ReceitasSustentabilidade

5 Receitas práticas para uma segunda-feira sem carne

Captura de Tela 2019-02-11 às 11.28.58

Você já ouviu falar da Segunda Sem Carne?

Basicamente, a proposta é tirar do cardápio, por pelo menos um dia da semana a carne e outros alimentos de origem animal. A campanha é da Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

O objetivo é incentivar a redução do consumo de carne e, consequentemente, o aumento do consumo de leguminosas, frutas, cereais e verduras, como recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. Também há a preocupação com os animais, é claro.

Às vezes, é difícil ter ideias para o cardápio de cada dia. Se você é vegano ou apenas quer diminuir o consumo de carne em sua rotina, aqui vão 5 sugestões práticas, rápidas e deliciosas para testar na sua cozinha.

Sopa de abóbora com sementes

Sopa de Abóbora

Esta receita é bem simples: refogue numa panela uma cebola e alho picados na manteiga ghee e, quando dourar, acrescente a abóbora em pedaços. Quando estiver macia, bata tudo no liquidificador, acerte o sal e pimenta e sirva com salsinha e sementes de sua preferência.

Leia mais: Almôndegas de Aveia e Cogumelos

Batata rösti

Batata Rosti

A batata rösti é uma receita clássica da Suíça e eleva a batata para outro nível. Primeiro, cozinhe as batatas sem casca até ficarem al dente, ou seja, nem muito macias nem duras. Depois, interrompa o cozimento escorra as batatas na água fria, rale e tempere a gosto usando pimenta, sal, tempero verde. Em uma frigideira aquecida, coloque um pouco de óleo, achate e molde uma espécie de panqueca grossa, depois é só selar bem dos dois lados.

Moqueca de banana da terra

Moqueca de Banana

A moqueca de banana da terra segue a linha das moquecas de peixe, mas você vai substituir a carne pela fruta, dispensar as batatas e investir mais nos pimentões e cebolas. Em uma panela, refogue cebola, alho, pimentões verde, vermelho e amarelo cortados em rodelas com um fio de azeite. Quando dourar, acrescente o leite de coco e as bananas cortadas em rodelas. Finalize com coentro, azeite de dendê ou azeite de oliva, sal e pimenta a gosto.

Leia mais: Sal Aromatizando com laranja, lima e limão

Lentilha indiana

Lentilha Indiana

Esta lentilha nada mais é do que uma forma de temperá-la inspirada na cozinha indiana. Primeiro, cozinhe a lentilha com sal até que fique macia. Quando estiver quase pronta, misture leite de coco, curry, gengibre ralado, tomate picado e coentro. Você pode também deixá-la mais picante, colocando uma boa porção de pimenta da sua preferência e finalizando com castanhas e salsinha.

Cuscuz com vegetais

Cuscuz Marroquino

O cuscuz marroquino é bem parecido com a quinoa e o arroz. Primeiro, cozinhe o cuscuz com louro e alecrim. Enquanto isso, corte berinjela, cenoura, cebola roxa e pimentão vermelho em cubos grandes e leve ao forno com azeite e sal, tampando com papel alumínio. Quando ambos estiverem prontos, misture tudo em uma frigideira, acertando o sal e a pimenta.

Leia mais: Chocolate Quente com Leite de Amendoim

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe um comentário