Faça Você MesmoPermaculturaSustentabilidade

Aprenda a fazer vela de cera de abelha na casca do limão

Vela de cera de abelha

Está quente o suficiente agora. Sombras se tornam a decoração nas nossas salas de jantar. O sol permanece, os dedos do pé se reúnem com a grama, as abelhas pairam.

O sol se põe e lá estamos, ainda comemorando o calor tão aguardado e hesitante em entrar para casa. A menos que possamos trazer o brilho dourado de um sol de primavera em nossas casas.

As abelhas transformam a luz do sol em cera; e quando queimamos velas feitas de cera de abelha, liberamos a luz novamente da cera e da abelha.

Nada proporciona o calor dourado em sua casa, como o brilho suave de uma vela. Mas quando iluminamos uma vela em nossas casas, muitas vezes estamos colocando mais no ar do que apenas um brilho dourado. Você sabia que as velas de parafina, compradas na loja, liberam toxinas no ar? E que algumas velas são feitas com mechas que contêm chumbo, que é liberado no ar e pode ser depositado em superfícies em sua casa? O que?? Não é o que você pensou que estava aceso quando colocou aquela vela aromática de lavanda na cozinha?

Eu tenho boas notícias para você. A cera de abelha é uma ótima alternativa para as velas de parafina à base de petróleo. E … não é só que as velas de cera de abelha são livres de toxinas. Mas, as velas de cera de abelha realmente funcionam como purificadores de ar naturais. Aqui vem a sua lição de ciências.

Leia mais: Aprenda a fazer um espumante de flores de sabugueiro

A cera de abelha libera íons negativos quando queimados. Os íons positivos no ar incluem bactérias, alérgenos, vírus, poeira e pólen. Os opostos se atraem. O que isso significa é que os íons negativos da cera de abelha se juntam às toxinas positivas no ar. As partículas anexadas tornam-se mais pesadas e são puxadas para o chão e para fora do ar, onde você respira. Incrível, certo?

vela

Um pouco sobre o trabalho das abelhas

As abelhas voam aproximadamente 241 quilômetros para coletar néctar suficiente para produzir 2,5 quilos de mel, apenas para secretar 0,5 quilos de cera.

Isso é surpreendente. E também é por isso, que comprar velas de cera de abelha pode ser muito mais caro do que a parafina. Evitar os produtos químicos e tóxicos de uma vela mais barata parece valer o dinheiro que investido nas velas de cera.Mas as velas de cera de abelha também queimam duas vezes mais do que as de parafina. Eu acho que o que aprendemos aqui é que a cera de abelha é uma espécie de magia dourada perfumada com mel.

Fazer suas próprias velas é fácil. E não é um projeto que vai lhe tomar a semana inteira. Dentro de algumas horas sua primeira leva de velas estará pronta.

Leia mais: Introdução e receita de tinta ecológica à base de terra

Vela com cera de abelha

Você precisará de:

  • Cera de abelha orgânica (certifique-se de que é 100%, caso contrário, poderia conter cera à base de petróleo também);
  • Limões (ou o recipiente seguro que suporte a cera quente);
  • Lascas de madeira;
  • Jornal para cobrir área de trabalho;
  • Banho-maria.

Se você não usa cera de abelha por algum motivo pessoal, pode usar ceras vegetais, como cera de palma, de soja, de coco, carnaúba ou candelila.

cera

Coloquei minha cera de abelha em cascas de limão, oferecendo um perfume cítrico sutil para o cheiro doce de mel. Se você está derramando sua cera em uma jarra ou recipiente de vidro, adicione um pouco de óleo de coco à cera de abelha derretida antes de acondicionar. A cera de abelha tem uma temperatura de fusão muito alta e o óleo de coco reduzirá a temperatura para evitar que qualquer vidro se despedace.

Quebre seu bloco de cera de abelha em pedaços e coloque em uma tigela de vidro sobre uma panela cheia de água fervente. Derreta em fogo médio.

derreter a cera

Enquanto sua cera está derretendo, prepare seus limões! Corte a metade e coloque cuidadosamente uma faca ao redor da borda para separar a polpa da casca. Passe a faca no interior como se estivesse descascando uma laranja. O interior deve estar seco e livre de qualquer polpa.

limãos

Uma vez que a cera começa a derreter, corte suas lascas e mergulhe as extremidades para revestir a base do seu pavio com cera suficiente para aderir ao fundo de seus limões.

Se você quiser adicionar um aroma natural ou aromatizante de citronela às velas, acrescente e mexa na sua cera derretida. Aqui é quando você adiciona o seu óleo de coco se estiver usando recipientes de vidro.

Quando sua cera de abelha estiver completamente derretida, despeje-a em cada limão. Mantenha o pavio firme enquanto você está derramando e até que a cera esteja endurecida o suficiente para que o pavio se mantenha em pé sozinho. Repita com cada um dos seus limões.

Coloque para esfriar e endurecer completamente – idealmente 6-12 horas. Eu acendi o meu na mesma noite, mas suas velas vão durar muito mais se tiverem com a cera bem endurecida.

Essas pequenas belezinhas caseiras vão deixar sua casa aromatizada e adorável e, ao mesmo tempo, purificam o ar.

Traduzido e adaptado de Twine & Table

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário