AlimentacãoVida Natural

Receita de pão colorido com corantes naturais

Pão Colorido
Fazer pão em casa faz bem para a saúde do corpo e da mente.

Quem não se emociona com o cheiro de um pão saindo do forno? A combinação de poucos ingredientes dá origem a um dos alimentos mais antigos e apreciados da humanidade. Recém-saído do forno, macio ou com a casca crocante, é difícil resistir ao pão. E não há motivos para resistir, especialmente se for feito em casa. Além de alimentar o corpo, ele faz bem à saúde da mente. Estudos indicam que preparar o próprio alimento pode ajudar a melhorar a autoestima, o humor, a concentração e a autoconfiança.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|

O pão feito em casa tem mais esta vantagem: você sabe exatamente o que está comendo, sem ingredientes misteriosos com nomes difíceis, corantes, conservantes ou aromas artificiais. E o melhor é que dá para preparar diferentes versões: integral, com sementes, recheado e até mesmo pães coloridos.

Desenvolver um pão colorido é ótima oportunidade de chamar os pequenos para colocar a mão na massa literalmente e mostrar que cozinhar é uma das maneiras mais eficientes para manter uma boa relação com a comida.

Convidar as crianças a fazer receitas para que elas possam sentir e ver a transformação de ingredientes contribui para entender e respeitar o alimento. É incrível ver que, ao juntar farinha, fermento, óleo, açúcar e sal, conseguimos fazer uma massa e que, depois de sovar e assar, a mistura se transforma em um delicioso pão , que perfuma a casa inteira.

Corantes naturais

Você pode colorir pães, bolos e biscoitos apostando na verdadeira cor dos alimentos. Os ingredientes naturais podem substituir os corantes de uma maneira mais saudável e nutritiva.

Veja como usar

* Frutas – Bata a fruta no liquidificador ou processador, com o mínimo de água possível. Se der para fazer sem acrescentar água nenhuma, melhor. Passe a mistura por uma peneira.

* Legumes e verduras – No processador ou liquidificador, junte o legume ou verdura com 1/2 copo de água e bata até liquidificar.

Para concentrar as cores, leve as misturas ao fogo médio, mexendo até que a água evapore e deixe apenas um purê espesso na panela.

Depois, é só acrescentar ao preparo.

|Leia mais: Aprenda a fazer Pão de Trigo Germinado|

Cores

Laranja com cenoura
Vermelho com morango
Verde com espinafre
Amarelo com manga
Roxo com beterraba

Receita

1 xícara (chá) de cenoura ou beterraba em rodelas ou 1/2 maço de espinafre
1/2 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de óleo
10 g de fermento instantâneo para pão
1 colher (sopa) de açúcar (nós usamos o mascavo)
1 colher (chá) de sal

|Leia mais: Receita de Família: Pão Simples de Panela|

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC

Em uma tigela, junte a farinha integral, o óleo, o sal, o açúcar, o fermento, o corante natural escolhido e a água.

Com uma colher de pau, mexa bem até incorporar todos os ingredientes.

Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até que a massa desgrude levemente das mãos.

Sove por cinco minutos.

O resultado é uma massa mais úmida mesmo.

Com as mãos enfarinhadas, faça bolinhas de mais ou menos 40 g e distribua-as em uma assadeira deixando uma  distância entre elas.

Cubra com um pano de prato úmido e deixe crescer por uma 1h e 30 minutos.

Leve os pãezinhos ao forno e asse  por 20 minutos ou até dourar.

Caso queira usar uma forma é só colocar a mistura na forma enfarinhada e eles ficaram como os pães da imagem.

|Curta nossa Página no Facebook para mais matérias como essa |

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário