AlimentacãoReceitas

Grãomelete: o delicioso omelete vegano

graomeleteFonte: Tô Comendo

A vida vegetariana e vegana é permeada pela grande pergunta: e as proteínas? Já falamos um pouco sobre como equilibrar seu prato, e demos receitas de hambúrguer.  Hoje, apresentamos o maravilhoso grãomelete.

Por porção, o grão-de-bico tem mais ou menos a mesma quantidade de proteína que um ovo. E ele também pode virar um delicioso omelete. Mas sem crueldade animal, sem reações infecciosas e sem tanta gordura.

Receita de grãomelete

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico demolhado (cru);
  • 1 xícara de água (essa é a medida mais recomendada na internet, mas eu uso 1/2 xícara de água. Teste e veja como fica melhor para você);
  • Sal, cúrcuma e pimenta-do-reino a gosto.

Como fazer

A receita é muito simples, mas demanda paciência.

O primeiro passo é lavar o grão-de-bico e deixá-lo de molho por pelo menos 8h ─ não tem problema se ele ficar mais, mas é ruim se ficar menos. Recomendo colocar antes de dormir e ir buscar pela manhã.

Jogue a água fora do grão-de-bico fora. Coloque o grão-de-bico com uma xícara de água em seu processador de alimentos. Triture ele até que vire uma pasta. A ideia é que a “massa” fique o mais homogênea possível, mas ela não ficará 100% homogênea, não se preocupe.

Se você não for craque em jogar o conteúdo da frigideira para cima e girá-lo no ar, escolha uma panela pequena. Como o grãomelete é fofinho e macio, ele é difícil de virar.

Esquente a frigideira e, se necessário, coloque uma gotinha de azeite ou óleo de sua preferência. Despeje a massa do grão.

Agora é a parte dois da paciência: pode ir ler as notícias, lavar a louça ou começar a preparar uma pasta ou, fazer requeijão de inhame para comer junto. O grãomelete naturalmente desgruda do fundo quando está na hora de virar, então não se apresse e não se assuste. Se você tiver uma tampa para a sua frigideira, há quem diga que é melhor – mas eu não uso.

Voilà! Temos um grãomelete.

Amanda Matta
escrito por:Amanda Matta
Filha de Ogum e Oxum, estudante de tudo que pode nos levar ao reenvolvimento: educação, política, meio ambiente, nutrição, cultura, espiritualidade. Paulistana de sangue mineiro e alma pernambucana.

Deixe um comentário