ReflexõesVida Natural

O que é Ikigai? O segredo japonês para um vida longa, feliz e saudável!

Ikigai

Combinando as palavras japonesas “iki”, que significa vida, e “gai”, que remete a valor ou resultado, Ikigai é essencialmente um antigo conceito que pode te ajudar a encontrar a sua própria “razão de ser” ou o motivo pelo qual você acorda todos os dias. Esse estilo de vida promete não apenas felicidade e realização, mas também está relacionado à vitalidade.

De fato, a filosofia Ikigai, original de Okinawa, uma ilha ao sul do Japão, tem uma população de moradores centenários que supera a expectativa de vida média (87 anos para mulheres e 81 para homens, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país), mesmo para os padrões japoneses. Estudada e publicada em inúmeros artigos e livros, essa fórmula da longevidade vem ganhando adeptos e se espalhando por outras partes do mundo.

Como encontrar seu Ikigai

O Ikigai está frequentemente associado a um diagrama de Venn, onde os seguintes elementos se sobrepõem – O que você ama, Em que você é bom, O que o mundo precisa, Pelo que você pode ser pago. Paixão, missão, profissão e talento são as interseções desses conjuntos, que resultam no Ikigai, a região de equilíbrio do centro da mandala, como mostra a figura abaixo.

ikigai
Fonte: Dreamstime

Leia mais: Terapias complementares podem ser mais benéficas do que remédio

Se você já está aposentado, pode remover o círculo “pelo que pode ser pago” desses elementos e, assim, encontrar seu Ikigai com os três restantes. Mesmo no país onde nasceu o conceito, muitos só encontram seu Ikigai depois da aposentadoria, quando deixam suas carreiras e se dedicam aos seus hobbies, que não só os mantêm ativos, como passam a dar significado às suas vidas.

Segundo os japoneses, todos têm um ikigai e podem encontrá-lo, mesmo que essa busca seja, as vezes, demorada e difícil. Para trabalhar isso é preciso estar disposto a uma profunda autoexploração e experimentação, que exige uma reflexão ponderada sobre seus valores, pontos fortes e habilidades. A importância dessa descoberta tão profunda traz satisfação e significado à vida. Pesquisas feitas por cientistas, sociólogos e jornalistas levantaram hipóteses sobre a efetividade desse fenômeno em particular e chegaram a diversas conclusões muito significativas. Uma das teorias afirma que o ikigai pode te dar direção e prolongar sua vida.

Se esta teoria gerar dúvida por parecer comprometida com o instante em que você está vivendo, não se preocupe, pesquisas revelaram que, assim como o gosto musical, a moda, as crenças e as opiniões, o Ikigai de uma pessoa também pode mudar e se transformar com a idade. É provável, então, que este autoexame tenha que ser revisto com uma certa regularidade.

Leia mais: A sabedoria que trazemos e que sustenta uma existência plena e única!

Popularidade do Ikigai

Engana-se quem pensa que a teoria Ikigai está ligada apenas aos indivíduos de idade mais avançada. Atualmente, é mais popular do que nunca entre pessoas jovens, dentro e fora do Japão. As novas gerações procuram significado para suas vidas, uma vez que as opções são esmagadoramente abundantes e ser capaz de reforçar uma escolha pode ser a chave para encontrar o seu verdadeiro objetivo. Identificar o seu “norte” não significa apenas ser bem sucedido na profissão e ganhar dinheiro, mas principalmente trabalhar com algo alinhado à sua sua essência, o que vai garantir sua satisfação e de todos ao seu redor.

Ikigai
Embora pareça focado apenas na carreira, o ikigai não é apenas seu guia nos empreendimentos profissionais. Ter um hobby para se dedicar, praticar algum tipo de esporte, criar sua família ou mesmo trabalhar para realizar um projeto que sempre sonhou, todos são ikigai. Estudos recentes indicam que as pessoas com senso de propósito geralmente têm estilos de vida mais saudáveis e gratificantes, são mais motivadas e resilientes, o que as protege do estresse e do desgaste profissional.

Escrito por Luara Marinis

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário