Faça Você MesmoSustentabilidade

Aprenda a reutilizar papel e transformá-lo em objetos

reutilizar papel

Estamos em uma época em que a tecnologia está muito em alta. Porém, ainda continuamos a utilizar muito papel, como os planners ou bullet journals e as próprias embalagens de envio de mercadoria. Para se ter uma noção, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), nos Estados Unidos são utilizadas cerca de 70 milhões de toneladas de papel e papelão a cada ano.

Apesar de tanto papel sendo utilizado, ele é um produto que pode ser reciclado. Aliás, é um dos mais recicláveis, podendo chegar a uma taxa de 70% ou mais.

São muitas as vantagens de se utilizar papel reciclado, como a questão de ser mais sustentável. Assim, você economiza energia, água e espaço no aterro. A reciclagem do papel reduz as emissões de gases de efeito estufa, por exemplo. Sendo assim, é muito importante utilizar papel reciclado ou, então, reutilizar o que vem de reflorestamento.

Vantagens de se utilizar papel reciclado

Economia de energia e água

A produção de celulose reciclada, comparada à geração de celulose de árvores e de outras plantas para fabricar novos produtos de papel, consome menos energia e água. A reciclagem de uma tonelada de papel economiza energia equivalente à necessária para abastecer uma casa média por seis meses e economiza cerca de 25.000 litros de água. Transformar papel em novos produtos reciclados economiza energia e água, pois reduz a quantidade de etapas e processos intensivos.

Reduzir gases de efeito estufa

A reciclagem de papel reduz o metano e o dióxido de carbono na atmosfera. Quando ele se decompõe anaerobicamente em aterros, produz gás metano. O metano, um gás de efeito estufa altamente potente, juntamente com o dióxido de carbono, contribui para a mudança climática global.

As árvores absorvem dióxido de carbono e, quando são cortadas para produzir produtos de papel, mais dióxido de carbono é liberado do que absorvido. O processamento de madeira para fabricação de celulose com energia baseada em combustíveis fósseis libera dióxido de carbono adicional.

reutilizar papel

Preservar recursos

Reciclar papel preserva árvores e florestas. Cada tonelada reciclada economiza aproximadamente 17 árvores. O papel reciclado serve como um recurso ecológico para os fabricantes, economizando custos e energia. No entanto, o papel só pode ser reciclado cinco a sete vezes antes que as fibras do mesmo fiquem muito curtas. De qualquer forma, o material constituído por fibras curtas pode ser compostado, queimado para energia ou usado como aterro, de modo que, até o final, tudo possa ser utilizado.

Reciclar papel produz novos trabalhos

Você já pensou sobre isso? A reciclagem de qualquer tipo cria trabalho em novos campos de energia verde. Mais empregos significam mais consumidores com renda disponível. A reciclagem responsável não apenas resulta em ajudar a economia em geral, mas também afeta o crescimento dos negócios.

Todas as empresas contam com material impresso para promoção através da impressão de cartões de visita, impressão de folhetos ou papel de escritório. A reciclagem desses produtos de papel tem muitos benefícios para empresas de todos os tamanhos. É economicamente e ambientalmente vantajoso e contribui para a riqueza da comunidade. Também melhora a imagem da empresa no mercado, à medida que os consumidores levam cada vez mais em consideração a “consciência ambiental” da empresa a quem compram.

Desde a proteção das florestas até o controle do clima e a redução da poluição, o uso de papel reciclado e envelopes reciclados, tanto em casa quanto no escritório, é essencial, devido às muitas maneiras pelas quais beneficia o meio ambiente.

Sendo assim, além das empresas, você também pode contribuir para que o papel não vá parar no aterro sanitário. Além de poder reciclar, é possível propor novos usos para o papel.

Como reutilizar o papel

Papel de presente

Todo final de ano ou em outras comemorações, como aniversários, páscoa ou dia das crianças, as pessoas recebem presentes. Os presentes costumam ser embalados com papéis decorativos.

Então, em vez de rasgar esses papéis e jogá-los no lixo, você pode ter mais cuidado no abrir e guardá-los para serem reutilizados. Assim, sempre que for dar um presente para alguém escolha um dos papéis de presente que tem guardado.

reutilizar papel

Bloquinhos

Sabe aquelas folhas que foram utilizadas para imprimir um texto da faculdade ou um documento, mas que agora estão paradas na sua casa? Pois bem, você pode utilizá-las a fim de fazer bloquinhos de papel.

Para isso, é só cortá-las do tamanho que quiser e depois ir em algum lugar para encaderná-las. Assim, é só utilizar o verso da folha que está em branco para fazer as suas anotações.

reutilizar papel

Limpar vidros

Os jornais velhos servem muito bem para limpar vidros. Sendo assim, borrife um pouco de álcool no vidro e passe o jornal. A vantagem dele em relação ao pano é que ele não deixa pequenos fiapos de tecido.

reutilizar papel
Fonte: Musely

Artesanato

Há algumas técnicas de artesanato que utilizam o papel para criar lindos objetos, como a dobradura. Por meio da dobradura de papéis é possível fazer vasos, bonecas e outros objetos decorativos. Além disso, você também pode fazer origami.

Outra técnica é fazer rolinhos de papel e depois trançá-los para criar cestos e potes para guardar objetos ou mesmo para servirem como decoração.

reutilizar papel

Essas são algumas maneiras de como reutilizar os papéis que estão pela sua casa. Porém, se não quiser reutilizar papel, encaminhe ele para a coleta seletiva. Assim, ele será reciclado e voltará a ser matéria-prima.

A reciclagem e reutilização de material é muito importante para o planeta. Dessa forma, economizamos recursos naturais e contribuímos para o meio ambiente.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário