Horta Orgânica

Conheça as ervas aromáticas ideais para espaços pequenos

ervas aromáticasFonte: Growers Exchange

Cultivar ervas aromáticas é uma forma de terapia para muitas pessoas. O contato com a terra, ver as mudas crescerem e depois o ato de colher e utilizá-las na comida, em chás e com fins terapêuticos, proporcionam bem-estar. Porém, não são todas as pessoas que têm um quintal para cultivar suas plantas.

Nesses casos, é preciso ter um pouco de criatividade e saber escolher as plantas certas para cultivar em espaços pequenos. Assim, elas conseguem se desenvolver e atingir seu potencial. 

Melhores plantas para cultivar em espaços pequenos

Para começar, você precisa escolher um lugar em sua casa ou apartamento que receba, pelo menos 2 horas diárias de sol. Ainda melhor se for o sol da manhã. Depois escolha os vasos, compre a terra e, por fim, vamos às plantas.

Elas precisam ser plantas que não têm uma raiz tão profunda e que não atinjam uma altura muito grande. Bem, sabendo desses detalhes, vamos ver quais são as plantas que se adaptam melhor a espaços pequenos e quais cuidados elas precisam:

Manjericão

O manjericão quando, plantado em um vaso, ele tende a crescer menos do que quando plantado ao ar livre. Sendo assim, não precisa se preocupar em ele tomar conta da sua horta. Esta planta gosta de sol. Sendo assim, confira se o lugar em que sua horta vai ficar recebe de 2 a 3 horas de sol por dia.

Outro fator, é que ele gosta de água. Então, é importante manter o solo do vaso sempre úmido (não encharcado). Para isso, regue o seu manjericão uma vez por dia. A colheita das suas folhas pode ser feita entre 60 e 90 dias após o plantio.

O manjericão é ótimo como tempero e proporciona um aroma inigualável. Assim, você pode utilizá-lo em pizzas, molho para massas e omelete, por exemplo.

ervas aromáticas

Alecrim

O alecrim pode ser cultivado por meio de um galho que é retirado de uma planta já adulta e plantado diretamente no vaso em que ele vai se desenvolver. Esta planta, assim como o manjericão, ele também gosta de sol. Então, procure um lugar que receba luz solar durante algumas horas do dia.

Outro ponto é que a terra dele também precisa ficar úmida. Lembre-se que úmida não é o mesmo que encharcada. Por isso, regue uma vez ao dia ou sempre que notar que a terra está seca.

O alecrim pode ser colhido 90 dias após o plantio. Ele é utilizado em chás, batatas assadas e em travesseiros de ervas, por exemplo.

Hortelã

A hortelã é a única planta dessa lista que precisa ser plantada sozinha em um vaso. As outras, se quiser, podem ser plantadas juntas em um vaso maior. Isso porque ele tende a se espalhar e sufocar as plantas que estão muito perto.

A hortelã é sensível ao frio e ao vento. Sendo assim, se você mora em um lugar que faz muito frio, com geada em determinadas épocas do ano, leve-a para um local protegido até o frio passar. Além disso, o solo do vaso precisa estar sempre úmido e ela gosta do sol da manhã. Porém, saiba que sol forte demais pode queimar suas folhas.

Esta erva aromática pode ser utilizada em chás, fins terapêuticos, em molhos, sobremesas e sucos.

ervas aromáticas

Tomilho

O tomilho tem seus cuidados muito parecidos com os do alecrim. Ele gosta de sol durante algumas horas do dia e de terra úmida, sem estar encharcada. Sua colheita pode ser feita após 15 dias, se o plantio foi feito por muda, ou 60 dias se foi feito por sementes.

O tomilho pode ser utilizado em sopas, molhos e é muito aromático.

Cebolinha

A cebolinha se desenvolve melhor em um solo bem drenado e em um lugar que receba luz solar durante algumas horas diárias. O plantio pode ser feito por semente ou por meio de mudas.

As folhas devem ser colhidas junto da base e não na metade da sua folha. Se quiser, pode colher a planta inteira. Porém, indicamos colher algumas folhas de cada touceira. Assim, ela sempre vai produzir novas folhas.

Além dessas plantas que foram citadas, outras plantas como salsa, orégano e coentro podem ser plantadas em vasos e, assim, fazerem parte de sua pequena horta. Na hora de escolher o lugar para colocar os vasos, não esqueça de observar se ele recebe luz solar na quantidade que as plantas precisam.

Aliás, se o seu espaço é muito pequeno, como apartamentos, saiba que é possível fazer uma horta vertical. Assim, você consegue cultivar mais plantas sem ocupar um grande espaço no chão.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

1 Comentário

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: