AlimentacãoReceitasSaúdeVida Natural

Receita de Leite de Cúrcuma para aumentar a imunidade

O outono chegou e com ele vem o ar mais frio e seco. Nessa época do ano, é preciso ter cuidados especiais com algumas doenças, principalmente aquelas que surgem quando a imunidade está mais baixa.

Para evitar essas doenças, é importante ter extra cuidado com lugares fechados, onde há aglomerações (isso predispõe a disseminação de patógenos pelo ar) e reforçar nosso sistema imune através de uma boa alimentação e exercícios físicos.

Nossa grande aliada é a medicina ayurvédica – o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão.

Ayurveda, para quem não sabe, significa em sânscrito ciência (veda) da vida (ayur). O objetivo desta ciência é estudar a influência dos elementos – éter, ar, fogo, água e terra – na natureza e no ser humano. O foco do ayurveda não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma. Mantendo o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim seria possível estar realmente saudável – e feliz. Faz relativamente pouco tempo que o ocidente passou a dar a importância que esse conhecimento milenar merece.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|

O método na prática

Alimentação

Recomenda-se ingerir alimentos produzidos em sua região seguindo a estação do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em conta o dosha, perfil baseado em determinadas características de cada indivíduo: pessoas pitta, por exemplo, precisam maneirar nos sabores picantes, que acentuam o fogo.

Terapias

Cromoterapia, aromaterapia, meditação com repetição de mantras… Tudo isso também é contemplado pelo ayurveda. São práticas que, para além do corpo físico, trabalham com a energia sutil e o propósito de vida.

Plantas medicinais

A fitoterapia é um pilar importante de medicinas orientais como a ayurvédica e a chinesa. Em geral, são usadas ervas e raízes cujas propriedades aparecem em compêndios antigos. Hoje a utilização vem no formato de chás, xaropes e cápsulas.

Massagem

São várias as técnicas. De um modo geral, elas aumentam a circulação dos fluidos vitais, facilitam a eliminação de toxinas e nutrem os tecidos do corpo. Podem ser feitas com óleo (bastante!) ou pós de ervas.

Purificações

Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam ama, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.

Yoga

Yoga e ayurveda caminham juntas – ambas estão entre as principais filosofias indianas. A prática de meditação, respiração e posturas é recomendada como parte de uma rotina saudável.

|Curta nossa Página no Facebook para mais matérias como essa |

Leite Dourado

Ingredientes

Leite vegetal
Uma colher de chá de cúrcuma ralada
Uma pitada de pimenta do reino
Meia colher de chá de canela
Meia colher de chá de óleo de coco
Nós não adoçamos mas você pode usar açúcar mascavo, melado ou agave.

Modo de preparo

Coloque tudo em uma panela no fogo e mexa até misturar todos os ingredientes e chegar à coloração dourada.

Dica: esses ingredientes são os básicos, mas você pode adicionar ainda a especiaria ou erva que desejar, como cardamomo em pó, erva doce, gengibre, camomila etc. Vai do paladar de cada um e também de ir fazendo e experimentando.

O que é o leite dourado

De coloração amarela intensa, o leite dourado é uma das joias da alimentação ayurvédica. Seu principal ingrediente é a cúrcuma (ou açafrão-da-terra), especiaria indiana que tem alto poder anti-inflamatório e antioxidante, graças a uma substância chamada curcumina. Esse pigmento reduz as reservas de gordura no corpo, acelera o metabolismo e ajuda no processo de digestão de proteínas.  Tudo isso faz com que seja um aliado de quem deseja perder peso. A cúrcuma ainda melhora a pele, protege o fígado e fortalece o sistema imunológico.

A receita leva também leite vegetal, que pode ser de arroz, amêndoas, castanhas, entre outros. Esse tipo de leite tem diversas vantagens em relação ao de origem animal, uma vez que não possui lactose e é livre de colesterol. As bebidas vegetais também são ricas em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino e combatem a prisão de ventre, e possuem baixo índice glicêmico.

Já a pimenta-do-reino e o óleo de coco potencializam a absorção da curcumina. A canela não apenas confere um sabor especial à preparação, como também possui antioxidantes, combate infecções, ajuda na digestão, entre outros benefícios.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

2 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: