SaúdeVida Natural

Aprenda sobre Aromaterapia no CIAROMA – o maior congresso, presencial e online da América Latina

Você já foi apresentado ao mundo dos óleos essenciais, as substâncias aromáticas extraídas das plantas? Esse é um mundo fantástico que traz inúmeros benefícios para os seres humanos, para os animais e para as plantas. Hoje em dia, muita informação tem sido difundida sobre esse assunto, e apesar dos óleos essenciais serem substâncias naturais é necessário conhecimento para utilizá-los.

Neste mês irá acontecer o CIAROMA – III Congresso Internacional de Aromatologia, o maior congresso, presencial e online, da América Latina. O CIAROMA traz em sua programação palestras com personalidades conceituadas que aplicam a Aromaterapia em distintas partes do mundo. O Congresso tem o objetivo de trocar saberes e propagar notáveis e significativos estudos voltados para o uso dos óleos essenciais e suas múltiplas aplicabilidades. O congresso é destinado a profissionais, estudantes e pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos na área de Aromatologia, Óleos Essenciais e Aromaterapia.

Se você não está familiarizado com esses termos, explicamos abaixo o que cada um deles significa:

Óleos Essenciais
Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis, extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes. Geralmente são altamente complexos, compostos às vezes de mais de uma centena de componentes químicos. São encontrados em pequenas bolsas (glândulas secretoras), existentes em diversas partes da planta, como na superfície de folhas, flores ou no interior de talos, cascas e raízes.
Aromaterapia
Aromaterapia é uma técnica que nasceu na França nas primeiras décadas do século passado, e envolve a utilização de óleos essenciais com o objetivo de equilibrar a mente, o corpo e o espírito. A palavra “aroma” remete ao cheiro e “terapia” à cura. A Aromaterapia se divide em dois grandes sistemas: a Aromaterapia inglesa, que se fixou mais no emprego dos óleos essenciais para o bem-estar, como através da massagem, inalações ou tratamentos estéticos; e a Aromaterapia francesa que além destas abordagens abrange a ingestão dos óleos essenciais e seu uso como fitoterápico.
Aromatologia
Aromatologia é o estudo científico dos óleos essenciais. Esse termo concebe todo o estudo científico dos efeitos e propriedades dos óleos essenciais, desde sua ação psicológica, aspectos clínicos, gastronômicos, estéticos e energéticos. No Brasil, existe o Instituto Brasileiro de Aromatologia, uma escola que foi fundada em 2009, sendo composta por vários professores que tem o objetivo de divulgar e promover a disseminação do uso correto dos óleos essenciais dentro de todas as suas potencialidades, tendo como base o conhecimento científico e holístico. A Instituição trabalha também apoiando projetos dentro de Universidades e Centros de pesquisa de óleos essenciais em todo o mundo.

Leia mais: Aromaterapia e seu poder de mudar as emoções

A Aromatologia, como ciência, avança a cada dia e tem aberto novos horizontes para os conceitos de saúde e bem-estar associados ao homem, aos animais e às plantas. O emprego dos óleos essenciais e das demais matérias aromáticas tem sido significativo no meio acadêmico-científico, nas mais distintas áreas (medicina, psicologia, veterinária, agricultura, etc.). Nos estudos voltados para a saúde do homem, a ação dos óleos essenciais vem sendo estudada em processos que vão desde métodos preventivos até tratamentos, e que agem sobre o corpo e a mente de forma integral. O CIAROMA foi o primeiro evento que trouxe essa temática para o Brasil, em 2012.

A 3ª edição do CIAROMA acontecerá presencialmente nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Belo Horizonte – MG. Além das palestras, a programação também conta com o lançamento de livros pela Editora Laszlo, estandes com venda de produtos e workshops com palestrantes internacionais renomados. Toda a programação poderá ser acompanhada online, com inscrições antecipadas através desse link.

Neste ano o CIAROMA traz como diferencial opções de acesso prévio, com exclusividade, do dia 16/11 ao dia 20/11, às palestras GRATUITAS que serão transmitidas online anteriormente ao evento presencial. Aqueles que adquirirem o passaporte VIP terão acesso exclusivo às palestras do evento presencial, em tempo real, e poderão vê-las depois, onde e quando quiserem.

Serão 30 palestras gratuitas e uma delas será a palestra da cocriadora do Jardim do Mundo: Natalie Andreoli. Aromaterapeuta, bióloga e educadora ambiental, dedica-se a estudar e a disseminar o conhecimento que proporcione uma vida com mais harmonia, saúde e sustentabilidade. É mestre em Biotecnologia (USP), técnica em meio ambiente e educadora ambiental (IFSC). Aromaterapeuta certificada pelo Instituto Terraflor com cursos complementares em Aromaterapia Clínica, professora em Aromaterapia certificada pela escola norte-americana “The School for Aromatic Studies” e escreve em seu site onde compartilha informações e experiências sobre educação ambiental, aromaterapia e beleza natural.

Ciaroma III Natalie Andreoli

Leia mais: Todo o poder das plantas dentro de um vidrinho: a Aromaterapia

Em sua palestra exibida durante o CIAROMA III, Natalie Andreoli apresentará os poderes curativos da Rosa damascena, seu óleo essencial e sua água floral. A rosa é uma das flores mais emblemáticas e antigas do mundo. A Rosa damascena é a espécie de rosa mais importante para a produção do óleo essencial de rosas, que tem sua produção concentrada na Bulgária, país que tem sido há anos os principais produtores mundial do óleo de rosas. Natalie Andreoli irá contar sobre sua experiência na Bulgária mostrando como o óleo essencial e a água floral da Rosa Damascena são extraídos, seus rendimentos e o porquê dos seus custos elevados.

Você sabia que as rosas só florescem por trinta dias e como o conteúdo do óleo essencial das flores decresce por evaporação à medida que o sol sobe na linha do horizonte, elas devem ser colhidas a mão, pela manhã até 24 horas depois de se abrirem?

Conhecido como o “rei dos óleos” o óleo essencial de rosas não é apenas valioso por sua difícil extração, mas também por seu poder de cura em termos farmacológicos e também emocionais. Para conhecer a fundo as particularidades e sutilezas de um dos óleos mais louvados na aromaterapia é só se inscrever através deste link.

Serão 19 palestrantes no evento presencial, sendo que 7 deles serão palestrantes internacionais:

  • Dr. Jean-Pierre Willem – O Lugar dos Óleos Essenciais no Mundo da Medicina (França). Durante o evento ocorrerá o lançamento do livro: Óleos essenciais antivirais, de autoria do Dr. Jean Pierre, pela editora Laszlo.
  • Ana Lucia Ramalho Mercê – Óleos Essenciais e Câncer: Uma Abordagem Terapêutica Inovadora e Natural. (Portugal)
  • Eva Obregon Dominguez – Da Osmoterapia À Psiconeuroimunoendocrinologia (PNIE): Abordagens Perfumadas (México)
  • Justine Crane – Hedonismo e Perfumaria Natural (Estados Unidos)
  • Marcel Lavabre – Estudo Comparativo das Múltiplas Vias de Administração dos Óleos Essenciais (França)
  • Pamela Ruiz – Aromaterapia na Cosmovisão Andina (Peru)
  • Nayana Morag – O Que os Animais Podem nos Ensinar sobre Óleos Essenciais (Reino Unido). A palestrante Nayana Morag é autora do livro Óleos essenciais para Animais, lançado este ano pela Editora Laszlo.

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA ANIMAIS

Leia mais: Colar difusor para Aromaterapia

Os óleos essenciais são canais de cura e transformação. Traduzem a expressão mais pura dos segredos e mistérios da natureza, unindo o que há de mais genuíno na sabedoria empírica milenar ao coração da ciência moderna. Disseminar o conhecimento da Aromaterapia e da Aromatologia é também fortalecer e encorajar caminhos mais saudáveis e conscientes, abrindo novas percepções para a compreensão da saúde e da natureza humana. Para obter mais informações sobre o evento e se inscrever, acesse este link.

Natalie Andreoli
escrito por:Natalie Andreoli
Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

Deixe um comentário