AlimentacãoVida Natural

Guia prático de PANCs para download

Coleta de Pancs

As PANCs  como foram denominadas inicialmente pelo biólogo Valdely Kinupp, são plantas comestíveis que podemos encontrar em quintais, canteiros e terrenos baldios, por exemplo.

No Brasil existem cerca de 10 mil espécies de plantas com potencial alimentício, contudo utilizamos em nossa alimentação apenas 300 destas. Esse fato evidencia a redução da regionalidade alimentar, motivada dentre outros fatores pela uniformização dos hábitos alimentares imposta pelo ritmo agitado de vida, onde preferimos consumir, muitas vezes, “alimentos” pré-prontos e fast food a dedicar tempo a uma alimentação mais saudável.

Fazem parte das PANCs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. Algumas como a araruta e a urtiga já foram muito consumidas no passado, mas acabaram caindo em desuso e no esquecimento.
Por causa dessa falta de informação, vem sendo frequente a publicações de cartilhas e livros divulgando essas plantas e tentando trazer de volta para a mesa da população.

O Guia Prático mostra tudo que você precisa saber sobre as riquezas trazidas pelas PANCs. Para fazer o download clique aqui.

Vamos trazer novamente essas plantas para nossa alimentação, devido, não somente à seu alto potencial nutritivo e culinário, como também pela à sua importância ecológica.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

2 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: