Viagem

Turismo de contemplação: sintonia com a natureza

Contemplar o que há de mais belo no mundo é uma experiência para se levar para o resto da vida. O turismo de contemplação é uma prática que permite essa vivência na natureza, permitindo o contato mais profundo com o que realmente faz valer a pena.

Estar em sintonia com o meio natural é o que os turistas estão buscando. Sentir o aroma de orvalho, contemplar as mais belas paisagens e respirar o ar puro, ao invés de estar nos grandes centros urbanos, é o que fascina visitantes de todas as idades.

Mas como é o turismo de contemplação? Quais são os destinos mais visitados por quem procura tal modalidade? Descubra aqui!

Como é o turismo de contemplação?

O turismo de contemplação é uma prática ligada ao ecoturismo e está crescendo cada vez mais entre os brasileiros. Essa modalidade visa a preservação do meio ambiente, enquanto os visitantes contemplam as paisagens mais fascinantes.

Ou seja, além de contemplar a natureza, o visitante entre em harmonia com o lugar, preservando o meio natural. Essa é uma prática que permite a contemplação da fauna, flora, cultura, cores e sons do destino visitado.

E o Brasil é um país rico em lugares com paisagens naturais, proporcionando uma imensa gama de destinos para essa prática. Entre as opções, é possível contemplar praias, cavernas, montanhas e o campo. Veja mais!

Quais os destinos mais buscados para o turismo de contemplação?

O Brasil oferece uma biodiversidade incrível e com várias zonas climáticas. Essas diferenças contribuem para variações ecológicas que formam fascinantes atrações.

Por aqui temos o Pantanal, a Floresta Amazônica, o Cerrado, a Mata Atlântica e até florestas semi-áridas. Sem contar na costa marinha recheada de recifes de corais, lagoas, dunas, pântanos, manguezais e estuários.

Confira alguns dos destinos mais cobiçados para quem pratica o turismo de contemplação!

1. Piauí e Ceará

turismo de contemplação

Entre esses dois estados, um lugar que chama muito a atenção é o famoso berçário de peixes no estuário dos rios Timonha e Ubatuba. Ou seja, o lugar é perfeito para contemplar espécies diferenciadas.

2. Bahia

turismo de contemplação

O destaque vai para a Chapada Diamantina, um lugar que conquistou a fama como um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. O local conta com um dos mais ricos complexos geológicos da América do Sul. Entre as experiências, os visitantes mergulham em piscinas naturais, percorrem incríveis trilhas, conhecem cânions, grutas e cachoeiras. Além disso, se deslumbram com a natureza magnífica por lá.

3. Mato Grosso

turismo de contemplação
Fonte: Filipe Frazao

A região do Araguaia está entre os pontos mais procurados por turistas, assim como o Parque Estadual Cristalino, para a observação de animais.

4. Mato Grosso do Sul

turismo de contemplação

Esse é um destino que não pode ficar de fora, afinal, conta com belas paisagens naturais que impressionam todos os tipos de turistas. Em Bonito, por exemplo, é possível contemplar diferentes espécies de pássaros, fazer trilhas, praticar flutuação, visitar grutas e cavernas e muito mais.

5. Amazonas

turismo de contemplação

Entre as opções, Novo Airão é o lugar mais buscado por visitantes que querem praticar o turismo de contemplação. O que mais chama a atenção é o Arquipélago de Anavilhanas, um lugar que permite contato direto com as mais fascinantes paisagens do Amazonas e seus animais. Sem contar na possibilidade de interagir com os botos cor de rosa, atração turística muito forte no estado.

Você já praticou o turismo de contemplação? Comente aqui quais os lugares visitados e o que mais gostou. E não se esqueça! Ao praticar um turismo pela natureza, contrate um seguro viagem turismo de aventura e tenha uma viagem mais tranquila!

Escrito por Andreia Silveira do site SeguroViagem.org.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário