EntretenimentoFaça Você MesmoReflexões

4 canais de mulheres que ensinam a como fazer manutenções e reformas

Mulheres Construindo

As manutenções domésticas, construções e acabamentos da casa ainda não são coisas pra qualquer um, quiçá para mulheres, certo? Engano seu! Quem desmistifica essa afirmação machista são algumas mulheres que botaram literalmente a mão na massa e fizeram das atividades algo simples, e toparam compartilhar o conhecimento pela web.

Muitas mulheres elogiaram a ideia e contaram nos comentários do youtube episódios de constrangimento ao receberem funcionários do sexo masculino em casa.

“Ao pedir desconto ao montador de móveis fui sexualmente assediada.” Marília Alencar

“Estava sozinha em casa quando o entregador chegou para trocar o gás. Ele perguntou se o amigo com quem eu dividia o apartamento havia saído e se eu estava só. Me senti ameaçada pela forma como ele falou, pelo fato de estar sozinha. Nada de mau aconteceu naquele dia, mas depois desse episódio não parei de pensar em como seria melhor se existisse um serviço de entrega feito por mulheres.” Ana Luisa Correard 

“Ao partir o encanador me disse que não cobraria pelo próximo trabalho caso ele pudesse ficar um pouco mais na minha casa.” Paola Cunha

|Siga o Jardim do Mundo no Instagram|

Paloma Cipriano

Youtuber mais famosa nesse ramo, a jovem mineira ostenta quase 370 mil inscritos em seu canal. Nele, Paloma ensina desde como utilizar ferramentas, até como instalar um vaso sanitário e fazer chapisco rolado.

Nascida e criada em um ambiente de construção, Paloma fez um curso de alvenaria e acabamento aos 16 anos. Um tempo depois, decidiu publicar em seu canal algumas reformas e reparos que realizava na própria casa.

| Leia mais: 5 Motivos para Assistir a Série Anne with an E|

A partir do retorno positivo, percebeu que tinha potencial para ajudar muita gente. Com muita paciência e didática, a mineira publica vídeos toda semana, e seu canal se tornou uma referência para quem quer aprender a realizar consertos na casa.

Mana – mulher conserta para mulher

Mana é, na verdade, uma empresa de manutenção residencial feita somente por mulheres. Ela surgiu depois que Ana Luisa, fundadora, sofreu um caso de assédio de um prestador de serviço que foi até sua casa.

Mas além da empresa, as sócias Ana e Katherine também têm um canal no YouTube, com várias dicas de conserto para a casa. Os assuntos permeiam, sobretudo, tópicos relacionados à construção civil.

|Curta nossa página no facebook |

Tem vídeo ensinando a fazer reboco, assentamento de piso e parede de tijolo à vista, por exemplo. Os vídeos são rápidos e explicativos, e a ideia das fundadoras é de que seja criada uma autonomia nas mulheres que as assistem, para que elas possam realizar os reparos sem depender de ninguém.

Mulher no conserto

Mão na massa com muito humor: esse é o slogan do canal de Teca Matos. E ele realmente faz sentido. Os vídeos de Teca explicam sobre os consertos da casa de forma bem leve e divertida.

| Leia mais: 6 Filmes Sobre Mulheres Fortes e Inspiradoras|

Os assuntos abordados por ela são mais simples mas, ainda assim, geram bastante dúvidas. Ela ensina, por exemplo, como desentupir a pia, trocar a resistência do chuveiro e pregar um prego na parede.

O mais interessante é que Teca também não é nenhuma expert no assunto, então ela ensina enquanto aprende. No vídeo em que ela mostra como trocar a resistência do chuveiro, por exemplo, é a primeira vez em que ela mesma realiza o serviço. Isso ajuda a mostrar que qualquer um consegue realizar esses pequenos reparos.

A casa eh sua

O canal da Mariana tem o objetivo de ensinar diversas decorações para a casa, fazendo uso de materiais recicláveis. Mas para fazer tudo isso, é preciso também saber manusear ferramentas e fazer alguns pequenos consertos.

É por isso que ela criou uma playlist só de reparos para a casa. Nela, a Mariana explica como usar uma furadeira como parafusadeira e como arrumar uma maçaneta solta, por exemplo.

|Leia mais: 6 Livros que Inspiram Mulheres a Viajarem Sozinhas|

Além da playlist específica, todo o canal mostra algumas dicas bastante interessantes para realizar, sozinha, decorações em toda a casa. Os vídeos são bastante didáticos, e ensinam atividades como pendurar vasos nas paredes e pintar o guarda-roupa.

Atualmente as meninas também começaram a dar cursos para outras garotas. Se você ainda tem medo ou não sabe como começar fique de olho nas páginas. Em cada um dos canais há mais informações sobre o que elas ensinam e oferecem. Mãos à obra!

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

1 Comentário

  • Gostei das dicas, sou mulher e gosto de consertar coisas, antes não me interessava pelo assunto, quando quebrava algo em casa, logo chamava algum homem. Hoje, vejo que meu interesse me trouxe mais autonomia, além de conhecimento. Sempre ajudo minhas amigas nesse quesito, acho que todas nós devemos aprender essas tarefas.
    Parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: