SaúdeVida Natural

Benefícios do escalda-pés para o organismo

Quantas vezes você já chegou em casa no final do dia com os pés inchados ou doloridos? Isso é comum devido a ficarmos muito tempo em pé ou sentado. Como nossos pés sustentam todo o peso do corpo, eles acabam sofrendo mais.

Para aliviar essas tensões dores e inchaço o recomendado é fazer um escalda-pés. Essa mistura simples de água, plantas e outros ingredientes tem o poder de relaxar e combater dores.

Como fazer um escalda-pés

Os escalda-pés era utilizado pelos povos antigos (4000 a.C.) para aliviar os pés e descansá-los depois de longas caminhadas. Naquela época eles não tinham o conhecimento que temos hoje em relação aos pés, mas sabiam que essa prática era eficiente.

Os pés, além de suportarem o peso do corpo, possuem ligações diretas com outros órgãos. Assim, quando sentimos qualquer alteração, como cãibras, é sinal de que algo não está bem. Por exemplo, as cãibras são sinais de que há má circulação, má hidratação ou que está faltando algum nutriente no organismo.

escalda-pés

Leia mais: Pés no chão, energia e saúde

Para fazer o escalda-pés, coloque água morna (36ºC a 40ºC) em uma bacia que caiba os dois pés. A água precisa ficar acima deles, para deixá-los totalmente cobertos. Agora coloque algumas ervas de sua preferência.

Se quiser, é possível pingar algumas gotas de óleo essencial e colocar sal. Escolha o óleo essencial de sua preferência ou que tenha uma propriedade que você quer. O sal é ótimo para ajudar a drenar o excesso de líquido e ajuda na diminuição do inchaço dos pés.

Agora é só colocar os pés dentro da bacia (faça isso sentado) e deixá-los submersos por 15 minutos. Para massagear os pés, coloque pedrinhas ou bolas de gude dentro da bacia. Assim, enquanto escalda, pode massagear a sola do pé.

As ervas podem ser escolhidas de acordo com suas propriedades:

  • arruda: ativa a circulação;
  • arnica: diminui a dor;
  • manjericão e calêndula: combatem frieiras e são antissépticas e antibacterianas;
  • canela, cravo e alecrim: estimulantes;
  • guiné: diminui as dores nas articulações;
  • erva cidreira, lavanda e camomila: relaxantes e estimulam o sono. Atuam também contra o nevorsismo.
 

Benefícios do escalda-pés

O escalda-pés proporciona benefícios para o corpo inteiro. Confira quais são eles:

Reduz o estresse e relaxa

Quando é acrescentado o sal na água, acontece uma melhora da bioeletricidade do corpo, que auxilia na redução dos níveis de estresse. Além disso, a própria água morna proporciona uma sensação de relaxamento.

Leia mais: 7 dicas para se desconectar e aproveitar os benefícios do banho de floresta

Reduz o inchaço nas pernas

O inchaço é provocado pelo acúmulo de líquido nos pés e nas pernas. Isso acontece quando se fica muito tempo parado em uma mesma posição, por doenças diversas, excesso de peso e gravidez. O escalda-pés ativa a circulação sanguínea e diminui o acúmulo de líquidos, promovendo o bem-estar.

Alivia o corpo inteiro

Os pés contam com, aproximadamente, 70 mil terminações nervosas que estão ligadas a diversos órgãos do corpo. Sendo assim, quando cuidamos dos pés também estamos cuidando do restante do corpo.

Outras formas de cuidar dos seus pés são andar descalço, usar sapatos confortáveis e hidratá-los. Cuidar dos pés é muito importante para o bem-estar do corpo.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário