ReceitasSaúdeVida Natural

Leite Lunar aprenda a fazer essa deliciosa poção mágica

O leite lunar (moon milk) é uma bebida quente derivada de tradições ayurvédicas tipicamente feitas de uma mistura de especiarias e leite.

A bebida é usada na antiga prática holística de Ayuverda como um remédio para a privação do sono e é geralmente consumida antes de dormir.

Um dos princípios centrais da Ayuverda é encontrar uma abordagem harmonizada da mente, corpo e alma e o bom sono é obviamente uma parte importante disso, daí o uso do leite lunar, que também é elogiado por suas propriedades de aliviar o estresse.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|

Se você está pensando em fazer o moon milk na sua casa, então saiba que o ingrediente mais importante da receita se chama ashwagandha. Essa especiaria, também conhecida como “ginseng indiano”, tem sido usada há milhares de anos na medicina ayurvédica e garante uma série de benefícios para o corpo. Em resumo, ela reduz os efeitos do estresse, da ansiedade, da fadiga e também da insônia.

A ashwagandha tornou-se bastante popular nos últimos anos e agora está disponível em muitas farmácias como chá, cápsulas ou em pó. No entanto, tenha atenção, não são todas as pessoas que podem consumir essa especiaria. Ela é proibida no caso de gestantes, lactantes e pessoas que tomam medicamentos regularmente. ashwagandha

Depois de tomar o leite lunar, provavelmente você vai se sentir sonolento, graças a ação do aminoácido triptofano e dos adaptógenos são suplementos feitos com plantas ricas em nutrientes que são usados para melhorar a aptógenos no seu organismo.

Vale ressaltar que é importante combinar a bebida quentinha com uma rotina antes de se deitar. Todo o processo de apagar a luz, ler um livro, afastar o celular e diminuir a luz avisa o corpo que você está pronto para descansar.

|Curta nossa Página no Facebook para mais matérias como essa |

Tipos de moon milk

moon milk pode ser preparado com diferentes cores, basta utilizar os ingredientes que mudam a coloração da bebida.

Se o seu objetivo é deixar o leite lunar verde, então use o matcha em pó na receita. Acrescente apenas um pouco, o suficiente deixar o leite com uma coloração verde suave.

Para deixar com uma cor amarelada, você não precisa fazer muito esforço. Basta acrescentar açafrão na receita que o efeito será imediato.

|Leite de Cúrcuma para Aumentar a Imunidade|

Ingredientes

  • 2 xícara (chá) de leite da sua preferência (usamos de coco,  amêndoas ou aveia)
  • ¼ de colher (chá) de ashwagandha em pó
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de açafrão
  • Uma pitada de noz-moscada recém-moída
  • 1 colher (chá) de óleo de coco
  • Uma pitada de sal rosa do Himalaia

Opcional: 1 colher (sopa) de melado

Modo de preparo

1 – Coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo médio.

2 – Acrescente as especiarias (açafrão, canela, noz-moscada e sal) e a ashwagandha triturada. Esse último ingrediente tem um cheiro forte, portanto, não estranhe.

3 – Mexa o leite sem parar durante 10 minutos. Antes de ferver, desligue o fogo e transfira a bebida para uma caneca. Espere ficar morninho e acrescente o melado.

4 – Transfira o moon milk para um recipiente com copo com tampa. Chacoalhe vigorosamente para formar uma espuma fina.

5 – Despeje a bebida em uma xícara bonita. Decore com flores comestíveis secas ou especiarias.

6 – Pronto! Agora é só saborear esse leitinho cremoso e relaxante.

|Leia mais: Conheça 9 Probióticos|

Outras combinações

Existem outras combinações que rendem bebidas deliciosas. Entre elas, vale destacar:

Leite + Camomila + Néctar de Agave

Leite + Extrato de baunilha + suco de cereja

Leite + manteiga de cacau + framboesas

Leite + extrato de hortelã + blueberries

Leite + cerejas + lavanda + aveia em flocos

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

3 Comentários

  • Amei suas sugestões! Contudo, preciso de uma informação: onde posso comprar a ashwagandha com segurança? Melhor ainda se for online! Obrigada!

  • Nossa, lendo essa receita já imaginei logo as minhas lindas flores de clitoria azul dobrada para colorir e enfeitar essa bebida maravilhosa, simplesmente emei…

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: