Faça Você MesmoSustentabilidade

Banho de abelha – Saiba como fazer e ter no seu jardim

banho de abelha

Criar um jardim que seja amigo das abelhas significa mais do que apenas plantar flores. Você certamente quer atraí-las com lindas flores, mas enquanto elas estiverem em seu jardim, você vai querer dar-lhes um lugar para coletar água: uma lagoa, uma fonte ou um banho de abelha.

Um banho de abelha é um alimentador de água para esses insetos tão lindos. Ele é fácil de fazer e de cuidar, e é uma forma de agradar as suas convidadas polinizadoras. Afinal, sem os trabalhadores ocupados no jardim, você não teria tantas flores bonitas ou vegetais frescos e frutas para colher.

abelha

Leia mais: Aprenda a construir um hotel para insetos

Atrair abelhas para o jardim é uma maneira importante de mantê-lo saudável e produtivo. Você não precisa ter uma casa para abelhas nativas ou manter elas em caixas para convidar esses insetos para o seu quintal. Plantar plantas amigáveis ​​às abelhas e criar um habitat atraente para elas deve ser suficiente para recebê-las.

Por que as abelhas precisam de água?

Os apicultores sabem da importância de ter água disponível para as abelhas. Elas coletam água por vários motivos:

  • Diluir o mel – as abelhas usam a água para controlar a consistência do mel e diluir o mel que cristalizou.
  • Ajudar na digestão – assim como nós, as abelhas precisam de água para ajudar na digestão.
  • Manter a colmeia fresca – estas criaturinhas inteligentes vão adicionar água à colmeia e abaná-la com as asas, ar condicionado esfriando o espaço.
  • Alimentar os bebês – as operárias que alimentam as larvas precisam de muita água para criar a comida certa dos bebês (geleia real).

Separe um espaço no quintal ou no jardim para colocar seu banho de abelha. A ideia é criar uma fonte com água doce com lugares para as abelhas pousarem enquanto bebem e coletam água.

banho de abelha

Materiais

  • Prato raso;
  • Vaso de plantas;
  • Pedras do rio;
  • Água fresca.

Como fazer

Escolha um local no jardim, onde é protegido do vento e possua sombra. Posicione um vaso de plantas de cabeça para baixo para usar como base. Coloque um prato raso em cima do vaso. Escolha um prato que seja seguro para a água como vidro ou cerâmica, pois plásticos e metais podem penetrar na água. Distribua algumas pedras de rio ao prato. Adicione apenas água suficiente para que os topos das pedras não fiquem submersos.

Troque a água diariamente e limpe o banho de abelha semanalmente.

banho de abelha

E então, animado para fazer seu banho para abelhas? Deixe seu comentário sobre o que achou da ideia.

Traduzido de Garden Therapy.

Fonte imagem da capa: Experience Life.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário