EntretenimentoFilmes e Documentários

6 Filmes sobre mulheres fortes e inspiradoras

filmes sobre mulheres

Mulher, guerreira, mãe, filha, sábia, intuitiva, resiliente, forte e todos os demais adjetivos que a fazem viver nesse mundo, onde lutamos por igualdade. Dia 08 de março é considerado o dia Internacional da Mulher. Essa data é muito importante para firmarmos nossa existência e para lembrar que a luta continua.

A indústria cinematográfica criou vários filmes sobre mulheres reais reais, contando sua história e a busca por seus direitos e sonhos. Além de criar mulheres fictícias, que também buscavam pelo seu lugar nesse mundo.

Levando em consideração esse dia tão importante, separamos 6 desses filmes para você assistir e se inspirar em cada história. Confira:

1. As Sufragistas (2015)

As sufragistas

As Sufragistas retrata um movimento de luta pelo direito ao voto que aconteceu no Reino Unido, no começo do século XX. Na verdade, o movimento se espalhou pelo mundo, poderem as mulheres estavam percebendo que a estratégia pacífica não estava surtindo efeito. Foi então, que um grupo de mulheres, no Reino Unido, se uniram e começaram a protestar, indo para as ruas e fazendo a revolução acontecer.

O filme foca nesse grupo de mulheres, e mostra a realidade do movimento, da pressão política e familiar, impondo para a mulher voltar para o lar e ser sujeita à opressão masculina. O filme mostra a força que as mulheres têm se se unirem por um bem comum.

Leia mais: Mulheres vivem mais em contato com a natureza

2. Que horas ela volta? (2015)

Que horas ela volta?

A luta de uma mulher por querer o melhor para filha a faz sair do nordeste, indo para o sudeste para trabalhar como empregada doméstica na casa de uma família rica. Porém, sua filha fica morando com o avô no nordeste. Essa é uma história comum no Brasil, basta trocar os personagens ou modificar levemente a estrutura.

Nesse filme brasileiro, Val é a mãe que vira a empregada doméstica e, apesar de, trabalhar a mais de 10 anos na mesma casa e morar na residência, nunca tomou banho de piscina, dorme num quartinho nos fundos e come em mesa diferente dos patrões. Essa relação, considerada normal pelos envolvidos é questionada quando sua filha Jéssica vem do nordeste passar um tempo com a mãe para fazer o vestibular.

3. Frida (2003)

Frida Kahlo

Quer um exemplo de mulher forte? Então conheça a história de Frida Kahlo.

Frida era pintora e é considerada a primeira artista surrealista da América Latina. Sua vida foi recheada de tragédias e nem por isso ela se deixou vencer. Quando jovem contraiu poliomielite e anos depois sofreu um grave acidente. Ambos acontecimentos deixaram sequelas pelo resto de sua vida. Além disso, quando adulta, sua vida amorosa foi um tanto complicada. Mas Frida era uma mulher forte que mesmo com tantas dificuldades se tornou uma grande pintora.

O filme faz um apanhado geral, desde a infância até sua vida adulta, passando por várias fases e dificuldades.

Leia mais: 5 Documentários sobre mulheres revolucionárias

4. Coco antes de Chanel (2009)

Coco antes de Chanel

Aqui está outra mulher de garra e que lutava por seu lugar: Coco Chanel. Gabrielle “Coco” Chanel cresceu, junto com sua irmã, em um orfanato. Ao crescer, ela começou a dividir seu tempo entre a alfaiataria e o trabalho de cantora em um cabaré. Porém, através de seu protetor Étienne Balsan, ela começou a produzir peças masculinas e, por fim, a lançar coleções com toques únicos, inserindo detalhes masculinos em peças femininas. A própria Coco passou a usar calças, camisas e deixar de lado os espartilhos. Ela  revolucionou a moda de seu tempo e inventou a mulher moderna.

5. Orgulho e Preconceito (2005)

Orgulho e Preconceito

Em uma época em que as mulheres deviam dedicar suas vidas a ter um futuro marido, Elizabeth vai pelo caminho oposto, não se importando muito com esse objetivo. Seus pensamentos sobre casamento, moral e educação vão contra o que a sociedade pensa, defendendo até o fim seus pensamentos. Porém, ela sofre pressão da sua mãe e irmãs para achar um marido.

Nesse meio tempo, ela conhece Darcy, um homem introvertido e porém carismático. A relação entre os dois é o foco do filme, e podemos dizer que é uma relação de orgulho e amor.

Leia mais: Conheça a mulher que há 30 anos vive de maneira autônoma na natureza

6. Erin Brockovich – Uma mulher de talento (2000)

 Erin Brockovich - Uma mulher de talento

O filme é uma biografia de Erin, uma mulher que era mãe de 3 filhos e trabalhava em um escritório de advocacia. Em meio aos papéis, ela descobre que a água de uma cidade está sendo contaminada por uma empresa e resolve investigar o caso. Depois de algumas conversas com os moradores e de alguns papéis encontrados, ela resolve levar o caso à justiça, já que a empresa que está contaminando a água está tratando essa situação com descaso.

Você sentiu falta de algum outro filme que retrate esse universo de luta das mulheres? Se sim, deixe nos comentários.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

2 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: