Faça Você MesmoNosso DiárioReceitas

Faça você mesmo: Pomada Natural para Barba

Antes de chegar a minha receita pessoal de bálsamo para barba, vamos repassar alguns princípios para você fazer o seu próprio bálsamo ou para presentear o seu amigo barbudo. Eu suponho que você já saiba o que o bálsamo é uma pasta utilizada para condicionar a barba e dar-lhe formato. Essa pomada pode ser usada combinadamente com óleo de barba (eu uso ambos a cada manhã).
Uma coisa que você vai notar é que bálsamos variam de preço e estes podem ser bem altos. Mas ter a barba bem cuidada não significa necessariamente gastar um monte de dinheiro pra isso (e nada doma minha barba melhor do que bálsamo barba), e por isso este guia vai ajudá-lo a fazer isso em casa.

Existem quatro elementos principais para fazer um bálsamo de qualidade: cera de abelha, manteiga vegetal, óleos veiculadores e óleos essenciais.

[Aprenda a fazer colares aromatizados]

Os Ingredientes:

Cera de abelha

A cera de abelha é o modelador do bálsamo (veganos podem usar uma cera vegetal vegan para alcançar resultados semelhantes). A cera de abelha é o que dá o molde para barba e o seu domínio sobre ela, o que é fundamental para manter a barba no formato desejado. É rico em vitamina A, e tem um aroma agradável. Derrete facilmente com um pouco de atrito e também solidifica rapidamente.

-Cera de abelha-bar amarela

Manteigas Vegetais

As duas manteigas geralmente utilizadas para o bálsamo de barba são as manteiga de karité e a manteiga de cacau. Ambas as manteigas têm qualidades e cheiros diferentes. A manteiga de karité é ótima para a pele, pois funciona como um anti-inflamatório e é facilmente absorvida pela pele. A manteiga de cacau tem um cheiro agradável (e gosto), e é frequentemente usada em chocolates. Ela também traz muitas vitaminas e antioxidantes. Um bálsamo para a barba bem equilibrado vai utilizar tanto manteigas de cacau como de karité.

Estas manteigas são essenciais para o bálsamo, pois vão dar textura e maleabilidade para a cera, que sozinha seria muito rígida para ser aplicada. A manteiga é o que permite ao bálsamo a capacidade de derreter em seus dedos e mãos e ser absorvidas por seus pelos e folículos.

[Aprenda a fazer sabonetes naturais]

Óleos veiculadores

Estes são os óleos mais grossos, usados como meios para os óleos essenciais. Eles compõem a maior parte dos óleos para a barba e são usados em bálsamos para dar sua textura final. Cada tipo de bálsamo tem quantidades diferentes de cera de abelha, cacau e manteiga de karité e o que vai tornar a sua diferente do que todos os outros usam são os óleos que você vai usar.

Cada óleo veiculador tem propriedades únicas, que vão desde a fácil absorção (óleo de jojoba por exemplo) até a capacidade de se manter sobre a superfície, dando brilho (amêndoa e argan , por exemplo).

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são os óleos que dão a barba seu perfume predileto e seus efeitos terapêuticos. Use óleos essenciais com moderação e verifique seus benefícios antes de utilizar. Dito isto, os óleos essenciais darão a seu bálsamo o caráter decisivo e final. As essência mais usadas no bálsamo são o sândalo, o cedro ou o pinho.

Receita de Pomada Barbada do Emi

Faz cerca de 200g.

  • 120g (4 partes) de óleo de coco
  • 60g (2 partes) de manteiga de karité
  • 30g (1 parte) de cera de abelha
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda

Como fazer:

Fazer o bálsamo é coisa fácil. O truque é saber quando misturar os óleos essenciais, e não deixar queimar sua mistura (utilize um recipiente exclusivamente para isso).

collagecollage3

PASSO 1

Coloque cera, manteiga e óleo veiculador em sua uma panela com bico (tipo leiteira) e coloque em fogo muito baixo, tomando todo o cuidado para não queimar a cera.

PASSO 2

Certifique-se de que a sua mistura não vá a fervura. Se ferver, então você queimou, e perdeu os muitos poderes terapêuticos que naturalmente teria. Espere até que tudo tenha derretido para que fique totalmente líquido.

[Aprenda a fazer creme dental natural]

PASSO 3

Rapidamente, antes de seu bálsamo pode solidificar, adicione seus óleos essenciais. Estes apenas algumas gotas serão o suficiente, dependendo de quanto você está fazendo. Mexa bem!

beard_balm-730x1024PASSO 4

Derrame imediatamente o seu bálsamo derretido em sua lata desejada. Algumas pessoas optam por usar frascos, em vez de uma lata. Se você fizer isso, certifique-se de aquecer os frascos em água quente antes de derramar a sua mistura de bálsamo, ou então o vidro pode se quebrar. Você não precisará se preocupar com isso se você usar latas.

PASSO 5

Deixe suas latas de lado para endurecer durante a noite. Na parte da manhã, você terá um bálsamo  para a barba feito sobre medida. Parabéns, companheiro barbudo!

 

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

39 Comentários

  • Excelente formulação. A pomada é rapidamente absorvida e a barba fica bem hidratada, mas sem ficar engordurada. Apenas troquei o óleo de coco por um “blend” de óleos (argan, uva e jojoba) e aumentei a quantidade dos óleos essenciais que eu utilizei.

  • Olá!! Adorei sua receita, tenho um time de amigos, marido e pai barbudos pra quem darei e sei que ficarão muito contentes, mas tenho uma dúvida, qual o prazo de validade aproximado do produto final? Abraços, e obrigada!

  • Vocês têm dicas de onde encontrar a manteiga de karité? Sou do RJ e é o único ingrediente que falta!

    • Olá Carlos, são apenas 120g de óleo de coco. A expressão “4 partes” que está entre parênteses significa que são 4 partes de óleo de coco na receita. Ou seja, se você aumentar ou diminuir a quantidade de ingredientes, o óleo de coco sempre terá que ter a proporção de 4 partes.

    • Olá Romulo, tem que ver se não ficou com cheiro muito forte por conta do óleo essencial. Lembrando que essência é diferente de óleo essencial. O ideal é colocar os óleos essenciais aos pouco e perceber como está o cheiro, se fraco ou forte. Se acaso colocou demais, o ideal seria uma nova receita com menos ou nada de óleo essencial para misturar com a que está bem forte o cheiro. Pois, depois de pronta a pomada não pode ser levada ao fogo para acrescentar mais dos outros ingredientes. Abraço!

  • Romulo, não esqueça que isso é para a barba, ou seja muito próximo do nariz, então dependendo do óleo essencial que tu usar vai ficar cheirando isso por horas.
    Eu quando fiz não usei nada de óleo essencial, acabou ficando com um leve aroma de mel, por conta da cera, e vou te dizer que não me arrependi, pois ficar sentindo cheiro forte não é nada agradável.
    Abraço e boa sorte na empreitada!

  • Pessoal obrigado pela receita! Estava vendo aqui que o óleo de ricino ajuda a ter uma barba com volume e ficar fortalecida. Vou utilizar uma parte deste óleo na receita.

  • Gostaria de saber se pra ficar com uma consistência mais mole, tipo de manteiga mesmo, eu devo usar menos cera, ou de repente nem colocar a cera? pois tenho algumas ceras de barba aqui e a maioria é muito sólida, só teve uma que veio bem molenga e eu gostei mais.

    • Olá Enzo. Sim, você deve adicionar um pouco menos de cera de abelha para obter uma consistência mais mole. O que você pode fazer é primeiro derreter as manteigas com um pouquinho de cera de abelha e depois deixar esfriar totalmente e ver a textura (sem acrescentar os óleos essenciais). Se gostou da mistura derrete de novo e depois acrescenta os óleos essenciais. Se não gostou e quer ela um pouco mais dura é só colocar um pouco mais de cera de abelha.

  • minha contribuição ….
    quando uso manteiga de cacau nao uso essencia floral nem herbal… uso alguma essencia doce mais proxima do chocolate …
    outra coisa que nao gosto é de usar a cera de abelha por que ela para ser removida depois dah mais trabalho que os outros oleos …
    aqui a mistura que mais gosto eh … 10% lanolina(sim lanolina gruda mais que cera de abelha mas tem muitas propriedades a mais que a cera de abelha) 50%manteiga de karite (as vzsz uso ela pura mesmo ) 30%oleo de jojoba(testei varios …foi o oque achei mais leve de todos ateh agora ) 10% do blend de oleos essenciais que eu preparo antes (crio as minhas misturinhas de oleos dependendo do meu humor e do clima kkkk)… hoje por exemplo o blend q estou usando eh feito com 40% de lemongrass 60%menta piperina…..depois que derreto a lanolina na manteiga de karite e tenho ctz que elas estão bem misturadas e jah voltando a uma consistencia de oleo bem grosso( quase pastoso ) eu coloco o oleo de jjojoba jah com a essencia misturo bem rapido envaso e jah tampo …faço tudo em banho maria nao gosto de por direto no fogo … na vdd aqueço a agua a 90 º e desligo antes de por os produtos …tenho feito assim a pouco mais de 2 anos , cada preparo eu faço uns 5 potinhos de 50g aproximadamente q duram uns 2 meses jah que sempre termino dando de presente pra alguem …
    bom eh isso ae ..espero que possa ajudar alguem essa minha postagem …
    tchau obrigado !!

    • Olá Deivid! Algumas marcas que eu confiam são a Laszlo, Terra Flor, Harmonie Aromaterapia e Oshadhi. Estes você pode comprar pela internet. Mas você pode procurar por lojas de produtos naturais em sua cidade para ver se encontra os óleos essenciais. Se eles não forem dessas marcas, confira no rótulo se há o nome do óleo essencial, o nome científico da planta que foi extraído o óleo, o país de origem, o registro da Anvisa, a composição e o CNPJ da empresa que o distribui. Essas características garantem que o óleo seja essencial mesmo e não uma essência sintética.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: