Faça Você MesmoSustentabilidade

Saiba com fazer embalagens de tecido com cera

tecido com cera de abelha

Como você embala o resto de comida ou o sanduíche que vai na lancheira do seu filho? Normalmente utilizamos alguma embalagem de plástico ou o próprio plástico filme. Contudo, muitas vezes essas embalagens vão parar no lixo logo após o uso, como é o caso dos saquinhos e do plástico filme. 

Sendo assim, é importante pensar numa forma de gerar menos lixo, principalmente o plástico que está tomando conta dos oceanos, e, mesmo assim, ter como guardar os restos dos alimentos. A embalagem de tecido com cera de abelha é a solução para esse problema.

Como são feitas as embalagens de tecido com cera de abelha?

Estas embalagens são feitas com pedaços de tecido engomado com cera de abelha. Assim, elas podem ser reutilizadas e até lavadas. Ou seja, você não gerará mais lixo e terá uma embalagem sustentável.

Para fazer esses tecidos engomados, você precisará de:

  • pedaços de tecido 100% algodão;
  • folhas de papel vegetal;
  • cera de abelha;
  • ralador;
  • ferro de passar;
  • tecido grosso para servir de base.

Rale um pouco da cera de abelha com o ralador. Não há bem uma quantidade exata, porém é preciso que ela dê para engomar todo o pano que você separou.

Após, estenda o tecido grosso sobre uma mesa e coloque um papel vegetal sobre ele. Em cima dele coloque o tecido de algodão, espalhe a cera ralada e cubra tudo com mais um papel vegetal. É importante que o papel vegetal cubra todo o tecido e ainda sobre um pouco nas laterais.

Agora, com o ferro ligado e já quente, passe ele sobre a folha de papel vegetal. O calor vai derreter a cera de abelha e fazer com que ela penetre no tecido. Depois que toda cera estiver penetrada no pano, tire as folhas vegetais e pendure o tecido em um local para secar. Assim que ele estiver seco já está pronto para uso.

O tecido com cera de abelha pode ser utilizado para embalar sanduíche, cobrir potes sem tampa, cobrir a parte de uma fruta que foi cortada. Enfim, ele tem inúmeras utilidades. Aliás, depois de usá-lo, você pode passar uma água nele e estará novamente pronto para uso.

Apesar do tecido ficar um pouco duro, por conta da cera, ao manuseá-lo ele amolece o suficiente para dobrar e pegar o formato que você deseja. Isso acontece porque o calor da sua mão derrete um pouco a cera.

tecido com cera de abelha
Fonte: Bee Wrapt

Quais são os benefícios do tecido com cera de abelha?

O tecido com cera de abelha substitui o plástico filme. Só isso já é um grande benefício, pois é menos lixo sendo gerado e indo parar na natureza. Além disso, o paninho engomado é compostável. Então ele é bem sustentável e ecológico.

Além do mais, a cera de abelha é antisséptica, fazendo com que os alimentos que são embalados com ela durem por mais tempo. E por último, você pode reutilizar o pano engomado mais de uma vez. Aliás, ele pode durar até um ano.

Então, que tal começar a substituir o plástico filme da sua casa por esse tecido com cera de abelha? Seu cotidiano vai ser mais sustentável e você contribuirá para que menos lixo seja produzido.

PS.: Não sou a favor da exploração animal. Porém, também não sou a favor de mais plástico sendo produzido e indo parar nos oceanos. Por isso, abro a excessão aqui para a cera de abelha. Sei que ela não é o mais correto também, mas se você tiver uma solução que seja melhor ou se quiser testar outras ceras vegetais, fique à vontade e depois me diga se deu certo. 🙂

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

1 Comentário

  • Eu sempre reutilizo as embalagens dos produtos que compro. Por exemplo, uma embalagem de pão, serve para colocar os biscoitos feitos em casa ou outros paes caseiros.
    Também reutilizo as embalagens plásticas o máximo que posso, fazendo vasos, porta trecos para o bwc e escritório. No Pnterest tem ótimos modelos.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: