ReflexõesSustentabilidade

6 motivos para você comprar artesanato

comprar artesanato

Você quer comprar uma lembrança para sua amiga, quando se depara com aquela feira de artesanatos logo ali na frente. Aí vem o pensamento: “comprar um artesanato ou ir numa loja com produtos feitos em grande escala?”.

Essa é uma pergunta interessante. Pois, qual é a diferença de comprar de um artesão e de uma marca que faz produtos em série? Bom, vamos analisar e ver o porquê que comprar artesanato é um ato nobre.

Artesanato

Um artesanato não é um simples objeto produzido por uma pessoa. Por trás dele há toda uma dedicação, desde os estudos e tentativas de se chegar a aquela peça, até o tempo dedicado para a sua criação.

Há vários motivos pelos quais as pessoas precisam comprar mais artesanato, confira alguns:

1. Fomentar a economia local

Ao comprar de um artesão da sua cidade, você está contribuindo para a economia local. Isso permite que o artesão continue produzindo e seu dinheiro não vai parar na mão de grandes empresários.

2. Valorização da arte local

Em quase toda cidade que você visitar vai encontrar artesãos locais. Ao comprar produtos deles, seja para presente ou para você mesmo, está valorizando a arte feita naquela região. Está valorizando o tempo e a dedicação dos artesãos.

3. Comprando mais que uma simples peça

O artesanato não é um simples objeto feito à mão. O artesão dedica seu tempo em cada uma das peças, além de envolver seus sentimentos nessa fabricação. Cada trabalho é pensando, inclusive, no bem estar e na alegria do cliente que comprará seu artesanato.

4. Compra consciente

As lojas normalmente vendem o Fast Fashion, que são peças produzidas em grande escala, com o intuito de lucrar. O artesanato vai totalmente contra essa lógica.

Quem faz artesanato não pensa em ficar rico, mas sim, faz porque gosta do que faz. Isso não quer dizer que ele não quer vender suas peças para se sustentar. É importante ter o lucro para poder viver, mas é mais importante fazer o que ama.

Pratique a compra consciente, pratique o Slow Fashion, compre de quem faz.

5. Peças únicas

Por não ser uma produção em série, logo as peças artesanais são únicas. Essa exclusividade dá todo um charme a mais ao artesanato, onde cada peça é feita exclusivamente para seu cliente.

6. Crie o hábito de ir em feiras

Ao ir em feiras artesanais você está incentivando os artesão a continuarem produzindo. Essa é uma atitude de quem gosta de artesanato e de quem quer contribuir com a cultura local.

Não deixe que a arte local se perca ou que os artesãos desistam de fazer o que amam.

As peças da Energias da Floresta são exemplos de artesanatos. Suas peças são feitas 100% artesanalmente. Dentre elas, podemos destacar acessórios, como pulseiras em macramê, colares com cristais de quartzo e colares com pingentes de garrafinha. Além disso, pode-se encontrar os filtros dos sonhos.

Colares artesanais

Pulseiras artesanais

Filtro dos sonhos

Se você gostou das peças é só entrar em contato pela página Energias da Floresta e fazer sua encomenda.

Dê valor ao artesanato. Compre de quem faz!

 

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe um comentário