Horta Orgânica

Horta Orgânica

5 remédios naturais para cultivar em casa

11498636_XXL
visualizações
2082

Ter um canteiro com ervas e temperos em casa, além de ser bom para diversificar suas receitas, também é uma ótima opção para resolver pequenos problemas de saúde que surgem por causa do cansaço ou da falta de resistência, como dores de cabeça e dor de garganta. É possível fazer vários tipos de remédios naturais usando apenas plantas que podem ser cultivadas em vasos ou pequenos espaços.

Horta OrgânicaSustentabilidade

Saiba como corrigir a deficiência de nitrogênio do solo de forma natural

deficiência de nitrogênio
visualizações
1881

Um jardim ou horta não é feito só de plantas e terra, é necessário que haja nessa terra nutrientes essenciais para as plantas crescerem fortes e saudáveis. Porém, quando algum nutriente falta as plantas começam a dar sinais de que algo está faltando. Um dos exemplos é quando ocorre a deficiência de nitrogênio.

Horta Orgânica

Descubra o que plantar na sua região durante a Primavera

mapa-geral-primavera-1-1024x613
visualizações
2930

Está chegando a estação mais florida de todas, a primavera, para trazer mais cores e aromas aos nossos dias e também para a horta! E nada melhor do que começar essa estação cultivando a natureza.

Lembre que o Brasil é um país de muita diversidade climática, por isso, as hortaliças se adaptam de forma diferente no calendário de acordo com cada região. Se você estava esperando o inverno passar para começar a sua horta, saiba o que é ideal plantar neste período na região que você mora:

Filmes e DocumentáriosHorta OrgânicaPermacultura

Documentário: A revolução da horta caseira

visualizações
6499

Enquanto os alimentos orgânicos não chegam à mesa de todos uma alternativa é plantá-los em casa.

Até 50 anos atrás, muita gente tinha a sua horta no quintal e a verdura para a salada ou o legume para sopa estavam sempre fresquinhos. Mas as cidades cresceram e a revolução que aumentou a produção no campo se estabeleceu, consequentemente caiu a qualidade dos alimentos.

Horta Orgânica

Conheça as ervas aromáticas ideais para espaços pequenos

ervas aromáticasFonte: Growers Exchange
visualizações
4261

Cultivar ervas aromáticas é uma forma de terapia para muitas pessoas. O contato com a terra, ver as mudas crescerem e depois o ato de colher e utilizá-las na comida, em chás e com fins terapêuticos, proporcionam bem-estar. Porém, não são todas as pessoas que têm um quintal para cultivar suas plantas.

Nesses casos, é preciso ter um pouco de criatividade e saber escolher as plantas certas para cultivar em espaços pequenos. Assim, elas conseguem se desenvolver e atingir seu potencial. 

Horta OrgânicaSustentabilidade

Como transformar seu jardim em uma horta orgânica

visualizações
10783

Você já imaginou transformar seu jardim em um lugar onde possa cultivar legumes, temperos e verduras? Sim, não é comum ter uma horta orgânica no lugar de um jardim. Mas, assim, aproveitamos melhor o espaço, sem deixar de plantar lindas flores.

É normal pensarmos que a parte da frente do pátio é só para as flores e a parte de trás, quando sobra algum espaço, é para a horta. Mas isso não é uma regra. Imagine o quanto de legumes e verduras você está deixando de plantar e comer por não fazer uma horta na frente de casa.

Horta OrgânicaPermacultura

Saiba como e quando realizar a poda das plantas

poda de plantasFonte: PicSunday
visualizações
3730

Você realiza a poda de suas plantas? Saiba que ela é importante para manter seu jardim sempre viçoso e bem colorido. Mas não se preocupe se não souber como fazê-la. Pois, hoje falaremos justamente sobre esse assunto.

A seguir, você verá como é realizada a poda e quando ela deve ser feita. Então, primeiro vamos ver qual a real importância dessa atividade para as suas plantas.

Horta OrgânicaPermacultura

Aprenda como proteger sua horta no inverno

visualizações
2056

Para que nossos hortas sejam sempre um sucesso é preciso ficar atento aos pequenos detalhes que fazem a diferença. Um deles é a época do ano mais apropriada para cada espécie. Algumas espécies de hortaliças, pertencentes à família das cucurbitáceas (pepino, moranga, abóboras, melão e melancia) e solanáceas (tomate, batata, pimentão, pimenta e berinjela) não se desenvolvem bem no inverno e sofrem especialmente com as geadas. Por isso, estas espécies não são recomendadas para o plantio no outono e inverno, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.