Viagem

6 dicas para fazer uma viagem mais sustentável

viagem sustentável

A viajarmos conhecemos novas culturas, pessoas e lugares. Viajar é transformador, tanto para nós como para as pessoas que encontramos no caminho. Porém, com a vida de Instagram que temos hoje, muitos pontos turísticos estão cheios de lixo e até mesmo de pessoas, só querendo mais uma foto para o feed ou para o stories.

Para não irmos por esse mesmo caminho, podemos realizar viagens mais sustentáveis. Uma viagem sustentável evita que os pontos turísticos fiquem cheios de lixo, a degradação do meio ambiente e promove o comércio local de onde você está visitando.

Quer saber como isso é possível? Então, confira as dicas a seguir!

Como fazer uma viagem mais sustentável

Praticar turismo sustentável é possível e fácil, além de que fará com que você se sinta bem. Veja algumas práticas para fazer uma viagem mais sustentável!

1. Transportes

Você pode usar meios de transportes que poluem menos, optar por passear de bicicleta e até mesmo fazer um tour a pé. Além de contribuir com o meio ambiente, você economiza muito mais com os meios de transporte. Uma boa dica é ficar hospedado mais próximo aos principais pontos turísticos.

viagem sustentável

Leia mais: 20 Lugares pouco conhecidos para visitar no Brasil

2. Alimentação

Nas férias costumamos exagerar nas comidas, partindo por opções práticas e nada saudáveis, como fast-food. Porém, você vai contribuir com a sua saúde e o meio ambiente se optar por manter uma alimentação saudável. Frutas, legumes e vegetais causam menos impacto ao meio ambiente.

viagem sustentável

3. Lembrancinhas

Vai levar algumas lembrancinhas de viagem para presentear familiares e amigos? Por que não optar pelos artesanatos locais? Além de serem presentes perfeitos, já que existem inúmeras opções, você colabora com o meio ambiente. Evite os souvenirs tirados da natureza.

viagem sustentável

Leia mais: 6 Dicas de como escolher um hostel

4. Descartes

Que o lixo deve ser jogado no lixo, você já sabe e tem boa noção do impacto que, ao jogar por aí, causa na natureza. Porém, muitos viajantes não se atentam ao descarte de pilhas e baterias, utilizadas em câmeras, entre outros equipamentos. Lembre-se que é muito importante realizar o descarte em locais apropriados e não no lixo comum, tampouco na natureza.

viagem sustentável

5. Hospedagem sustentável

Para começar, os móveis são feitos de materiais que respeitam a natureza. Além deles, a refeição fornecida é preparada de forma sustentável, geralmente da agricultura local. Sem contar que os passeios fornecidos incluem roteiro para os hóspedes conhecerem a fauna local e comunidades tradicionais. Outros itens incluem: uso de produtos biodegradáveis, aquecimento solar, compostagem, entre outros.

viagem sustentável

6. Roupas de banho e cama

Avise o hotel que estiver hospedado que não é preciso trocar as tolhas e os lençóis diariamente. Você pode até achar que não, mas essa é uma atitude que contribui com o meio ambiente. Além da economia de água e energia, o uso de produtos para limpeza das peças também são reduzidos.

Além de proteger o meio ambiente, você também deve pensar em sua proteção ao viajar. Para isso, não deixe de contratar um seguro viagem e garantir a sua tranquilidade nas férias.

viagem sustentável

Seguindo essas dicas, você vai contribuir com o meio ambiente e desfrutará muito mais da sua viagem. Lembre-se de que o turismo sustentável é de grande importância e dever de cada um de nós.

Colaboradora Andreia Silveira, do site SeguroAuto.org.

Fontes: OGlobo e Turismo.ig.com.br

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário