SaúdeVida Natural

5 Maneiras de se manter saudável e dar um up na imunidade para evitar resfriados nesse inverno

inverno

O inverno é a estação onde o frio chega de vez ─ pelo menos é assim em grande parte do Brasil. Com o frio ficamos propensos a ficar em ambientes mais fechados, comer alimentos mais quentinhos e tomar banhos mais quentes.

Porém, junto com isso é importante nos preparar para a chegada do inverno e, assim, passarmos por ele de forma mais saudável. Isso evita que peguemos resfriados ou outras doenças que vem com a chegada do frio.

Para isso, confira algumas maneiras de manter saudável e viver um inverno com a saúde lá em cima.

1. Hidrate a pele

A pele costuma sofrer um pouco no inverno. Claro que isso depende de pessoa para pessoa, porém é no inverno que tomamos banhos mais quente e mais demorados. O calor da água tende a ressecar a pele e nas mais sensíveis causa até algumas doenças.

Além disso, o frio também resseca a pele. Por essas questões é importante mantê-la sempre bem hidratada e evitar a água muito quente do chuveiro. Assim, sua pele vai se manter saudável e sem nenhum problema dermatológico por conta do frio.

Você pode hidratar sua pele com cremes naturais feitos em casa ou com cremes industrializados. Aconselhamos sempre os mais naturais. Além disso, tome água, pois ela ajuda na hidratação da pele.

hidratar a pele

2. Utilize cortinas grossas

As casas no Brasil não são como as do hemisfério norte. Aqui não temos calefação, então o frio entra na casa. Assim, não passamos frio somente na rua, mas dentro do nosso próprio lar.

Para evitar que o frio entre e, assim, tenhamos um lar mais aquecido, podemos utilizar cortinas mais grossas. Elas impedem que o frio passe pela janela. Além disso, tente tapar toda fresta que tiver em sua casa.

Uma boa alternativa para ajudar na manutenção do calor dentro de casa é ter uma fonte de calor. Isso pode ser feito com um fogão a lenha. Claro que ele é mais viável para quem mora em casa e tem um pátio para armazenar lenha. Mas se você tiver um em casa verá que ele aquece muito o ambiente.

3. Alimente-se de forma adequada

Uma das formas para mantermos o sistema imunológico forte é nos alimentarmos bem. Mas o que seria uma alimentação saudável?

Bem, no inverno costumamos comer comidas mais quentes e as saladas ou frutas começam a ficar um pouco esquecidas. Porém, é preciso continuar ingerindo vitaminas e nutrientes desses alimentos.

Por isso, procure não deixar de comê-los só porque está um pouco mais frio. Além disso, mantenha a atividade física. Ela vai ajudar seu corpo a ficar mais forte contra gripes, resfriados e outras doenças do inverno.

alimentação saudável

4. Fortaleça o sistema imunológico

O sistema imunológico pode ser fortalecido por diversas formas, como pela prática do exercício físico, uma boa alimentação, descanso e atividades que proporcionem prazer. Tudo isso contribuirá para que seu corpo continue operando de forma saudável e seu sistema imunológico vai estar sempre forte.

Por isso, alimentos com vitaminas, probióticos e outros nutrientes vão fazer a diferença na sua saúde. Além disso, pratique um exercício que você goste, pode ser Yoga, corrida ou mesmo jogar futebol. O importante é cuidar do corpo e da saúde.

5. Não deixe a casa sempre fechada

Falamos anteriormente que é importante manter a casa bem isolada do frio. Porém, ela não pode ficar fechada durante 24 horas por dia em todos os dias da semana. É importante abri-la durante o dia, ou pelo menos nos momentos que mais pega sol dentro de casa para que o ar possa circular.

Uma casa ou ambiente sempre fechado tende a ser um bom lugar para espalhar doenças, principalmente quando alguém que ali vive já está doente. Assim, abra a casa de vez em quando e feche nos momentos mais frios. Dessa forma, você contribuirá para que o ar da sua casa fique arejado e livre de vírus.

Como se pode ver, há várias formas de você se manter saudável no inverno e dar um up na imunidade para evitar resfriados. Então, bora colocar as dicas em prática para se manter com uma boa saúde nesse inverno!

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário