AlimentacãoSaúde

4 Frutas para combater os sintomas da ansiedade

ansiedade

A ansiedade tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. Nos tempos atuais, com a correria do dia a dia, a enorme quantidade de informação, a autocrítica por fazer mais e melhor, entre tantos outros motivos, tem feito da vida das pessoas uma corrida contra o tempo.

Para quem está nesta situação e quer utilizar um método alternativo para amenizar os sintomas da ansiedade, vale a pena inserir algumas frutas que combatem essa doença. Confira a seguir quais frutas você deve passar a comer mais para ficar menos ansioso:

1. Pêssego

pessego

Esta fruta é rica em triptofano, um aminoácido que auxilia na produção de serotonina, substância que proporciona bom humor e bem-estar. Consuma o pêssego em forma de suco ou in natura.

2. Abacate

abacate

O abacate é rico em ômega-3, que é uma gordura boa e composta por EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e, assim, reduzem a ansiedade.

Esta fruta pode ser consumida em saladas, como base de molhos veganos, em vitaminas ou in natura.
Leia mais: 3 Formas de meditar no cotidiano sem fugir da rotina

3. Banana

banana

A banana também é rica em triptofano, que ajuda na produção da serotonina. Além disso, ela possui magnésio, que auxilia no relaxamento, qualidade do sono e melhora da circulação.

Ela pode ser consumida picada no iogurte, in natura, como vitamina ou como sorvete natural, feito com as bananas congeladas e trituradas no processador.

4. Laranja

laranja

A laranja, assim como a tangerina, possui vitamina C e flavonoides, que são antioxidantes que reduzem a ansiedade e o estresse.

A laranja pode ser consumida in natura e em suco.

Leia mais: 8 Melhores óleos essenciais para concentração, foco e clareza mental

Alimentos que deve ser evitados

Alguns alimentos pioram os sintomas da ansiedade, deixando a pessoa mais agitada e sem foco. São eles:

  • cafeína, que está presente no café, na erva-mate, no chá-preto e chá-verde;
  • açúcar;
  • farinha branca, assim como os produtos feitos com ela;
  • cereais refinados, como macarrão branco e arroz branco;
  • bebidas açucaradas, como energéticos e refrigerantes;
  • bebidas alcoólicas;
  • gorduras ruins, como as encontradas em linguiça, biscoitos recheados, mortadela, comidas prontas congeladas e fast food.

A ansiedade é uma doença psicológica que afeta o poder de decisão das pessoas e as deixa em constante estado de apreensão exagerada. Além dos sintomas psicológicos, ela pode causar sintomas físicos como dor de cabeça e dor no peito. Por isso é tão importante tratá-la.

Observação: não substitua seu tratamento médico pelas frutas. Faça isso, com o tratamento que o médico prescreveu. Além da mudança na alimentação, outras formas alternativas de tratamento auxiliam na amenização dos sintomas, como fazer exercícios físicos, utilizar a aromaterapia e tomar florais.

Fontes:

Tua Saúde

Poderes das Ervas

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário