PermaculturaSustentabilidade

Banco do tempo: porque tempo é mais do que dinheiro

banco de tempo

Barras de ouro que valem mais do que dinheiro?!

Na verdade, nosso tempo vale mais do que o dinheiro. E sabendo disso, hoje vamos falar sobre uma iniciativa pra lá de curiosa: o Banco do Tempo, um tipo de economia colaborativa organizada em nível local e que tem dado muito certo em Florianópolis e em outras cidades.

O Banco do Tempo é uma iniciativa que se espalha pelo mundo e toma lugar em diversas cidades do Brasil e em Florianópolis não foi diferente. Um movimento que tem como o princípio o desenvolvimento da economia colaborativa em um progresso social que não depende do capital para crescer e se multiplicar.

O Banco de Tempo de Floripa nasceu há alguns anos. Sua ideia é promover a troca de serviços e produtos entre as pessoas. Essa troca se dá por meio do tempo. Então, ao se cadastrar no Banco de Tempo, cada pessoa recebe 4 horas para serem utilizadas.

Cada serviço prestado para alguém, retorna em horas para o seu cadastro. Assim, quanto mais serviços fizer para outras pessoas, mais horas você soma ao seu cadastro. Essas horas podem ser gastas quando você precisar de serviços.

As pessoas são livres para oferecerem os serviços ou produtos que tem mais aptidão. Por exemplo, se você é massagista, sabe limpar pátios, sabe como cuidar de hortas, tem mudas de hortaliças ou produtos manuais produzidos por você, eles podem ser oferecidos no Banco de Tempo. Da mesma forma, se você precisar de alguém para ajudar na limpeza de sua horta, um fotógrafo ou marceneiro, pode postar no grupo e esperar que alguém ofereça os serviços.

banco de tempo

Leia mais: 8 benefícios de construir uma espiral de ervas

Atualmente, contemplada com um plano de agricultura urbana, além de outras inúmeras iniciativas públicas e privadas, Florianópolis tem seus momentos de vanguarda no cenário nacional quando o quesito é desenvolvimento humano, que deve em muito por se tratar de uma capital multicultural, sofrendo a constante influência dos nativos, visitantes e pessoas que escolheram esse paraíso para chamar de casa.

Saiba tudo sobre o Banco do Tempo navegando pelo grupo do projeto no Facebook. Lá você encontra tudo que precisa saber para fazer parte desse movimento.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário