ReceitasVida Natural

Aprenda a fazer uma saborosa geleia de maracujá com manga

geleia de maracujá com manga

 

Geleia, quem não gosta?!

Você tem maracujá e manga aí na sua geladeira dando sopa? Que tal fazer uma geleia rápida, fácil e deliciosa com eles?

No mercado existem diversos sabores  de geleias, para todos os gostos, mas nada como poder fazer a sua geleia caseira, que ainda pode ser orgânica, já que ela já será natural e sem conservantes!

Bora aprender a fazer uma geleia de maracujá com manga?

Ingredientes:

  • 2 mangas maduras;
  • 3 maracujás (pequenos a médios);
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara;
  • 2/3 de água.

Preparo:

  1. Descasque e corte a polpa da manga em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com os 2/3 de água e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando e amassando com uma espátula até que vire um purê;
  2. Corte o maracujá e junte as polpas ao purê de manga. Acrescente o açúcar e mexa bem. Continue cozinhando em fogo baixo por mais 25 minutos, até engrossar e ficar com uma consistência de gel, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo e nas laterais da panela;
  3. Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para potes esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche os potes com a geleia ainda quente para formar vácuo, o que ajudará na conservação e durabilidade da mesma.

Dicas:

Reutilize potes: os próprios potes de geleias que são vendidos no mercado podem ser reaproveitados, bem como os de palmito, azeitonas, etc. Se bem esterilizados não há nenhum problema!

Como esterilizar os potes: Lave-os bem, tanto o pote quanto a tampa. Coloque numa panela com água o suficiente para cobri-los e ferva por cerca de 10 minutos (o pote destampado!). Após esse tempo, retire-os da panela com o auxílio de um pegador ou colher e coloque em cima de um pano limpo, preferencialmente esterilizado. Muito cuidado para não se queimar! Não toque com as mãos nas partes internas do pote e da tampa, isto é importante para não contaminar. Em seguida já coloque a geleia pronta, para que não perca a esterilização.

Onde armazenar: a geleia caseira deve sempre ser guardada na geladeira, pois ela não possui conservantes como as industrializadas.

[Aprenda como preparar geleia de bergamota caseira]

Durabilidade: Com os potes devidamente esterilizados, a geleia devidamente refrigerada e sem a contaminação por outros produtos (evite utilizar a mesma espátula que utilizou, por exemplo, a manteiga) ela poderá ficar até 1 mês na geladeira, após aberta.

Como escolher o tamanho das frutas: Use do seu bom senso, o maracujá é azedo e se você colocar mangas pequenas e maracujás com muita polpa, certamente sua geleia ficará mais azeda e o contrário também vale, mangas muito grandes e pouco maracujá, prevalecerá o gosto da manga. Tente encontrar um equilíbrio.

E agora o mais importante: Bom apetite!!!

Thais Ferreira
escrito por:Thais Ferreira
Libriana, mineira, vegetariana, sempre descabelada e roceira de coração! Tenho necessidade de montanhas, cachoeiras e sentir a brisa do fim da tarde de outono. O simples me encanta. Me interesso por yoga, bike, permacultura, cães, pessoas, sagrado feminino e gentilezas. Buscadora de conhecimentos, cachoeiras e pores-do-sol. Prezo a liberdade e a justiça. Formada em direito, mas na veia tenho mesmo é o sangue ambiental. A frase que carrego comigo: “Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível”, pois acredito que o amor e a gentileza podem mudar o mundo!

Deixe um comentário