SaúdeVida Natural

Hortelã: 7 motivos para consumir regularmente

hortelãFonte: Mecidal News Today

Consumir um pouco de hortelã pode lhe trazer mais benefícios do que pensa. Neste artigo vamos mencionar apenas 7 deles, mas a verdade é que existem muitos outros simplesmente incríveis.

Essas pequenas folhas verdes podem ser consumidas de várias maneiras, tal como em infusões, em temperos ou até mesmo na sopa. Incluí-las no seu dia a dia pode melhorar muitos aspectos da sua vida e da sua saúde, tanto física quanto mental.

Se pretende saber ao certo quais são os benefícios da hortelã, está no lugar certo. Abaixo, vamos mostrar os 7 mais importantes de todos!

7 benefícios da hortelã

De todos os benefícios conhecidos, os mais populares estão relacionados com o alívio das dores e com a ajuda nos problemas digestivos. Mesmo assim, existem muitos outros que vamos destacar logo abaixo.

1. Ajuda na digestão

A hortelã possui antioxidantes e fitonutrientes que estão nas suas folhas que ajudam no processo de digestão. Além disso, ela previne também o aparecimento de várias doenças, dores e desconfortos nos intestinos.

É altamente recomendado para pessoas que possuem problemas em digerir alimentos mais fortes, tal como carnes brancas. A hortelã possui ainda o benefício de reduzir a acidez do estômago, ajudando assim em momentos de azia e mal-estar.

hortelã
Fonte: Chá Benefícios

Leia mais: Farmácia viva – 10 plantas medicinais para ter no jardim

2. Reduz as dores nas gestantes

Existem poucos remédios caseiros recomendados para as gestantes, mas a hortelã é um deles, embora pouco conhecido. Ela ajuda de forma eficaz no combate da dor dos mamilos das gestantes. Pode parecer estranho, mas a verdade é que essa dor é muito comum durante a amamentação.

Para obter esses benefícios basta preparar um pouco de chá com algumas folhas de hortelã e tomar nos momentos de dor. É algo simples, mas que pode fazer toda a diferença.

3. Ajuda a prevenir o aparecimento de câncer

O câncer é uma das doenças mais temidas nos dias de hoje. Embora exista tratamento para alguns deles, a verdade é que muitas das vezes o tratamento simplesmente não funciona. Sendo assim, o melhor a fazer é prevenir o seu aparecimento.

A hortelã ajuda a prevenir ele de forma bastante eficiente, segundo alguns estudos. O segredo está na sua composição. O álcool perílico presente nas suas folhas ajuda a prevenir câncer de mama, pulmão e até mesmo fígado.

Leia mais: SUS oferece cursos online sobre plantas medicinais e terapias complementares

4. Previne o colesterol alto

Se tem colesterol alto já deve ter percebido que nem sempre é fácil lidar com essa condição médica. Por vezes tentamos fazer tudo direito, mas ele simplesmente não estabiliza. Fique sabendo que o segredo para um colesterol equilibrado está na sua alimentação.

As folhas de hortelã ajudam na quebra de moléculas de gordura, melhorando assim a pressão do fígado e consequentemente os seus níveis de colesterol. Tomar uma infusão todos os dias vai lhe trazer benefícios!

hortelã
Fonte: Healthline

Leia mais: Chás para o outono

5. Alivia o estresse e o cansaço

Tomar um banho de folhas de hortelã traz mais benefícios do que as pessoas pensam! Essa maneira de aproveitar ele, ainda pouco conhecida, traz benefícios incríveis.

Ela ajuda a aliviar o estresse, a cabeça e todo o cansaço. Afasta de você todos os pensamentos negativos e tristes e ajuda-a/o a combater os males psicológicos. Se nunca experimentou um banho com estas folhas, acredite que o deve fazer!

6. Previne o mau hálito

É normal haverem alguns descuidos na saúde bocal. Afinal, temos de tratar dela todos os dias, caso contrário sentimos logo os efeitos negativos. Mascar algumas folhas de hortelã pode ajudar você nesse sentido.

Estas pequenas folhas possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam a prevenir o aparecimento de inflamações e a controlar o mau hálito.

7. Ajuda na perda de peso

Tal como já pode verificar há pouco neste artigo, as folhas de hortelã ajudam e aceleram a digestão.

Isso faz com que o seu metabolismo seja consideravelmente mais acelerado, algo que vai ajudar na perda de peso. Basta tomar 1 chá de hortelã todos os dias para obter estes incríveis benefícios.

A partir de agora você vai olhar para essa planta de outra maneira, pois já conhece os 7 benefícios da folha de hortelã!

Texto por Joana Faria

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

3 Comentários

  • Olá, BOA NOITE!
    Sou Carlos Ferreira, arte-educador no Estado de Mato Grosso e doutorando em Educação, pela UFMT. Sou fã do “JARDIM DO MUNDO” e tenho compartilhado aos amigos e amigas do Facebook, as maravilhas que vocês tem nos oferecido, sobretudo, quando diz respeito à saúde humana e da natureza.

    Esta é a primeira vez que entro em contato, para tentar fazer uma pequena sugestão!
    Como tenho postado os textos das matérias em minha página no Facebook, venho recebendo várias críticas NEGATIVAS, sobre a QUALIDADE GRAMATICAL, dos textos que acompanham as matérias.
    Hoje, ao ler este texto sobre os benefícios do hortelã, percebi que se trata de uma realidade, à qual eu não tinha atentado.
    Assim, sugiro aos escritores, redatores e ou coordenadores dos textos, que deem mais atenção às questões gramaticais, erros de concordância e ainda, conjugações verbais, que podem reduzir a qualidade dos serviços que vocês vem prestando à sociedade, que por sinal, é de grande importância.

    Acho talvez, que os textos sejam traduzidos de algum outro idioma e, quando isso acontece, me parece que a tradução fica AO PÉ DA LETRA, e não é feita a correção ortográfica e gramatical para a língua portuguesa.

    Vejam um pequeno exemplo:

    Parágrafo do texto:

    Essas pequenas folhas verdes podem ser consumidas de várias maneiras, tal como em infusões, em temperos ou até mesmo na sopa. Incluir elas no seu dia a dia pode melhorar muitos aspetos da sua vida e da sua saúde, tato física como mental.

    SUGIRO AS CORREÇÕES que estão em CAIXA ALTA.

    Essas pequenas folhas verdes podem ser consumidas de várias maneiras, tal como em infusões, em temperos ou até mesmo na sopa. INCLUÍ-LAS no seu dia a dia pode melhorar muitos aspetos da sua vida e da sua saúde, TANTO física, QUANTO mental.

    • Olá Carlos. Muito obrigada por citar esses erros gramaticais. Não contamos com um revisor, mas realmente essas falhas que você indicou passou despercebida por mim. Se puder me passar o link da sua página para eu acompanhar os comentários ficaria muito agradecida!
      Os erros já foram corrigidos 🙂

  • Olá, BOM DIA!

    Estou no Facebook como Carlos Roberto Ferreira (Carlos Ferreira), acho que os comentários já não exitem mais, faz muito tempo que postei o último. Não tenho postado mais nada, em função de algumas críticas. Mas leio todas as divulgações que recebo. Uma amiga que é professora de língua portuguesa que me sugeriu a passar a informação a vocês. Pena que não tenho como ajudar na correção, já recebo em formato que não tem como corrigir. Não sou professor de língua portuguesa e sim de arte. Sei que escrever não é fácil, estou escrevendo uma tese de doutorado em educação e tenho penado bastante. Mas se eu puder ajudar, continuo à disposição. Abraços!!!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: