jardimdomundoOvos de Semente

A cidade morre em suas bombas de gás carbono, a mãe terra sufoca sua seiva pelos rios de concreto. Bombardear flores é preciso para revivê-la.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|

Bombardeio de sementes

Pode parecer estranho ligar bombas a sementes ou a algo natural, mas é possível.

As Seed Bomb ou as bombas de semente, ao contrário do que possa parecer, têm um efeito positivo. Unindo argila, composto orgânico e sementes podemos tornar terrenos baldios, canteiros e praças em lugares agradáveis e floridos.

As bombas de sementes foram desenvolvidas pelo agricultor e mestre da agricultura selvagem, Masanobu Fukuoka na década de 1970. A ideia é joga-las por lugares desmatados, terrenos baldios murados. Com o tempo as bombas irão explodir vida, brotando e tornando nosso mundo mais verde.

|Leia mais: O metodo de agricultura natural de Fukuoka|

É uma proposta de guerrilha ecológica, onde lutamos a favor da natureza. Com as bombas é possível chegar a lugares de difícil acesso como terrenos baldios murados, por exemplo. A técnica é usada por empresas, ONGs e projetos de reflorestamento em várias partes do mundo.

A melhor época para o bombardeio é antes ou logo depois de uma chuva, assim facilita a abertura da capsula da bomba. Diferentes tipos de sementes podem ser combinados para fazer uma bomba de sementes, mas temos que verificar se todas elas podem ser semeadas na mesma época do ano. 

|Curta nossa Página no Facebook para ver mais matérias como essa |

As bombas de sementes foram criadas para serem usadas como tal e arremessadas por aí com o intuito de reflorestamento, então se seu propósito for usar as bombas dessa forma tome o cuidado de só colocar nelas sementes de árvores e plantas nativas.

Ovos Bomba de Sementes

A Páscoa no Brasil é uma tradição já antiga mas, como várias outras tradições, perdeu seu sentido inicial e passou a ser meramente comercial, consumismo puro na maioria das vezes. Basta entrar em qualquer supermercado nessa época do ano no Brasil para ser literalmente engolido por um túnel feito com ovo de páscoa. É impressionante!

Não queremos que  Páscoa no nosso lar lar seja apenas uma distribuição de ovos de chocolate que perdem o interesse 5 minutos após serem abertos. Aproveitamos esse ano para começar algo mais significativo e interessante já que família Roadwalker aumentou. O ovo de páscoa feito em chocolate e com brindes pode até estar presente, mas não pode ser o centro dessa celebração.

Bom, usamos a imaginação para fazer dessa data algo realmente especial e desenvolvemos os Ovos Bomba de Sementes. Algo simples, que envolve toda familia, ensina as crianças sobre reflorestamento, germinação e gera menos consumismo. Nossa bebê ainda é pequena mas já teve a oportunidade de colocar a mão na massa, ano que vem com certeza ela estará moldando os ovinhos  e bombardeando conosco.

Como fazer os Ovos Bomba de Sementes 

Ingredientes

1 kg de argila branca ou da cor que preferir (em pó ou úmida)
200 g de substrato (composto orgânico)
200 g de sementes nativas
pétalas de flores variadas

|Leia mais: Documentário sobre Fukuoka|

Preparo

Se usar argila em pó: misture todos os ingredientes e adicione água até ficar com uma textura semelhante à argila úmida.

Com argila úmida: abra a argila, adicione o composto, as sementes, enrole, feche e tire pedaços. Modele os pedaços para ficarem com formato de ovinhos. Passe os ovinhos na mistura de pétalas de flores.

Nos dois casos, deixe as bombas ao sol até ficarem secas e com rachaduras.

Agora é só chamar as crianças e bombardear lugares desmatados com vida.

Gostaram da nossa ideia para uma páscoa menos consumista e mais consciente?

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

1 Comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: