”, “Nós temos todos os presentes?”, “Devemos comprar um look diferente para casa confraternização?”, “A casa tá limpa e toda decorada?”.

Estamos prontos para essa data festiva?

Reflexões

Propósito, propostas e engajamento – É tempo de semear esperança!

propósito
visualizações
2060

Todos nós estamos aqui com missões interessantes. É inegável que cada qual tem a sua própria missão e que cada um traz consigo poder suficiente para realizá-la. O que ocorre, é que no percurso vamos nos lotando de insatisfações, excessos e cansaços, e o propósito original se perde. Uma vez perdidos de nosso próprio propósito, ficamos a mercê das pistas que nos chegam, que nos apontam caminhos e se não estamos despertos o suficiente não diferenciamos verdade de ilusão e, então, passamos a viver em função das promessas externas de salvação. Ficamos esperando heróis.

ReflexõesVida Natural

A natureza tem muito a nos dizer sobre os segredos da vida

natureza
visualizações
2687

Já ouvimos que a arte imita a vida diversas vezes. Já ouvimos inclusive, que sempre colhemos aquilo que semeamos, que plantamos. Outra fala comum e interessante é: Tal hábito está enraizado. Observem que nossas ações, desde o pensar, funcionam em sistemas de ciclos. É impossível não vivenciar o poder natural de nossos movimentos, de nossas escolhas.

É por isso, que de todas as frases famosas, uma chama minha atenção atualmente e com grande, grande força:

“A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil. – Nicolau Copérnico.”

ReflexõesVida Natural

O poder das rodas de conversa

rodas de conversa
visualizações
2461

Saber conduzir uma boa conversa, por meio de palavras elevadas, positivas e acolhedoras, longe da necessidade de ter a razão, envolve um trabalho bem interessante de autoconhecimento. O que falamos reflete parte de nosso estado interno, reflete se estamos com nossa saúde emocional equilibrada ou não. Ainda que a verdade seja mais profunda, a fala sempre traz uma nuance do que está acontecendo nas paisagens internas, mesmo que sutilmente.

ReflexõesSaúde

5 formas de simplificar o cotidiano (transformando preocupação em cuidado)

preocupação
visualizações
2788

O cotidiano nos pede pressa, as respostas exigem certa rapidez e as conexões estão mais virtuais do que nunca. Tratamos todos os assuntos com a energia de perguntas e respostas imediatas. Há um transbordar de ansiedade e inquietação atravessando as avenidas, envolvendo os diálogos em reuniões. Até o cafezinho com o amigo ganhou o título de terapia, em alguns casos. Quase tudo ganhou densidade.

A propagação da cultura do medo é resultado dessa ideia excessiva de preocupação em tempo integral.

Reflexões

O segredo da felicidade é ver beleza em tudo (mesmo nas coisas feias)

visualizações
2958

Ao longo de cada dia da nossa vida acontecem diversas situações. A maneira como reagimos a essas situações diz muito sobre como vamos levar a nossa vida. Qualquer um consegue ver beleza nas coisas bonitas. Isso não é tão difícil. Olhar para o topo de uma montanha e vê-la coberta de árvores, ouvir o som do mar diante de você e sentir sua respiração desaparecer. Ver a preciosidade de uma criança pequena e ser aquecido por sua inocência ou encontrar paz na quietude de uma paisagem intocada. Quando essas cenas te encontram ou saímos para encontrá-las, é uma experiência maravilhosa.

Nesses momentos, nos sentimos pequenos e grandes, livres e conectados. A questão, claro, é que na vida não há momentos desses o suficiente. Nem chegam perto de ser suficiente. Na verdade, o segredo para a felicidade e uma grande vida é descobrir como criá-los o tempo todo, onde quer que você esteja.