Faça Você Mesmo

Saiba como fazer decoração de Natal de forma simples e criativa

1

O Natal está chegando e é hora de pensar na decoração. Apesar de ter se tornado uma data mais comercial, a tradição de decorar a casa para o Natal é muito antiga.

Cada item decorativo, como a árvore, as velas, as guirlandas, a estrela e o presépio, surgiram em épocas diferentes. Umas são mais antigas, como as velas que eram utilizadas em rituais pagãos dedicados aos seus ancestrais e como a árvore que teve origem na Alemanha, no século XVI.

Hoje, ao entrar em lojas que vendem enfeites, vemos uma variedade enorme de opções. Mas, pensando de forma criativa, podemos criar nossos próprios enfeites com materiais baratos ou mesmo encontrados na natureza.

Vela decorada

Pegue velas mais grossas e amarre um elástico ao redor. Agora vá colocando pauzinhos de canela entre o elástico e a vela. Ao completar a volta, amarre uma fita de cetim ou um cordão e dê um laço ao redor da vela. Agora é só retirar o elástico e você terá velas decorativas.

vela decorada

Leia mais: 3 Coisas para fazer com que seu Natal seja autêntico e cheio de paz

Árvore de Natal

Sua árvore não precisa ser aquela comprada em lojas de decoração de Natal. Você pode criar uma árvore de várias formas. Uma delas é utilizando gravetos ou madeiras fixadas na parede, que lembrem o formato da árvore. Além disso, coloque pisca-piscas e enfeites.

Outra forma, é criar uma árvore temática. Por exemplo, ela pode ser inspirada em desenho animado, em viagens, em filmes, em doces, entre outros. Para isso, use enfeites que lembrem esses temas.

Árvore de natal

Decoração para a mesa

Reutilize garrafas de vidro que antes serviam de abrigo para vinho, cidra ou espumante. Você pode decorar seu entorno com fitas, glitter ou tinta. No topo da garrafa acomode uma vela fina.

Quando a vela estiver acesa, você verá que sua parafina formará uma bela escultura ao redor do gargalo da garrafa.

Decoração de mesa

Enfeites

Se você quer colocar enfeites na estante, nas prateleiras ou em outros móveis, temos ótimas ideias para você.

Uma delas é usar rolhas de garrafas e pedaços dos galhos das árvores de natal de plástico. Assim, você cria miniárvores de Natal para enfeitar a casa.

Outra forma é utilizar potes de conserva. Pinte-os das cores do Natal e crie desenhos que lembrem essa época do ano. Agora é só colocar algumas flores do seu jardim dentro do pote ou enfeitá-lo de outra forma.

Outra forma é utilizar pinhas. Elas podem ter suas pontas pintadas de branco ou outra cor e serem penduradas em vasos, ou ficarem dispostas no arranjo de mesa.

enfeites

Leia mais: Como fazer uma guirlanda de suculentas para o Natal

Guirlandas

As guirlandas podem ser feitas com cipó ou com um bastidor ─ preferimos o cipó por ser mais rústico. Assim, é preciso enrolá-lo para formar um círculo (faça isso enquanto ele estiver verde, de preferência após ser colhido).

Depois, com a cola quente ou com arame, fixe flores secas  ou de plástico, pinhas, folhagens secas ou de plástico no cipó. Você pode finalizá-lo com um laço.

guirlandas

Agora é só seguir as dicas e decorar sua casa!

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário