Horta Orgânica

Saiba por qual motivo as suculentas mudam de cor

suculentas mudam de cor

O universo das suculentas é enorme. Nele encontramos diversas espécies com características específicas. Entre elas as cores chamam a atenção. Aliás, você já teve uma suculenta que com o passar do tempo mudou de cor? 

Às vezes, as suculentas mudam de cor e ficamos sem entender o porquê. Alguns elementos podem ser os causadores dessa mudança. Sendo assim, a seguir você confere o que pode estar acontecendo com suas suculentas que mudaram de cor.

Água

As suculentas são plantas conhecidas por sobreviverem em condições com pouca água. Sendo assim, se o solo em que ela está fica encharcado por muito tempo ela pode até morrer.

Sendo assim, quando as suculentas mudam de cor, um dos motivos pode ser a rega. Aliás, quando há rega excessiva elas ficam com um tom de verde mais escuro. Porém, a falta de água também pode mudar a coloração das suculentas.

Por exemplo, a Gollum Jade é uma suculenta bem sensível à quantidade de água que recebe. Se ela é bem regada se mantém mais verde. Porém, quando o seu solo fica seco, as pontas das suas folhas começam a ficar num tom laranja.

Gollum Jade
Gollum Jade. Fonte: World of Succulents

Iluminação

As suculentas gostam de luz solar direta. Elas precisam, pelo menos, ficar expostas ao sol por algumas horas todos os dias. Quando elas não recebem luz solar tendem a perder sua cor vibrante.

A Sedum Nussbaumerianum, por exemplo, tem um tom de salmão na maior parte de suas folhas. Porém, essa cor vibrante só se mantém se ela receber uma quantidade suficiente de solar todos os dias. Quando ela fica na sombra, a cor verde começa a predominar nas folhas.

Sendo assim, se você mora em apartamento, procure manter os vasos de suculenta em um lugar que pegue ao menos algumas horas de luz solar. Principalmente se ela tiver alguma cor diferente nas folhas.

suculenta
Sedum Nussbaumerianum. Fonte: Flickr

Temperatura

Suculentas gostam do sol, isso quer dizer que ela também prefere o calor. A temperatura ideal para a maioria das suculentas é, em média, 21 ºC. Sendo assim, quando a temperatura começar a baixar e ficar por muitos dias baixa, é possível que as suculentas mudem de cor.

Mudança

As plantas se acostumam com o ambiente em que estão imersas. Sendo assim, quando uma suculenta estiver num lugar com mais sombra e com temperatura moderada, não a mude diretamente para um lugar que receba muita luz solar e seja muito quente. Ela vai sentir e começar a mudar de cor, podendo até morrer.

Sendo assim, quando for mudar uma suculenta de um ambiente para o outro ou de uma casa para outra, procure fazer essa transição de forma que ela não sofra tanto. Tente colocá-la num lugar que receba a mesma quantidade de sol que recebia anteriormente e depois vá expondo mais ela ao sol se for o caso.

Sua suculenta mudou de cor nos últimos tempos? Analise se isso aconteceu por conta de alguns dos fatores acima. Se você tiver mais alguma dica ou dúvida sobre suculentas, deixe nos comentários.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

2 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: