Horta OrgânicaSustentabilidade

Aprenda a fazer adubo orgânico de casca de banana

A banana é muito produzida no Brasil, sendo que as regiões nordeste, sudeste e sul são as maiores produtoras. É difícil ir em uma feira e não encontrar essa fruta tão deliciosa. E além da fruta, é possível aproveitar sua casca para fazer adubo orgânico. E é isso que vamos aprender hoje!

O adubo da banana é rico em potássio e fósforo, nutrientes ótimos para o solo e para o desenvolvimento de plantas. Então, comece guardando as cascas das bananas que for comer.

casca de banana

Ingredientes:

  • 5 cascas de banana;
  • 1,5 litro de água;
  • 1 garrafa de plástico (com capacidade de 1 litro);
  • 1 panela.

Pique as cascas em pedaços pequenos e coloque-as em uma panela com 1 litro de água. Leve a panela ao fogo por 15 minutos. Ao final do tempo, desligue o fogo e deixe a água esfriar.

Você vai perceber que parte da água terá sumido. Isso porque, a casca da banana absorve bastante água durante o cozimento. Outra coisa que irá perceber é o fato de a água ter ganho uma cor acastanhada, o que é normal por conta da casca da banana.

Quando a água estiver fria, coe e reserve. As cascas podem ir para a sua composteira. Agora adicione à água mais 500 ml e guarde na garrafa de plástico.

Na hora de usar o adubo nas plantas ele deve ser misturado na seguinte proporção: 1 parte de adubo para 5 partes de água. E faça a adubação somente uma vez por semana.

Este adubo é ótimo para quando as plantas estão começando a florir.

adubo orgânico

Você também tem uma receita de adubo caseiro? Então compartilhe com a gente nos comentários.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário