Vida Natural

Aprenda a usar 5 cristais em benefício da sua saúde

cristais

Os cristais são muito mais do que apenas pedras decorativas. Eles contêm energia e podem ser utilizados para curar, atrair prosperidade, liberar o estresse ou guiar as pessoas em seu caminho espiritual. Aliás, a cristaloterapia é a terapia alternativa que faz uso dos cristais.

Xamãs e outros povos que também cultuam a natureza, como os celtas, utilizam os cristais há muito tempo. Por conta dos cristais virem da terra, eles auxiliam na conexão com o planeta e proporcionam equilíbrio emocional e espiritual.

Por isso, a seguir, veremos como utilizar 5 cristais e quais são os benefícios deles para a nossa saúde.

1. Água marinha

água marinha
Fonte: Feninjer

A água marinha é ótima para quem sofre com ansiedade. Ela reduz a ansiedade, o estresse e acalma a mente. Além disso, é utilizada para proteção espiritual e proporciona mais clareza de pensamento, disposição e bem-estar. Aliás, antigamente ela era utilizada como um talismã de boa sorte e proteção nas viagens marítimas.

Com relação aos efeitos terapêuticos, a água marinha cura traumas, medos antigos e acalma as emoções num geral. Ela pode ser utilizada também em casos de depressão, apesar de que há outras pedras melhores para esse caso.

Já no corpo físico, ela melhora a visão, equilibra os hormônios e fortalece o nosso sistema imunológico. Por conta da sua cor azul, ela protege a região da garganta. Além disso, ela também estimula o bom funcionamento da glândula da tireoide. Aliás, se você é um comunicador ou tem outra profissão que precisa utilizar a voz como instrumento de trabalho, é bom ter uma água marinha como pingente no colar.

Sobre indicação de uso, usar a água marinha em um colar é a melhor opção, pois assim ela está mais perto do centro de atuação dela que fica na garganta. Ela pode ser utilizada como um talismã para impedir o medo, garantir boa saúde, ter uma mente alerta e reforçar a coragem.

2. Calcita amarela

Calcita amarela
Fonte: Cristais topazius

A calcita é uma pedra encontrada em abundância na Terra. Há calcita de variadas cores, como laranja, verde, azul, laranja, ótica e amarela. Sendo assim, por conta de suas cores, cada uma deve ser utilizada para determinadas questões.

A calcita amarela trabalha o 3º chakra, conhecido como plexo solar. Ela facilita a meditação, eleva a nossa espiritualidade, ancora as energias espirituais e ativa a mente.

A calcita amarela pode ser utilizada em colar. Assim, ela fica mais próxima do chakra onde atua.

3. Lápis Lazúli

Lapis Lazuli
Fonte: iQuilibrio

O lápis lazúli tem tonalidade anil, com linhas e fragmentos em dourado. Ele é ótimo para ser utilizado em meditações e para ativar a intuição. Ele possibilita que nos conectemos com energias maiores e desperta nossa capacidade psíquica ao ativar a glândula pineal.

Esta pedra pode ser utilizada para aliviar enxaquecas, purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico e aliviar a insônia. Além disso, ela tem efeitos benéficos para problemas de garganta, vertigem, tireoide, laringe e pressão baixa.

O lápis lazúli é ótimo para promover proteção, principalmente em crianças, e para expulsar medos, ativando a coragem em cada ser. Aliás, ela pode ser utilizada em adultos para os mesmos fins.

O lápis lazúli pode ser utilizado em um colar ou você pode segurá-lo na sua mão apenas enquanto medita. Dos dois modos você estará recebendo as energias benéficas do cristal.

4. Obsidiana

Obsidiana
Fonte: Fluxo divino

A obsidiana é formada pela lava que esfriou muito rápido não dando tempo para que os minerais pudessem se formar. Assim, ela é um vidro natural. Antigamente ela era utilizada como espelho e para confeccionar lâminas de facas ou pontas de flecha.

A obsidiana, assim como outras pedras pretas, é utilizada para a proteção espiritual e também inveja e olho gordo. Além disso, ela trabalha a cura profunda da alma.

A obsidiana pode ser utilizada para aterramento. Assim, sempre que você estiver muito disperso, ficar muito no mundo das ideias, você pode utilizar a obsidiana.

Para receber os benefícios dessa pedra, o ideal é que você se deite e coloque a pedra na base dos seus pés. Fique deitado por um tempo enquanto medita. Assim, a pedra vai agir no 1º chakra e agir no que você precisa. Aliás, não é recomendado utilizar ela como colar.

5. Quartzo rosa

quartzo rosa
Fonte: Cristais Aquarius

O quartzo rosa trabalha a energia do chakra do coração. Sendo assim, ele potencializa a vibração do amor, auxilia na cura emocional e promove a paz interior. Esta pedra ainda repele as energias negativas e proporciona harmonia e paz em relacionamentos a dois e no ambiente familiar.

Na questão da cura emocional, as energias do quartzo rosa tem o poder de penetrar em nível celular. Ali ela reprograma as células e promove longevidade e alegria. Por isso, que ela consegue substituir energias negativas em vibrações de amor.

O quartzo rosa pode ser utilizado no colar, próxima do coração, principalmente em ambientes familiares ou de relacionamento. Além disso, você pode fazer uma meditação com a pedra apoiada sobre o coração. Para isso, faça a meditação na posição deitado.

Sendo assim, sempre que quiser utilizar as pedras para uma cura emocional, espiritual ou física, você pode se guiar por essa lista. Além disso, uma outra dica é se guiar pelas cores das pedras, pois cada uma está relacionada com um chakra, como vemos na imagem abaixo.

Outro ponto relevante é que é necessário fazer a limpeza e energização das pedras depois que você as compra. Sendo assim, primeiro é feito a limpeza. Ela pode ser feita ao passar o cristal em água corrente de rio ou cachoeira, na fumaça do incenso, enterrá-lo ou deixá-lo na água com sal grosso por uma noite (alguns cristais porosos não resistem ao sal).

Agora é hora de energizar. O método mais fácil e indicado é deixar os cristais sob a luz do sol por  meia hora ou mais. Agora eles estarão prontos para uso.

Você tem algum cristal preferido ou que já usa para efeito terapêutico? Se sim, comente abaixo qual é o cristal.

Fontes:

Cristais Aquarius

Enciclopédia de cristais, pedras preciosas e metais – Scott Cunningham (Livro)

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

1 Comentário

  • Sim desde criança sempre tive uma ligação forte com os minerais, eu uso a turmalina preta como proteção e sempre coloco em lugares estratégicos da casa.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: