SaúdeVida Natural

Como a meditação é importante para o desempenho profissional

1

Parar um pouco, respirar, fechar os olhos e clarear a mente, enfim, meditar: simples passos que podem tornar o trabalho um pouco mais prazeroso e focar a mente no que é necessário fazer. Vários médicos já comprovaram que a meditação é uma grande aliada para o desempenho profissional. Conhecer os benefícios desta técnica pode ser o impulso que falta para você aderir à meditação na sua rotina.

Para a jornalista Julia Zayas, a meditação é importantíssima para ajudar o ser humano no trabalho coletivo. De acordo com Zayas, nós vivemos em comunidade o tempo todo e, por isso, temos que seguir algumas regras comuns de comportamento. Às vezes, as obrigações são tantas que nos esquecemos de como agir de modo adequado. A meditação é um antídoto para isso e nos torna mais consciente das nossas ações.

“Por meio da interiorização e desprendimento da mente, meditar proporciona sensação de calma e é capaz de gerar bem-estar. A fim de minimizar incômodos diários, relaxar ajuda ao ser humano ser mais consciente”, completa Zayas.

Zayas não é a única jornalista que aponta os benefícios da meditação. Dan Harris, correspondente da ABC News, é um defensor da técnica e já realizou vários trabalhos mostrando como ela é importante para o lado profissional. Em 2014, Harris divulgou um vídeo no canal Big Think, do YouTube, falando sobre algumas vantagens (vídeo abaixo em inglês).

Harris aponta que o exercício da meditação será a próxima grande revelação na saúde e que isto é se tornará tão importante quanto as ações rotineiras da sociedade como almoçar e tomar banho. “A ciência mostra que a meditação pode melhorar seu sistema neurológico, pressão sanguínea, etc. Além disto, um estudo de Harvard mostra que doses diárias de meditação podem aumentar a área cinzenta do cérebro e diminuir o estresse humano”, afirma Harris.

O jornalista aponta também que a meditação é importantíssima para ajudar o ser humano a focar no trabalho. “Nos esportes, isto é chamado de ‘estar na zona’. Não é nada mágico, mas te ajuda a estar totalmente concentração no que você está fazendo”, completa o jornalista.

Segundo o coach Daniel Burd, a meditação vai além dos benefícios citados por Harris e Zayas: ela tem um importante papel na motivação e confiança — o que a torna ideal para o profissional de qualquer área.

Para Burd, a meditação também contribui para a disciplina. Desta maneira, quem realiza este processo diariamente sente uma valorização maior do presente e isto ajuda a não desviar a atenção do trabalho. “Ficando mais calmo e excluindo os pensamentos vagos, haverá um fortalecimento dos positivos e, consequentemente, uma maior motivação para encarar os desafios”, conclui o coach.

A importância da meditação para profissionais de diversas áreas não passa despercebida pelas empresas. Grandes companhias como Google, Nike, P&G e Apple, por exemplo, disponibilizam espaços personalizados para os funcionários meditarem. A lista é bem mais longa e o site Sonorrari mostra quais outras empresas valorizam o bem-estar de seus funcionários pela meditação.

Os atletas também sentem na pele as vantagens que doses diárias de meditação podem provocar no corpo. Bertrand Grospellier, conhecido como “ElkY”, é um exemplo disto. Competidor de poker consagrado com um grande currículo, o francês já afirmou que procura meditar e que isto ajuda muito no seu desempenho.

Não é só ElkY. No mundo dos esportes, outro exemplo famoso é o de Kevin Love. O ala-pivô do Cleveland Cavaliers, da NBA, também utiliza a meditação como importante fonte de concentração. “Meditar me deu uma nova fonte de equilíbrio, força e durabilidade”, afirma Love.

Com a valorização da meditação por parte das empresas e dos funcionários, esta técnica não é apenas uma tendência do momento. Como Harris aponta, é algo que deve revolucionar a área da saúde e estar cada vez mais presente na sociedade.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário