PermaculturaSustentabilidade

A importância da orientação solar na construção de casas e hortas

orientação solar

Você já pensou que a orientação solar pode influenciar no modo como você vive, na economia de energia e na produtividade da sua horta? O nosso Sol é uma importante fonte de energia e calor, por isso ele deve ser levado em consideração na hora de construir sua casa ou horta.

O que é orientação solar?

As estações do ano existem por conta da inclinação da Terra e da sua translação em torno do Sol. Dessa forma, em certos períodos do ano, partes do planeta recebe mais ou menos luz solar. Confira o vídeo abaixo para entender melhor:

Sendo assim, quem está no hemisfério sul vai observar no céu que a trajetória do Sol se deslocou para o norte no inverno e para o sul no verão. Já quem está no hemisfério norte, observa exatamente o contrário.

Como se pode ver na imagem abaixo, a parte norte da casa é a que recebe os raios solares durante todo o ano, diferente do que acontece com o lado virado para o sul.

orientação solar

Leia mais: Casal constrói casa biosustentável no Oeste de Santa Catarina

Como ela influencia no modo de vida?

Como se pode ver na última imagem, dependendo de onde está localizada a casa, há sempre um lado que vai receber mais luz solar durante todo o ano. Sendo assim, é preciso pensar sobre isso antes de construir uma nova casa. Ao construir tente aproveitar a luz do solar, assim é possível economizar com energia e aquecedor durante o inverno.

Isso pode ser feito, fazendo com que a maior quantidade de janelas e os principais cômodos fiquem voltados para o norte. Isso faz com que a luz entre e aqueça o ambiente, assim, no inverno não precisará tanto do aquecedor elétrico. Outra questão é que dificilmente precisará acender as luzes durante o dia, já que o ambiente vai estar iluminado de forma natural.

Porém, é preciso pensar que no verão, por conta dessa disposição dos cômodos e janelas, a casa irá aquecer mais. Para que não fique abafado crie um bom sistema de ventilação. Nas casas feitas com adobe, superadobe ou cob, pode ser feito um telhado verde, que auxilia na manutenção da temperatura interior e também na acústica. Já em casas convencionais, pode resolver essa questão com brises soleils.

Além da questão econômica, a luz solar dá um ar mais aconchegante e também pode influenciar no humor. Quem aí também fica mais cabisbaixo com os dias nublados e mais alegres com os dias ensolarados? Isso é comprovado por estudos científicos, que dizem que a falta de luz solar pode causar alterações químicas. Entre elas, temos a baixa na produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o sono, o humor e o apetite.

telhado verde

Leia mais: Bioconstrução em 9 passos simples

Como ela influencia na produtividade da horta?

Além da disposição da casa, é preciso pensar na disposição da horta, caso você queira ter uma. Isso porque, ela precisa pegar luz solar. Então observe qual área ao redor da casa costuma pegar melhor o Sol durante todo o ano e, assim, comece a criar a sua horta.

É preciso que, pelo menos, o Sol da manhã chegue até as plantas, pois ele não é tão forte e fornece os nutrientes que elas precisam. Caso a horta seja carente em luz solar é possível que ela não produza tão bem ou que suas plantas não se desenvolvam bem.

Então, a partir de agora, observe o Sol antes de construir ou plantar!

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

2 Comentários

  • Olá Charlene! Tenho recebido suas postagens e acho bem interessante essa forma de divulgação da Permacultura, mas é preciso cuidado para não cair no descrédito sobre o que a permacultura preconiza.
    Houve um equívoco nesse post sobre a influência do sol nas construções e hortas. No parágrafo em em fala sobre a inclinação do sol no hemisfério sul, é exatamente ao contrário. No inverno o sol está mais ao norte e no verão, mais ao sul. Por estar mais próximo do hemisfério sul, no verão, as temperaturas são mais altas por aqui.
    Espero ter contribuído de alguma forma.
    Saudações!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: