Horta OrgânicaSustentabilidade

Saiba como corrigir a deficiência de nitrogênio do solo de forma natural

deficiência de nitrogênio

Um jardim ou horta não é feito só de plantas e terra, é necessário que haja nessa terra nutrientes essenciais para as plantas crescerem fortes e saudáveis. Porém, quando algum nutriente falta as plantas começam a dar sinais de que algo está faltando. Um dos exemplos é quando ocorre a deficiência de nitrogênio.

Nesse caso, a planta começa a perder sua cor viva e isso prejudica seu crescimento, produção de flores, frutos e sementes. Aliás, as plantas utilizam o nitrogênio também na fotossíntese. Por isso, esse nutriente é tão importante.

Então, a seguir, veremos como detectar melhor a deficiência de nitrogênio no solo e como corrigi-la de maneira natural.

Como detectar a falta de nitrogênio no solo

É bem simples detectar a deficiência de nitrogênio. Os seus principais sintomas nas plantas são a diminuição do crescimento e folhas mais pálidas ou amarelas. Esse último sintoma acontece por conta da incapacidade da planta de produzir clorofila. As folhas, geralmente, começam a ficar mais pálidas ou amarelas da base da planta em direção ao topo.

Além da deficiência, é preciso verificar se não há nitrogênio em excesso. Sim, isso pode ocorrer. Nesse caso, a planta fica mais murcha e aparenta estar queimada, mesmo que não tenha recebido muita luz solar direta.

Sendo assim, é importante observar como estão as suas plantas e qualquer anormalidade nas suas folhas ou caule merece atenção. Se você produz alimentos em grande quantidade, no caso de produtor rural, é importante fazer a análise do solo anualmente para verificar quais são os nutrientes que ele necessita e quais estão em quantidades suficientes. Isso deve ser feito por um profissional.

deficiência de nitrogênio

Bom, mas digamos que você olhou suas plantas e elas estão com os sintomas de falta de nitrogênio. Nesse caso, há alternativas naturais para repor esse nutriente. Aliás, a seguir veremos quais são elas.

4 maneiras de corrigir a deficiência de nitrogênio

Aliás, algumas das técnicas naturais de correção de deficiência de nitrogênio podem ser feitas como forma de prevenir que, eventualmente, este nutriente venha a faltar.

1. Adicione resto de grama ou capim

Quando cortar a grama do seu jardim não a jogue fora. Espalhe ela ao redor das suas plantas para que elas formem uma camada protetora e também para que ajude a aumentar o nitrogênio e o potássio do solo do seu jardim ao se decomporem.

Aliás, se sobrar, pode colocar na horta também. Assim, ela também auxilia no aumento do nitrogênio do solo.

Se você tem uma grande plantação, pode fazer uso do capim. Assim, entre uma safra e outra, plante capim, pode ser aveia. Dessa forma, ele vai servir de alimento para seus animais, proteção do solo e quando for cultivar a nova plantação ele vai servir para aumentar o nitrogênio do solo.

2. Plante leguminosas

Você sabia que as leguminosas, como feijão e ervilha, retiram o nitrogênio do ar e o devolvem ao solo por meio de bactérias presentes nas raízes? Então, procure cultivar alguns pés de feijão em sua horta. Aliás, feijões e ervilhas são ótimas plantas para crescerem de forma associada com aspargos e milho.

3. Faça um composto com café

Misture grãos de café com terra, folhas e aparas de grama. Coloque essa mistura para decompor. Vire ela semanalmente até que ela fique com textura bem fina. Depois disso é só colocá-la ao redor das plantas e regar bem. Você pode utilizar borra de café, mas cuide para que ela não roube toda a umidade do solo.

deficiência de nitrogênio

4. Esterco animal

O esterco animal é ótimo para ser utilizado como fertilizante. Ele vai devolver o nitrogênio e outros nutrientes para o solo. Porém, é preciso deixá-lo descansar antes de aplicar no solo, caso contrário ele pode até matar as plantas. Para isso, é só deixar ele descansando por umas semanas dentro de sacos.

O esterco de gado é menos rico em nitrogênio que outros, mas é ótimo para ser utilizado em jardins e hortas. Já o esterco de cavalo é rico em nitrogênio, porém, além de descansar por um tempo maior no saco, ele deve ser misturado com terra antes de ser aplicado nas plantas.

O esterco de ovinos e de aves também deve ficar descansando por um tempo antes de ser aplicado na sua horta ou jardim. Aliás, se não tiver esterco em sua casa, você pode pedir para alguém que tenha ou mesmo comprar alguns sacos.

Essas são as opções naturais de como repor o nitrogênio do solo da sua horta, jardim ou plantação. Então, aproveite e coloque em prática aquela que for mais simples para você. Assim, você devolve os nutrientes para o solo sem necessitar de adubos químicos que, com o tempo, tende a danificar o solo.

Aliás, já que estamos falando em deficiência de nutrientes, acesse nosso post sobre como reconhecer os sintomas de deficiência nutricional das plantas e conheça sintomas da falta de outros nutrientes.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário