Sustentabilidade

5 razões para você parar de usar canudos plásticos

canudos

Um estudo científico estimou que em 2050 pode haver mais plástico nos oceanos do que peixe. Estima-se que 10 milhões de toneladas de materiais plásticos cheguem aos oceanos anualmente, sendo que destes mais de 100 mil toneladas sejam de canudos plásticos.

Os canudos plásticos descartáveis são produzidos a partir de polipropileno ou poliestireno, derivados do petróleo, e podem levar até 400 anos para que se decomponham. Assim como outros lixos marinhos, eles chegam aos oceanos em função do descarte inadequado, sendo carregados pelos ventos ou pelas chuvas indo parar nos rios ou diretamente indo para o mar. Ao longo desse percurso podem se decompor em pedaços menores, formando microplásticos, que são muito prejudiciais à vida marinha e também aos seres humanos.

Neste artigo listamos 5 razões para você repensar o uso dos canudos plásticos e ajudar a reduzir essa quantidade de lixo.

Leia mais: Poluição por microplásticos é encontrada em organismos no mar profundo

1. Alguns materiais ainda podem ser tóxicos

Alguns canudos de plástico ainda estão sendo feitos com materiais potencialmente tóxicos ou carcinogênicos. E mesmo que os canudos sejam rotulados como “livres de BPA” (Bisfenol A), eles ainda podem conter o produto químico.

2. Plástico não é biodegradável

Mesmo que muitos canudos plásticos descartáveis ​​sejam feitos de materiais recicláveis, eles podem ser difíceis de reciclar. De acordo com o movimento americano For a Strawless Ocean (Por um oceano livre de canudos), os canudos plásticos são muito leves para reciclagem e passam pelas esteiras classificação e acabam em aterros sanitários (Isso quando as pessoas colocam os canudos na lixeira).

O plástico pode permanecer no meio ambiente por mais de 2.000 anos, porque (a maioria) dele não é biodegradável. Assim, o canudo plástico que você usou na bebida por 15 minutos permanecerá no ambiente por gerações.

Na verdade, é provável que cada canudo plástico que você usou em sua vida ainda exista no ambiente em algum lugar. Apenas está se degradando até virar microscópico. Até mesmo a queima desse lixo gera emissões nocivas de dioxinas que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Leia mais: Campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente visa combater a poluição por plástico nos oceanos

3. Canudos poluem o oceano

Por várias razões diferentes, os canudos plásticos frequentemente acabam indo parar no oceano porque estão espalhados na praia, são soprados das latas de lixo, ou carregados pelas tempestades, entre outras razões. Estudos preveem que até 2050 haverá mais plástico no oceano do que peixes, considerando a quantidade por peso. Por causa de seu pequeno tamanho, os animais aquáticos podem confundir pedaços de plástico com comida e ingeri-los, o que pode acabar sufocando-os.

canudo oceano

4. As pessoas e os animais podem se machucar

Milhares de pessoas acabam indo parar no pronto-socorro a cada ano por causa de lesões relacionadas à canudos. Estamos falando de contusões, escoriações, feridas na boca, ferimentos nos olhos… No caso dos animais, o canudo plástico pode entalar na narina deles, como aconteceu com essa tartaruga marinha. Esse vídeo triste mostra os pesquisadores retirando o canudo de dentro da narina da tartaruga.

5. Canudos são um desperdício

Em média, uma pessoa usará 38.000 canudos em 60 anos. Isso significa que 500 milhões de canudos são usados ​​todos os dias. E isso é apenas nos Estados Unidos da América. Não é de admirar que 100 mil animais marinhos e um milhão de aves morram a cada ano devido ao consumo de plástico.

canudos plásticos

O que podemos fazer?

Para fazer uma mudança, é simples, você pode pedir a sua bebida sem canudo. É preciso lembrar de pedir isso no momento em que você pede a bebida. É uma questão de hábito. Não parecer que você pode salvar o planeta sozinho, mas pequenos hábitos como esse ajudam a aumentar a conscientização e sua influência pode se espalhar facilmente. Um pequeno gesto pode ter um impacto enorme. Espero que você tenha dados suficientes para defender sua decisão.

E compartilhe a informação! Se alguém perceber que você não está usando um canudo, deixe-os saber o motivo. E para muitas pessoas, o uso de canudos plásticos não afetará sua qualidade de vida. Claro, existem exceções, e algumas pessoas precisam de canudos. Mas para todos que podem viver sem eles, imagine o impacto que isso teria no meio ambiente se todos parássemos de usá-los.

E se você não está pronto para desistir inteiramente de canudos, há muitas de opções de canudos reutilizáveis ​​por aí. Bambu, aço inoxidável, papel, silicone, vidro tratado, etc. Para resumir, se você quer que o futuro seja mais saudável, agora é a hora de desistir de usar canudos plásticos descartáveis ​​para sempre. E convide seus amigos a fazer o mesmo.

Traduzido e adaptado de: 5 reasons you should stop using plastic straws.

Imagem destaque: rfi.

Natalie Andreoli
escrito por:Natalie Andreoli
Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

2 Comentários

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: