Vida Natural

Como se preparar para a chegada da primavera

chegada da primavera

Setembro é o mês de mais uma troca de estação. É quando saímos da introspecção do inverno e vamos para a leveza da primavera. É nessa mesma época em que a natureza começa a brotar e a florescer.

Sendo assim, é um período para mudar, adquirir novos ares e hábitos e, para isso, vamos ver o que você pode fazer em sua casa e vida a fim de entrar nessa nova estação com a energia dela. Comecemos pelos itens práticos do dia a dia. 

O que mudar na casa para receber a primavera?

Depois de longos meses com a casa mais fechada, a primavera nos permite abrir as janelas e portas para entrar o calor e, assim, promover uma melhor circulação de ar. Dessa forma, é hora de dar uma limpeza na casa e organizá-la para receber a nova estação.

Guardar as roupas de inverno

O inverno é a estação mais fria do ano. Sendo assim, provavelmente você está com vários casacos e calças nas prateleiras que estão ao seu alcance. Como agora o frio vai começar a ir embora para dar lugar ao calor, é hora de guardar esses casacos e calças mais quentes.

Para isso, lave-os primeiro e depois desça as roupas mais leves para guardar essas de inverno. Aliás, também é importante lavar as roupas mais leves, pois elas já estão guardadas há alguns meses.

Organizar os armários

Aproveite que vai mexer no guarda-roupa e tire um tempo para limpá-lo e organizá-lo. Faça o mesmo com os outros armários da casa. Isso é importante para remover a poeira e o possível mofo e, assim, arejar melhor o ambiente.

Limpar as paredes e janelas

Uma vez por ano é bom limpar as paredes e janelas. Se você mora em casa, limpe tanto as paredes internas como externas. Isso renovará o ar da sua casa e a aparência da mesma.

Limpar tapetes e carpetes

Por fim, a próxima limpeza que precisa acontecer é com os tapetes e carpetes. Leve-os para o quintal e lave-os. Se não puder fazer isso, leve até uma lavanderia. Aliás, lave as cortinas da casa também.

Todos esses processos de limpeza renovarão as energias da sua casa e ela ficará mais leve e limpa para a chegada da primavera. Aliás, enquanto você estiver lavando tudo, pode colocar um pouco de sal grosso na água. Ele ajuda na limpeza energética também.

Agora, vamos ver quais rituais e elementos você pode usar durante e depois da limpeza física.

Quais rituais fazer para receber a primavera?

No dia 21 de setembro, dia que se inicia a primavera, é o dia ideal para fazer seus rituais para receber essa nova estação. Sendo assim, se puder, reserve o dia para a sua própria celebração. Mas se não puder, reserve pelo menos a noite para comemorar essa nova etapa do ano.

Após toda a limpeza que fez em sua casa, acenda um incenso de mirra ou cravo e circule pelo interior da sua casa no sentido horário. Enquanto faz isso, sinta gratidão por tudo que conquistou até aqui. Depois coloque o incenso sobre um porta-incenso e deixe-o queimar até o fim.

chegada da primavera

Além disso, você pode pegar uma vela branca e um ramo de alecrim, com flores e ervas calmantes. Acenda a vela e a segure em uma mão e na outra pegue seu ramo de ervas. Assim, ande pela casa e em cada cômodo desenhe o símbolo do infinito com o ramo e mentalize a frase: “Que haja harmonia neste ambiente”.

Ao final, deixe a vela em um local junto com o ramo. Quando ela terminar de queimar pegue o ramo e sinta o que deve fazer com ele, seja colocá-lo em um vaso ou devolvê-lo para a natureza.

Esse é um dia de agradecimento. Então, sinta essa energia de gratidão e mentalize esse sentimento enquanto vive seu dia. A gratidão faz a manutenção do seu sucesso.

No mais, se sentir que precisa fazer algo ou que quer festejar essa data tão especial de outra forma, também o faça. A intuição é sua melhor aliada.

No mais, que você tenha um bom começo de primavera e que essa nova estação seja de muita gratidão e prosperidade.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário