SaúdeVida Natural

Saiba quais óleos essenciais e vegetais utilizar em pele seca

A aromaterapia é uma prática muito antiga da utilização de óleos essenciais com o objetivo de tratar problemas físicos, auxiliar no emocional e no desenvolvimento pessoal. Desde o Egito Antigo alguns óleos essenciais já eram utilizados, como a mirra e o alecrim.

Na Grécia antiga eles também eram utilizados nas olimpíadas e guerras, como o de erva-doce, por exemplo. Porém, foi só no século XX que o uso de óleos essenciais recebeu o nome de aromaterapia e começou a ser estudado de forma científica para se conhecer as suas propriedades químicas e seus benefícios. 

Hoje, podemos utilizar os óleos para uma infinidade de coisas, como para dores de cabeça, diminuir a ansiedade, regular a pressão e também para tratar a pele seca. Aliás, é sobre isso que iremos falar neste texto.

Sendo assim, a seguir, você irá conferir o que são óleos essenciais e vegetais. Além disso, conhecerá alguns óleos vegetais e essenciais que podem ser utilizados para tratar a pele seca do rosto e, por fim, terá uma receita de sérum facial para peles secas.

O que são óleos essenciais e vegetais?

Os óleos essenciais são extratos muito concentrados extraídos das plantas medicinais. Assim, eles possuem inúmeras propriedades dessas plantas. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda francesa (Lavandula Officinalis) acalma a pele, melhora os distúrbios do sono, relaxa e controla o excesso de emotividade, por exemplo.

Os óleos essenciais são extraídos, principalmente, pela técnica de destilação a vapor e prensagem a frio. Não vamos nos aprofundar muito nesses tópicos, mas é importante saber.

Já os óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas medicinais. Eles possuem algumas propriedades das plantas, mas não tão concentradas quanto nos óleos essenciais.

Sobre os métodos de extração dos óleos vegetais, podemos citar a prensagem mecânica e a extração química.

Aliás, sobre a aplicação de ambos na pele, o óleo vegetal pode ser aplicado diretamente sem nenhum problema. Já o óleo essencial precisa ser diluído antes de ser aplicado. isso vale para todos os óleos essenciais. O mel, o álcool de cereais, um creme neutro (livre de parabenos, óleos minerais e perfume) e o próprio óleo vegetal podem ser utilizados para diluir o óleo essencial.

Agora que já vimos o que são óleos essenciais e vegetais e suas principais diferenças, veremos quais que são indicados para peles secas. Confira!

Quais óleos essenciais podem ser utilizados em peles secas?

Como nosso foco é apenas sobre peles secas, vamos falar apenas dos benefícios de alguns óleos essenciais para este tipo de pele.

Lavanda Francesa (Lavandula officinalis)

Este óleo é anti-inflamatório e cicatrizante. Ele é utilizado para regenerar a pele, combater dermatites, eczemas, tratar pele com acne e equilibrar peles oleosas e ressecadas. Ainda pode ser utilizado para amenizar assaduras de bebês e para as reações a picadas de insetos. A lavanda francesa acalma a pele.

óleo essencial para pele seca

Palmarosa (Cymbopogon martinii)

O óleo essencial de palmarosa, por ser antioxidante e antigenotóxico, é utilizado como regenerador da pele, clareador de manchas (de sol e idade) e hidratante. Além disso, ele acalma os sintomas de psoríase e estimula a secreção natural da oleosidade da pele, o que equilibra tanto pele oleosa como seca.

Patchouli (Pogostemon cablin)

Por ser anti-inflamatório, ele acalma inflamações da pele, psoríase, coceira, dermatite e cotovelos ressecados. Além disso, hidrata a pele ressecada. Porém, pessoas que tomam medicação anticoagulante ou que têm algum problema de saúde nesse sentido, não devem fazer uso desse óleo essencial.

Camomila Romana (Anthemis nobilis)

Este óleo essencial é ótimo para dermatites, inflamações, alergias, acnes e queimaduras de fundo emocional. Além disso, ele é indicado em casos de inchaço no rosto ou para alergias na pele por efeito medicamentoso.

Copaíba Bálsamo (Copaifera officinalis)

Hidrata a pele e auxilia no seu rejuvenescimento. Ele é coadjuvante no tratamento de psoríase e lábios rachados.

óleo essencial para pele seca

Quais óleos vegetais podem ser utilizados em peles secas?

Agora, veremos alguns óleos vegetais que podem ser utilizados em conjunto com os essenciais para peles secas.

Amêndoa Doce (Prunus amygdalus)

O óleo vegetal de amêndoa doce tem potencial anti-inflamatório e é hidratante. Sendo assim, ele proporciona maciez e brilho à pele. Ele renova a pele ressecada e desidratada. Além disso, recupera a saúde desse órgão após danos causados por picada de inseto, ataque de microorganismos e processos eczematosos.

Andiroba (Carapa guianensis)

O óleo vegetal de andiroba é brasileiro e é muito indicado como hidratante para pele. Este óleo tem ação anti-inflamatória, por conta disso é utilizado para tratar dermatites, eczemas e peles inflamadas. Ele também alivia a coceira e irritação da pele ressecada.

Buriti (Mauritia flexuosa)

O óleo vegetal de buriti também é brasileiro e é ótimo para estimular a produção de colágeno e elastina. Além disso, ele promove uma hidratação profunda e proteção contra danos do dia a dia.

Jojoba (Simmondsia chinesis)

O óleo vegetal de jojoba regula o fluxo de sebo na pele oleosa e reforça o manto hidrolipídico da pele. Por ser um regulador das glândulas sebáceas, ele pode ser utilizado em todos os tipos de pele para equilibrar a produção de sebo. Ele também é uma ótima opção para tratar eczemas e psoríase.

Rosa Mosqueta (Rosa moschata)

O óleo vegetal de rosa mosqueta tem ação regeneradora da pele. Por isso, ele pode ser utilizado para atenuar sinais e cicatrizes em psoríases, eczemas, peles ressecadas, acneicas e desvitalizadas. Além disso, ele recupera a pele com descamação e secura, promovendo umectação, elasticidade, proteção, firmeza e maciez.

Agora que sabemos sobre alguns óleos essenciais e vegetais que podem ser utilizados em peles secas, para hidratá-las e regenerá-las, vamos à receita do sérum facial.

óleo essencial para pele seca

Receita de sérum facial para pele seca

Você vai precisar de:

  • 20 ml de óleo vegetal de buriti;
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa;
  • 1 gota de óleo essencial de palmarosa;
  • 1 frasco de vidro escuro, tipo conta gota.

Despeje o óleo vegetal de buriti no frasco de vidro. Depois pingue as gotas do óleo essencial de palmarosa e de lavanda. Feche o vidro e o agite com delicadeza para misturar as três substâncias. Está pronto seu sérum facial para pele seca.

Aplique-o toda noite após o banho. Se não fizer após do banho, lembre-se sempre de molhar o seu rosto e enxugá-lo com delicadeza para depois aplicar o sérum. Assim, você repõe a água e a gordura da sua pele. No aplicar, utilize apenas algumas gotas do sérum.

Aproveite e confira nosso post sobre como fazer um kit completo de cosméticos naturais.

Fontes:

Harmonie Aromaterapia

Vishwa Aroma

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

2 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: