AlimentacãoSaúdeVida Natural

Ayurveda – Conselhos de Outono para se manter equilibrado!

1

As transições das estações são datas importantes na Ayurveda, principalmente para a saúde e o bem-estar. As mudanças podem ser percebidas no dia a dia, visto que os doshas são afetados pelas alterações climáticas.

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram e Acompanhe nossas Aventuras pelo Mundo|

Alimentação e a rotina

Viver em harmonia em qualquer estação do ano está inteiramente ligado à alimentação, por isso é tão importante mantê-la adequada para cada tipo de dosha. O clima está mais ameno, com mais ventos intensos e secos, característicos do outono, que tem total relação com pessoas Vata. Existem diversos produtos que podem ajudar a equilibrar as refeições, como o Ghee e Óleo de Coco, que podem substituir os óleos comumente usados na cozinha.

Vata é responsável por todo o movimento do corpo, impulsos nervosos, eliminação de resíduos, na fala, respiração e outras funções com relação ao movimento. O seu local principal no corpo é o intestino grosso, portanto inchaço e gases são muitas vezes os primeiros sinais de agravamento. Outros sinais incluem pele seca, prisão de ventre, apetite irregular, falta de sono, stress e cansaço. Como o Outono é uma estação onde que nos deixa vulneráveis às agravações de Vata, devemos ter cuidados redobrados.

Aqui estão algumas dicas para nos mantermos equilibrados durante o Outono e início de Inverno

1. Devemo-nos focar numa alimentação quente e nutritiva, rica em bons óleos e ghee, com especiarias como gengibre e cominho. Começar por ter um café da manhã quente e nutritivo (pode ser aveia, maça cozida, etc), seguido de sopas,  legumes cozidos, chapatis, kitchari (refeição de arroz e dhal – ver vídeo abaixo) e muitos chás quentinhos de ervas.  O fim do dia pode ser feito com leite mormo vegano com gengibre, noz-moscada e um pouco de mel orgânico para ajudar no repouso.  Devemos minimizar toda a comida seca, áspera, dura e fria. Comidas e bebidas frias e geladas nunca são boas, mas devemos ter o cuidado de especialmente evita-las no Outono.

|Curta nossa Página no Facebook para mais matérias como essa |

2. Ter atenção redobrada nos cuidados com a nossa pele devido à natureza seca de Vata. Devemo-nos conceder e presentear com uma auto massagem diária com óleo de sésamo morno. Começar com as plantas dos pés e ir subindo até á cabeça massajando o corpo com movimentos amplos ao longo dos músculos e circulares em volta das articulações. Massajar sempre a zona da barriga com movimentos horários – para cima e para o lado direito e para baixo, para o lado esquerdo. Devemos deixar o óleo durante algum tempo de preferência, 10m, e depois tomar banho . Uma massagem diária ajuda também na dilatação da superfície da pele, eliminação toxinas, na movimentação da linfa.

|Leia mais: O que semear no outono por região|

3. Manter uma regularidade na hora das refeições com o almoço como refeição principal, e um jantar mais leve que deve ser o mais cedo possível. Devemos tentar nos levantar e ir dormir sempre no mesmo horário. Também, é uma boa hora para introduzir uma certa rotina no local de trabalho com pausas regulares, ir bebendo ao longo do dia chás de ervas e não trabalhar além da conta.

|Leia mais: Chás para o outono|

4. Aumentar a quietude no nosso dia a dia e ter tempo de nos conectarmos connosco. Vata é agravado por sentimentos como medo e insegurança por isso precisamos nos dedicar ao autocuidado. É também agravado pelo excesso de movimento. No outono vamos priorizar uma leve caminhada, práticas de yoga , meditação, escrita, pintura, Ser, Estar…Amar!

Um Bom Outono! 🙂

Video de como fazer o super alimento kitchari! 🙂

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário