Sustentabilidade

6 plantas que são repelentes de insetos

repelente

Algumas plantas têm o poder de afastar insetos, por isso é sempre bom mantê-las perto de casa e até usá-las para preparar repelentes naturais. Isso acontece porque o óleo essencial delas, apesar de ter um aroma agradável ao ser humano pode ser repulsivo para insetos e até animais. Porém isso não quer dizer que ele não vão aparecer mais em sua casa por conta de plantar um pé de alecrim ao lado da porta, mas eles vão diminuir.

Confira abaixo, 6 plantas para se ter em casa que são repelentes de insetos.

1. Manjericão

majericao

O manjericão repele moscas e mosquitos. Por isso, tenha ele ao redor de casa para ajudar a mantê-la longe desses insetos. Ela também pode ser transformada em uma solução em spray. Para isso, faça um chá com suas folhas, contendo 120 ml de água. Coe e misture com 120 ml de vodka. Coloque em um frasco e borrife em suas plantas.

2. Alecrim

Esta planta é ótima para espantar mosquitos e pernilongos. Além disso, ela consegue afastar gatos de locais que eles não são desejados, como a caixa de areia das crianças. Para isso, espalhe algumas folhinhas de alecrim pela caixa.

3. Citronela

citronela

A citronela é um excelente repelente, tanto que seu óleo é utilizado em velas e em repelentes naturais de insetos. Quando está plantada no jardim ela é ótima para espantar formigas, mosquitos e moscas.

Também é possível utilizar as folhas para fazer chá e utilizar para a limpeza da casa e passar pelo corpo.

4. Lavanda

lavanda

Além de ter um aroma incrível e poder ser utilizada na decoração, a lavanda pode repelir moscas, mosquitos, pulgas e traças. Para isso, pendure feixes da planta pela casa, além de fazer sachês para colocar dentro das gavetas. Assim, elas vão aromatizar e deixar sua casa longe dos insetos.

5. Hortelã

hortela

A hortelã espanta formigas e mosquitos. Por isso, plante ela em vasos e coloque em torno da casa ou na horta.

6. Crisântemo

crisantemo

O crisântemo é ótimo para repelir mosquitos, baratas, besouros e moscas. Isso porque ele é composto pela piretrina, um inseticida natural. Para usá-lo, basta ter vasos da planta ao redor de casa ou esfregar as flores na pele e, assim, evitar picadas.

Agora que você já sabe como espantar os insetos com plantas, diminua ou evite o uso de inseticidas convencionais. Se eles conseguem matar insetos, provavelmente também não fazem bem ao nosso organismo.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário