Faça Você MesmoSaúde

Pomada cicatrizante com flores de calêndula

pomada cicatrizante

A calêndula (Calendula officialis), também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, margarida dourada, verrucária ou maravilha é utilizada em tratamentos de pele, como queimaduras e psoríase. Ela tem propriedade analgésica, antifúngica, anti-inflamatória, bactericida, entre outras.

Com todos esses benefícios ela pode ser utilizada como um cicatrizante natural. Sendo assim, vamos aprender a fazer uma pomada cicatrizante com flores de calêndula.

Os outros ingredientes que compõem a pomada, como a cera de abelha, o azeite e o óleo essencial de limão também têm seus benefícios. A cera de abelha e o azeite dão consistência para a pomada e contribuem para hidratar a pele. Já o óleo essencial de limão tem propriedades antivirais e antibacterianas, contribuindo para impedir o surgimento de infecções.

Leia mais: 4 receitas de esfoliante corporal caseiro

Agora que já conhecemos as propriedades de todos os ingredientes da pomada é hora de aprender como fazê-la.

pomada cicatrizante

Pomada com flores de calêndula

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de flores secas ou frescas de calêndula;
  • 55 g de cera de abelha;
  • 1 xícara de azeite;
  • 10 gotas de óleo essencial de limão.
  •  

Primeiro, vamos fazer a infusão das flores no azeite. Para isso, coloque as flores de calêndula em um frasco de vidro e encha ele com o azeite. É preciso que todas as flores estejam completamente cobertas.

Deixe o frasco em uma janela que pegue sol por 2 a 3 semanas. A cada 2 dias agite o frasco para as flores se movimentarem um pouco. Após o período, abra o frasco, coe, descarte as flores e guarde o azeite.

Leia mais: 3 receitas de creme hidratante natural

Agora é hora de ralar a cera de abelha e derretê-la em banho-maria, com o azeite de calêndulas. Quando a cera estiver derretida, retire do fogo e espere esfriar um pouco. Acrescente o óleo essencial de limão e misture bem.

Coloque a mistura em um frasco de vidro e deixe esfriar. Agora tape o frasco e guarde-o em um local escuro e fresco.

A pomada pode ser utilizada em cortes, arranhões e feridas. Além de ser aplicada em seres humanos, ela pode ser utilizada em animais de estimação.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

2 Comentários

  • Charlene minha gatinha está cheia de feridas de tanto se coçar, porque ela teve uma alergia da ração…. será que essa pomadinha ajuda na cicatrização?
    vc sabe me dizer se passar o gel de babosa nas feridas dela pode ser benéfico?

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: