Faça Você MesmoSustentabilidade

Saiba como desidratar flores em casa para fazer lindos quadros

Desidratar flores

As flores frescas do jardim ou as cortadas e colocadas em um vaso são lindas, porém elas são impermanentes. Mas se você quer ter uma decoração com flores naturais que não estragam, é possível desidratar flores e colocá-las em quadros.

Esta é uma ideia maravilhosa e uma maneira adorável de preservar as flores que têm um significado especial, por exemplo, algumas que estavam no buquê de casamento. Continue lendo para aprender a desidratar flores pelo método de prensa e como fazer um quadro com elas.

Como desidratar as flores

Colha as flores no final da manhã, em um dia seco. Às 11h, o orvalho terá evaporado, mas o sol da tarde não terá tido tempo para murchar as flores.

Podem ser tanto flores como folhas, porém não é recomendado desidratar as folhas das suculentas, pois elas possuem muita água.

Há dois jeitos de se desidratar pelo método de prensa, um que utiliza livros e outro que utiliza uma prensa própria, mas que pode ser adaptada. Vamos ensinar o segundo método.

Você vai precisar de:prensa

  • 2 tábuas do tamanho de folhas A4 ou A5 com um furo em cada ponta;
  • 4 parafusos compridos;
  • 4 arruelas;
  • 4 borboletas;
  • Jornais;
  • Folhas de papel mata-borrão ou papel para aquarela;
  • Flores e folhas.

1. Com as tábuas em mãos, coloque os parafusos de forma que suas pontas fiquem para cima. Comece colocando 3 folhas de jornais sobre a tábua com os parafusos, agora coloque uma folha de papel mata-borrão.

2. Distribua as flores e folhas sobre o papel mata-borrão. Se você tiver muitas flores da mesma espécie, procure colocá-las na mesma folha para melhorar a organização. Deixe um espaçamento entre plantas.

Prensa

Leia mais: Faça você mesmo: Colares naturais aromatizados

3. Depois das flores e folhas distribuídas, coloque uma folha de papel mata-borrão, 3 folhas de jornais e mais uma folha de papel mata-borrão, para colocar a próxima camada de flores e folhas. Repita esse processo até que fique numa altura em que dê de colocar a outra tábua e parafusá-la com a debaixo. Coloque as borboletas e aperte bem.

4. Agora guarde a prensa em um lugar protegido do sol e sem muita umidade. Você pode colocá-la dentro de uma caixa de plástico com tampa e colocar um pacotinho de sílica dentro para deixar o ambiente seco.

5. Na primeira semana, o ideal é trocar as folhas de jornais a cada 2 dias. A partir da segunda semana não é preciso mais trocar os jornais. A desidratação leva de 2 a 3 semanas, dependendo da quantidade de água presente em cada flor e folha.

Se quiser, você pode fazer esse processo substituindo a prensa por um livro de capa dura que vai na parte de baixo e um livro bem pesado que fica na parte de cima pressionando as folhas.

Como armazenar as flores e folhas

Depois de desidratadas guarde as folhas e flores em envelopes ou caixinhas de papel. Elas devem ficar em um lugar protegido da luz solar e com pouca umidade. Uma dica importante é colocar cada espécie de planta em um envelope diferente e colar do lado de fora um exemplar. Assim fica mais fácil de identificar cada uma.

Ficou alguma dúvida no processo? Então assista a esse vídeo:

Como fazer quadros com as flores e folhas desidratadas

 

Com as plantas desidratadas é hora de utilizá-las para decoração. Confira abaixo como fazer um lindo quadro.

Você vai precisar de:

  • Moldura com vidro;
  • 1 folha de papel com gramatura de 150g/m²;
  • Flores e folhas desidratadas;
  • Cola gel;
  • Pincel;
  • Tesoura;
  • Guardanapo;
  • Pinça;
  • Caneta nanquim;
  • Tinta spray verniz fosco.

O papel servirá como fundo do quadro, então corte-o de um tamanho que caiba dentro da moldura.

Agora pegue as flores e folhas e disponha sobre uma mesa do jeito que quer que elas fiquem no quadro. Solte sua imaginação. Com o auxílio da pinça pegue uma por uma, passe a cola gel com o pincel e cole no papel.

O guardanapo serve para tirar o excesso de cola que ficar nas plantas coladas no papel. Para isso, logo que colar pressione o guardanapo levemente sobre a planta. Agora espere secar a cola.

Se quiser, pode fazer arabescos, galhos ou outros desenhos para finalizar o desenho feito com as plantas. Para isso, utilize a caneta nanquim.

Para finalizar o quadro e proteger as plantas, aplique uma camada do verniz fosco. Espere secar e coloque a arte na moldura. Agora só pendurar em algum lugar da sua casa.

Atenção: Com o tempo é normal que algumas flores ou folhas percam a cor. Por isso, procure não deixar o quadro exposto diretamente na luz solar para retardar esse processo.

Leia mais: Kokedama – Como fazer um jardim suspenso por um fio

Confira abaixo outros exemplos de utilização das flores e folhas para decoração:

Quadro

Quadro

Quadro

Quadro

Capa de Celular
Capa de Celular

bijuteria

bijuteria

Etiqueta

Comente se você já conhecia essa forma de desidratar as flores ou se já fez alguma arte assim com as flores e folhas desidratadas.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

4 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: