Estudo prova que passar pelo menos quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta a criatividade em até 50%

natureza sem tecnologia

“Isto mostra que a interação com a natureza sem tecnologia tem benefícios reais e mensuráveis para a resolução criativa de problemas que ainda não tinham sido demonstrados”.

Essa é a opinião de um dos autores do estudo, David Strayer, professor de psicologia na Universidade do Utah.

Para o investigador, estes resultados provam que “enterrar-se em frente a um computador 24 horas por dia, sete dias por semana, tem custos que podem ser remediados com um passeio na natureza sem tecnologia”. 

O Estudo

Os participantes estiveram, durante quatro a seis dias, em passeios na natureza sem tecnologia nos estados do Alasca, Colorado, Maine e Washington. Durante essas viagens, não era permitida a utilização de aparelhos eletrônicos.

Dos 56, 24 fizeram um teste de criatividade com dez perguntas antes de iniciarem o passeio.  Os outros 32 realizaram o mesmo teste na manhã  do quarto dia de passeio.

[ Siga o Jardim do Mundo no Instagram]

Os resultados foram claros: as pessoas que já estavam há quatro dias na natureza sem tecnologia tiveram uma média de 6,08 perguntas certas. Já os outros tiveram apenas 4,14.

[Curta nossa página no facebook para mais dicas como essa]

“Demonstramos que quatro dias de imersão na natureza, e o correspondente desligamento da tecnologia, aumenta o desempenho em tarefas criativas e de resolução de problemas em 50%”. Essa foi a conclusão dos investigadores, sem esclarecer se o efeito se deve à natureza, à ausência de tecnologia ou à combinação de ambos os fatores.

natureza sem tecnologia

Os investigadores recordaram estudos anteriores, segundo os quais as crianças hoje passam apenas 15 a 25 minutos por dia em atividades de exterior e desportivas. Além disso, as atividades recreativas na natureza têm estado em declínio há 30 anos. Em média, crianças de 8 a 18 anos passam mais de 7,5 horas por dia usando o computador, televisão ou celular.

“Há séculos que os escritores falam da importância de interagir com a natureza (…). Mas não sabíamos bem, cientificamente, quais os benefícios”, disse Strayer.

natureza sem tecnologia

Para ler a matéria completa em inglês, clique aqui

 

A vida é um acontecimento extraordinário para ser passado sem um propósito, aqui queremos inspirar a mudança, a conexão com os ciclos da natureza, o resgate dos saberes ancestrais e manuais. Vamos juntos por esse caminho descobrindo que tudo que precisamos já está em nós mesmos.

jardimdomundo.com

11 opiniões sobre “Estudo prova que passar pelo menos quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta a criatividade em até 50%

  • Reply Joselito 8 maio, 2014 at 22:27

    Queria saber como eles contam a criatividade de uma pessoa numericamente para calcular aumentos percentuais e ,assim, dar veracidade a essa pesquisa….

    • Reply jardimdomundo 9 maio, 2014 at 10:56

      Trecho da matéria:
      “Os participantes estiveram, durante quatro a seis dias, em passeios na natureza nos estados do Alasca, Colorado, Maine e Washington, nos quais não era permitida a utilização de aparelhos eletrônicos.

      Dos 56, 24 fizeram um teste de criatividade com dez perguntas antes de iniciarem o passeio e os outros 32 realizaram o mesmo teste na manhã do quarto dia de passeio.

      Os resultados foram claros: as pessoas que já estavam há quatro dias na natureza tiveram uma média de 6,08 perguntas certas, enquanto os outros tiveram apenas 4,14.”

      • Reply jona 23 julho, 2015 at 13:21

        Se as perguntas eram certas ou erradas então não há criatividade e sim lógica

        • Reply Jan 23 janeiro, 2016 at 8:35

          Se a questão exige uma resolução criativa e dissertativa, pode ser julgada entre certa e errada, como: “A forma mais apropriada de responder a um comentário que julgou mal a situação dessa materia.”

          Eu poderia simplesmente dizer que estas errado, mas encontrei uma maneira criativa de demonstrar isso!

  • Reply MoOn Ha 28 julho, 2015 at 14:41

    Graças ao computador agora eu sei sobre isso! Kkkkk

    • Reply Sandro 5 agosto, 2015 at 18:30

      A ignorância muitas vezes é uma benção. Se vocês não concordam, leiam e calem-se. Proferir discordâncias pelo simples fato de expressar opinião, acaba sendo irritante…

      • Reply João Guilherme 7 agosto, 2015 at 23:34

        Sandro, muito bem colocado….

  • Reply Paulo Sérgio Vieira 2 agosto, 2015 at 22:34

    Excelent

  • Reply CARLOS EDUARDO TONINI 6 agosto, 2015 at 13:54

    ME IDENTIFICO TOTALMETNE E COMPROVO NA PRÁTICA ISSO TODOS OS DIAS. HÁ DOIS ANOS TROQUEI A METRÓPOLI POR UM SÍTIO E DESFRUTO DA NATUREZA AO VIVO E A CORES, COM DIREITO A CANTO DOS PÁSSAROS, NARCER E POR DO SOL, VISTA MAGNÍFICA, MATAS, ROCHAS, ANIMAIS E MUITO AR PURO E RELAXAMENTO.

  • Reply raquel a. s. 10 abril, 2016 at 21:02

    arrasou colocando o link do artigo aqui!!! perfeito Jardim do mundo!!!! <3 <3 <3

  • Reply Flávia 16 maio, 2016 at 15:27

    O certo não seria que todos fizessem um teste antes e depois?