AlimentacãoReceitas

Saiba como fazer kvass de beterraba

kvass de beterraba

A beterraba é um legume que pode ser utilizado em muitos pratos e até em cosméticos, como bolo, homus, blush em pó e suco. Além disso, ela pode ser utilizada para fazer uma bebida de origem eslava, o kvass.

História do kvass

O kvass é uma bebida fermentada muito comum na Rússia e na Ucrânia. Ele tem origem muito antiga e foi espalhado para outros países do leste europeu pelas revoluções que aconteceram em território ucraniano.

A forma mais simples de preparar essa bebida inclui apenas pão e água. Esses dois ingredientes são deixados dentro de um vidro fechado por alguns dias. Durante esse período os ingredientes ficam fermentando, o que resulta em um baixo teor alcoólico.

Os nutrientes que resultam da fermentação dependem do tipo de pão que é utilizado. Assim, é possível ter uma bebida muito nutritiva e outra que menor teor de nutrientes. Além do pão, é possível fazer kvass de frutas ou de beterraba.

kvass de beterraba

Leia mais: 4 receitas de picolés exóticos para o verão

Os benefícios do kvass

Por ser uma bebida fermentada, o kvass é considerado um probiótico. Sendo assim, essa bebida pode trazer vários benefícios para quem ingeri-la.

Melhora a digestão e o intestino

Por ser um probiótico o kvass melhora o sistema imunológico e o trato intestinal. Assim, os nutrientes são melhores absorvidos e se reduz alergias e os sintomas de intolerância à lactose.

O fígado é outro beneficiado, pois o kvass pode reduzir o risco de surgir inflamações. Quando esta bebida é feita com beterrabas, os nutrientes delas também são absorvidos pelo organismo. Como a beterraba é rica em antioxidantes, pode acontecer uma melhora do seu corpo em nível celular, pois os radicais livres são combatidos.

Além disso, o kvass de beterraba ajuda a limpar a vesícula biliar, remove toxinas, melhora o fluxo da bile e promove equilíbrio.

Tônico para o sangue

A beterraba contém fitonutrientes, conhecidos por betalaínas, que são pigmentos naturais que dão a cor ao legume. A betalaína faz com que o sangue do nosso corpo fique mais alcalino. Isso evita inflamações e mantém os níveis de cálcio em equilíbrio.

Reduz o risco de câncer

Como o kvass de beterraba tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele atua para evitar que o câncer surja. Isso, por conta da beterraba, já que ela é rica em antioxidantes e betalaínas.

Mais nutrientes para o corpo

Além de antioxidantes e betalaínas, a beterraba é rica em vitamina C. Sendo assim, ao consumir o kvass de beterraba, o sistema imunológico ficará mais forte, evitando resfriados e outras doenças.

Já o manganês da beterraba atua nos ossos, fígado, rins e pâncreas. O kvass de beterraba também contém vitamina B e ácido fólico, que são importantes na gravidez.

kvass de beterraba

Leia mais: Kefir de água de coco: uma bebida altamente saudável

Como fazer kvass de beterraba

Há algumas receitas de kvass de beterraba. Elas variam com relação aos ingredientes utilizados.

Você vai precisar de:

  • 3 beterrabas médias (orgânicas) descascadas;
  • 2 colheres (sopa) de sal marinho;
  • água filtrada;
  • 1 pote com tampa e com capacidade de 3 a 4 litros.

Instruções:

Pique-as em pedaços grossos. Coloque-as junto com a água em um frasco de vidro (a água deve quase encher totalmente o pote). Adicione o sal e mexa bem. Feche o pote de vidro e o deixe em temperatura ambiente por 5 a 10 dias.

A partir do 5º dia, você pode ir provando e quando gostar do sabor destampe o pote e coe o suco. Descarte as beterrabas e beba o suco. É importante deixar na geladeira as sobras do kvass.

Se você nunca bebeu kvass, está aqui uma boa oportunidade de provar desta deliciosa e saudável bebida.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

5 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: