SaúdeVida Natural

3 rituais espirituais para ter uma vida tranquila

rituais espirituais

Na correria do dia a dia você reserva um tempo só para si? Se a resposta for negativa, saiba que muitas pessoas também não reservam um momento do dia para si. Porém, ao criarmos um ritual espiritual diário podemos sentir nossas vidas ganharem um novo sentido e isso vai refletir no nosso emocional, na mente e no corpo físico.

Por isso, queremos propor que, diariamente, você comece a reservar 45 minutos para fazer 3 rituais espirituais. Se conseguir fazer somente um ou dois, tudo bem. O importante é você começar a conectar mais consigo mesmo.

A seguir, confira quais são os rituais e coloque-os em prática!

1. Yoga

A prática do yoga tem sido amplamente divulgada como algo que proporciona muitos benefícios para o corpo e mente. Em sânscrito, yoga significa “integrar”, “unir” e “controlar”. Sendo assim, ela propõe a integração da mente, corpo e espírito.

Ao olharmos os movimentos e posições feitos pelos praticantes, podemos pensar que eles só beneficiam o corpo físico. Mas o yoga não é apenas alongamento, seus ásanas ─ como são chamadas as posições ─ proporcionam mudanças para a mente, o emocional e o espiritual.

Dentre os benefícios proporcionados pelo yoga podemos citar a diminuição da ansiedade, melhora de problemas respiratórios, mais bem-estar e melhor qualidade do sono.

Sendo assim, todo dia reserve, pelo menos, 20 minutos para a prática do yoga. Isso pode ser feito logo depois de acordar. Sendo assim, acorde mais cedo e se proponha a praticar yoga todo dia. Com o tempo e a prática, você vai perceber que vai acordar mais animado para iniciar seu ritual matinal.

E não se preocupe se você nunca fez yoga na vida. Há aulas para iniciantes na internet, como esta abaixo, que é de exatamente 20 minutos de duração. O que você precisa ter em mente é que deve ouvir e respeitar seu corpo. Se não consegue fazer um movimento porque dói muito, não force. Faça ele até onde consegue e cuide da sua postura. Com o tempo, seus nervos vão se alongando e você vai conseguir fazer melhor os ásanas.

Leia mais: Ayurveda – Conselhos de outono para se manter equilibrado!

2. Meditação

Outra prática que você pode incluir em seu ritual matinal é a meditação. Pois o ato de sentar com a coluna ereta e sem se prender a pensamentos pode trazer muitos benefícios, como a diminuição da ansiedade, do estresse, melhora do foco, da função imunológica, da cognição do sono, bem-estar e promove as emoções positivas.

Para começar a prática você pode fazer a meditação guiada. Ela é mais recomendada para quem nunca fez meditação e quer iniciar de forma solitária ou para quem tem dificuldade de deixar os pensamentos fluírem.

Na meditação guiada, uma pessoa vai dizendo no que você precisa prestar atenção, o que é muito importante para manter o foco no presente. Nas minhas práticas utilizo o vídeo abaixo, que tem duração de 5 minutos.

Com ele, você conseguirá meditar, mesmo que nunca o tenha feito ou mesmo que já tenha feito, mas que não conseguia focar. Uma dica é praticar a meditação após o yoga, assim, você começa o dia mais calmo e concentrado.

Leia mais: Terapias complementares podem ser mais benéficas do que remédio

3. Visualização

Por último temos a visualização. Essa técnica consiste em visualizar o que se quer para o futuro, desde os mínimos detalhes até o que sentimos quando alcançamos essa meta.

Por exemplo, digamos que você queira escrever um livro. Dessa forma, você se imagina escrevendo o livro, com o computador na sua frente, digitando, sentindo as emoções de estar fazendo essa tarefa, entre outras coisas. Quanto mais detalhes tiver em sua visualização mais motivação você terá para alcançar esse objetivo.

Ao fazer as visualizações do que queremos, entendemos o que precisamos fazer para atingir a meta. Além disso, fica mais simples de cumprir o que precisa ser cumprido. Essa técnica contribui para que saibamos o que queremos alcançar, porém, não vale visualizar e não fazer o que precisa ser feito.

Para praticar essa técnica, você pode reservar de 5 a 10 minutos diários. Assim, pode uni-la as outras duas e fechar seu ritual matinal para ter uma vida tranquila.

Esses pequenos rituais espirituais que fazemos são importantes para que nos conectemos com nós mesmos e com o presente. Além disso, eles influenciam de forma positiva nas tomadas de decisões e atitudes diárias.

Tente criar seu ritual e praticá-lo diariamente. Você pode utilizar apenas as três atividades que citamos ou incluir mais algumas, como ler e estudar. O ideal é você utilize de meia a uma hora por dia para seu ritual espiritual. Assim, sentirá que está mesmo fazendo algo por si e experimentará os efeitos mais rapidamente.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário