Reflexões

ReflexõesVida Natural

A natureza tem muito a nos dizer sobre os segredos da vida

natureza
visualizações
2159

Já ouvimos que a arte imita a vida diversas vezes. Já ouvimos inclusive, que sempre colhemos aquilo que semeamos, que plantamos. Outra fala comum e interessante é: Tal hábito está enraizado. Observem que nossas ações, desde o pensar, funcionam em sistemas de ciclos. É impossível não vivenciar o poder natural de nossos movimentos, de nossas escolhas.

É por isso, que de todas as frases famosas, uma chama minha atenção atualmente e com grande, grande força:

“A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil. – Nicolau Copérnico.”

ReflexõesVida Natural

O poder das rodas de conversa

rodas de conversa
visualizações
2264

Saber conduzir uma boa conversa, por meio de palavras elevadas, positivas e acolhedoras, longe da necessidade de ter a razão, envolve um trabalho bem interessante de autoconhecimento. O que falamos reflete parte de nosso estado interno, reflete se estamos com nossa saúde emocional equilibrada ou não. Ainda que a verdade seja mais profunda, a fala sempre traz uma nuance do que está acontecendo nas paisagens internas, mesmo que sutilmente.

ReflexõesSaúde

5 formas de simplificar o cotidiano (transformando preocupação em cuidado)

preocupação
visualizações
2542

O cotidiano nos pede pressa, as respostas exigem certa rapidez e as conexões estão mais virtuais do que nunca. Tratamos todos os assuntos com a energia de perguntas e respostas imediatas. Há um transbordar de ansiedade e inquietação atravessando as avenidas, envolvendo os diálogos em reuniões. Até o cafezinho com o amigo ganhou o título de terapia, em alguns casos. Quase tudo ganhou densidade.

A propagação da cultura do medo é resultado dessa ideia excessiva de preocupação em tempo integral.

Reflexões

O segredo da felicidade é ver beleza em tudo (mesmo nas coisas feias)

visualizações
2793

Ao longo de cada dia da nossa vida acontecem diversas situações. A maneira como reagimos a essas situações diz muito sobre como vamos levar a nossa vida. Qualquer um consegue ver beleza nas coisas bonitas. Isso não é tão difícil. Olhar para o topo de uma montanha e vê-la coberta de árvores, ouvir o som do mar diante de você e sentir sua respiração desaparecer. Ver a preciosidade de uma criança pequena e ser aquecido por sua inocência ou encontrar paz na quietude de uma paisagem intocada. Quando essas cenas te encontram ou saímos para encontrá-las, é uma experiência maravilhosa.

Nesses momentos, nos sentimos pequenos e grandes, livres e conectados. A questão, claro, é que na vida não há momentos desses o suficiente. Nem chegam perto de ser suficiente. Na verdade, o segredo para a felicidade e uma grande vida é descobrir como criá-los o tempo todo, onde quer que você esteja.

Reflexões

Dos encontros e desencontros das almas gêmeas durante a vida

amigos
visualizações
2953

Anos passam. A vida sinaliza. Tudo tem um tempo. Vida útil. Começo, meio e fim.

Não, não falarei (só) de amor.

Situações aproximam pessoas em determinados espaços.

Situações + pessoas + espaços têm um tempo de sintonia.

A cada caminho escolhido, um novo mapa de oportunidades se apresenta: situações, pessoas e espaços. E cada ser, acolhe ou ignora.

Fato é que nada surge sem uma razão maior. E tudo o que surge dura exatamente o tempo necessário para provocar transformação (interna-externa). Tempo útil. Vive-se em sintonia – numa situação, numa relação ou num espaço – por um tempo. Depois, o que não se transforma, arrasta-se. Tudo tem um ciclo.

ReflexõesVida Natural

Saiba como encarar e superar as barreiras da vida

visualizações
1390

Muito provavelmente você já ouviu o ditado “Se a vida te der um limão, faça uma limonada”. Em alguns momentos precisamos encarar dificuldades.

Quando pensamos em barreiras, surge em mente forças externas que nos fazem pensar que superá-las é quase que impossível. Para algumas pessoas mesmo enfrentar pequenos obstáculos pode parecer difícil demais. Por outro lado, existem pessoas que podem sobreviver à circunstâncias extremas e, mesmo assim, depois abraçar a vida com coragem e determinação surpreendentes.

ReflexõesVida Natural

Revolução grisalha, a cor da liberdade!

revolução grisalha
visualizações
23812

A beleza feminina é algo que está sempre em alta, são cortes de cabelo, colorações da moda, cada época tem sua tendência. O padrão de beleza é algo que sempre acompanha as mulheres e não está relacionado somente ao cabelo, mas também a roupas, maquiagens, corpo perfeito (aquele imposto pela mídia). Mas, uma revolução vem acontecendo devagar, é a chamada Revolução Grisalha.

ReflexõesSaúde

5 hábitos curativos para uma vida mais saudável!

hábitos curativos
visualizações
2896

Uma vida é feita de hábitos. Um hábito é criado através da repetição de uma ação. Uma ação obedece o ciclo do pensar, repensar, falar,  fazer e refazer. Ainda que haja a fala que entoa a ideia do “fazer sem pensar”. Toda ação se origina via pensamento. Sem exceção. Ainda que seja um pensamento rápido ou sutil!

Já a percepção do pensamento, vem de um estado consciente ou inconsciente. No estado consciente, sempre há entendimento de que um hábito veio de uma ideia interna. Já no estado inconsciente, é comum atribuir a presença de um hábito somente a motivadores e causas externas. No estado consciente vive-se a ideia de ação precisa. No inconsciente, de reação diante de um fato.

AlimentacãoReflexões

Saiba como se conectar com os alimentos por meio da meditação

conectar com o alimento
visualizações
3006

A cozinha é um espaço muito especial e sua importância excede a ideia de que é apenas um espaço para o preparo de alimentos. Uma cozinha é um espaço de transformação do bruto para o sutil. É um lugar para se conectar com os alimentos e consigo mesmo.

Uma cozinha contempla pedaços de uma cultura, o sabor das memórias afetivas (o bolo da tia, o pudim da avó), o ponto de partida de uma mudança de hábito e a inserção de uma vida mais equilibrada. Uma cozinha é um recanto de histórias. Cozinha contém sonhos, contém também seus traumas, mas com força maior, cozinha é espaço de acolhimento, cuidado e mesmo terapia. Ir para a cozinha preparar refeições é uma tarefa importante e benéfica não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental. Além disso, quando preparamos nosso próprio alimento, estamos exercitando a percepção e um senso de presença mais concentrada.