SaúdeVida Natural

13 hábitos para praticar todos os dias e mudar a sua vida

hábitos

Por que um dia importa? Por que o que você faz hoje importa no projeto de toda a sua vida? Porque a nossa vida é composta de dias. Dias como hoje.

O poeta Heráclito disse que “um dia é igual a todos os dias”. Com isso, ele quis dizer que todo dia tem o mesmo comprimento, composto pela mesma quantidade de horas, o mesmo nascer do sol e pôr do sol. 

No entanto, ele também quis dizer isso no sentido de que os filósofos sempre quiseram dizer a mesma ideia – que se você conseguir ter um dia certo, você tem uma chance de acertar sua vida (e que você deve tentar acertar hoje, porque não há nenhuma garantia do amanhã). Ou como colocou maravilhosamente Aubrey Marcus no título de seu novo livro: ” Seja o dono do dia, seja dono da sua vida”.

Aqui estão 13 hábitos que você pode fazer e pensar todos os dias para mudar seu dia e, por extensão, sua vida também. Alguns são mais fáceis que outros, mas cada um é importante.

1.Prepare-se para as próximas horas do seu dia

Toda manhã você deve preparar, planejar e meditar sobre como pretende agir nesse dia. Não faça as coisas sem planejamento. Não seja reacionário. Tenha um plano. 

O imperador Marco Aurélio levantava-se de manhã e fazia seu diário ─ preparando-se para o que provavelmente enfrentaria nas próximas horas. Pensava nas pessoas que provavelmente enfrentaria, nas dificuldades que encontraria e naquilo que ele sabia como responder. 

O período da manhã é o momento perfeito para registrar e usar as páginas desse diário para se preparar para um dia de sucesso. Lembre-se: se você fizer o planejamento difícil pela manhã, nada pode acontecer durante o dia, contrariando sua expectativa ou que seja difícil de lidar.

hábitos

2. Faça uma caminhada

Durante séculos, os pensadores andaram muitos quilômetros por dia porque precisavam, porque estavam entediados, porque queriam fugir das piores cidades em que viviam, porque queriam que seu sangue corresse. No processo, descobriram um efeito colateral importante: limpava a mente e ajudava-os a fazer um trabalho melhor. 

Como Nietzsche diria mais tarde: “São apenas as ideias adquiridas durante uma caminhada que valem a pena”. Você deve fazer uma caminhada todos os dias, não apenas pelo exercício, mas pelos benefícios filosóficos e psicológicos. 

Experimente a natureza. Experimente a tranquilidade do mundo ao seu redor. Faça uma pausa. Se você estiver ocupado demais, faça várias tarefas ao mesmo tempo. Faça o seu telefonema em movimento ao redor do estacionamento. Saia do ambiente fechado e se movimente.

Leia mais: 3 formas de gerir sua energia com sabedoria

3. Faça o trabalho profundo

Muito do nosso dia é gasto na superfície. Apenas passando rapidamente sobre isso e aquilo. Vagamente prestando atenção a essa conversa ou aquela. Não é para isso que fomos colocados aqui. 

Você precisa reservar tempo ─ de preferência uma hora ou mais por dia ─ para o que Cal Newport chama de “trabalho profundo”. O tipo de concentração intensa e foco cognitivo em que o progresso real é feito ─ seja lá o que for que tenhamos que fazer, seja escrevendo ou pensando, projetando ou criando. 

O trabalho de elite exige um trabalho profundo. A quantidade de trabalho profundo que você faz depende de você. Ele começa fechando o navegador do seu computador (depois que você terminar de ler esse texto, é claro) e chegando até o trabalho profundo. Se você não criar tempo para isso ─ se não for algo que você verifique todos os dias ─ isso não acontecerá.

4. Faça uma gentileza

O lema dos escoteiros era dar uma boa reviravolta todos os dias. Sêneca escreveu que “Onde quer que haja um ser humano, temos uma oportunidade de bondade”. Sim, até mesmo pessoas rudes. Até mesmo as pessoas com quem você está competindo. Bem como as pessoas que você ama e está conectado. 

Seus colegas de trabalho são uma chance de praticar a gentileza. Seu cônjuge é uma chance de praticar a gentileza. O carteiro é uma chance de praticar a gentileza. Isso fará você se sentir melhor para aproveitar essa chance. Isso tornará o seu dia melhor se você fizer isso. Isso tornará o mundo melhor se você praticar um ato de gentileza. 

Somente um santo ou um sábio pode satisfazer plenamente todas as oportunidades e todos os encontros com a bondade.  Então não se chicoteie se você não puder aproveitar todas as oportunidades. Comece com apenas uma. Pratique uma gentileza todos os dias. Veja o que acontece.

5. Ler, ler e ler

Pegue um livro todos os dias. Mesmo por apenas algumas páginas. Como Emerson diz, todo livro é uma citação – de outros livros, da experiência, dos humanos e civilizações que vieram antes dele. Como você não pode se expor a isso? E sim, você tem tempo! 

Refeições, antes de dormir, no trem, na sala de espera, mesmo em seu telefone ou no desktop. Leia algumas páginas, leia um livro inteiro, mas assuma um compromisso real e interminável com a leitura. Porque há muito por aí que você pode se beneficiar, como as biografias, as preciosidades pouco conhecidas, os livros que mudam sua vida, a filosofia, os clássicos, o autoaperfeiçoamento, os livros sobre guerra, ficção e até mesmo livros de marketing e negócios. 

Tudo isso aumentará sua perspectiva, ajudará você com problemas, lhe dará inspiração e permitirá que você se beneficie da sabedoria acumulada e do conhecimento dos séculos. Existe até um livro chamado Farmácia literária de Ella Berthoud e Susan Elderkin (Verus) que recomenda mais de 400 livros para curar males diversos, doenças, de depressão e dor de cabeça a coração partido.

6. Encontre a verdadeira quietude

Todos os dias você deve encontrar uma maneira de desconectar e desligar, mesmo que por alguns minutos. Fazer um exercício, como nadar, pode ser uma opção, não só pelo exercício, mas porque sua mente fica desobstruída. 

Você fica sem celular. Não há barulho. Apenas calma e paz. Pergunte a si mesmo: Com que frequência estou inacessível? A resposta é: não com frequência suficiente. Crie esse tempo em sua prática diária. Você será melhor por isso. E o mundo não vai notar, eu prometo.

Leia mais: Benefícios do escalda-pés para o organismo

7. Arranje tempo para exercícios extenuantes

É um clichê dizer isso, mas quando os cientistas consideram o exercício a única coisa que se aproxima de um maravilhoso remédio, em termos de seus benefícios fortes e universais, e é o conselho número 1 de Richard Branson para empreendedores, isso não pode ser um exagero. Precisamos disso ─ muito mais do que você imagina. 

Não adie. Faça. Fique em forma e seja saudável. E o que eu pessoalmente acho é que é importante ter metas com o seu exercício. Por quê? Pois dessa forma, não importa o que aconteça naquele dia ─ no trabalho, em casa, na economia ─ você pode ter algo que correu bem. Você melhorou o seu tempo de corrida, você nadou três voltas a mais do que o habitual, você agachou com um novo peso.

8. Pense na morte

Shakespeare disse que todo terceiro pensamento deveria ser sobre o nosso túmulo. Talvez seja demais. Um pensamento por dia é suficiente. O ponto não é ser mórbido, mas lembrar que você é mortal. 

Quanto tempo desperdiçamos em coisas que não importam? E porquê?  Porque achamos que podemos pagar por isso!  

Você vai morrer. Viva enquanto puder. Viva sua vida como se você tivesse morrido e voltado e tudo isso é extra.  A morte não torna a vida inútil, mas proposital. E, felizmente, não precisamos quase morrer para explorar isso.

9. Aproveite o tempo vivo

Do que todo dia parece ser composto? Muitas brincadeiras. As pessoas estão apenas matando o tempo. Chegamos aonde estávamos indo e entramos no saguão e olhamos nosso relógio. Se estamos alguns minutos adiantados, colocamos a mão no nosso bolso para pegar nossos telefones. Este ato não é a expressão de que algo está errado com a vida moderna?   

Quanto melhor seríamos e o mundo seria se nunca fizéssemos isso novamente. Se nós escolhermos tempo de vida ao invés de tempo morto. Há tanta coisa que você poderia fazer nesses poucos minutos. Enfrentar medos. Estender a mão e conectar-se com alguém. Fazer algo que você está adiando. Expôr-se à luz do sol e à natureza. Ficar parado sem pensar em nada. Preparar-se para o que vem pela frente. Ou apenas viver, porque quem sabe quanto tempo nos resta?

10. Diga obrigado, para o bem e para o mal

Os estoicos viam a gratidão como uma espécie de remédio, e dizer “obrigado” por cada experiência era a chave para a saúde mental. “Convença-se de que tudo é um presente dos deuses”, dizia o imperador Marco Aurélio, “que as coisas são boas e sempre serão”. 

Diga obrigado a uma pessoa rude. Diga obrigado a um projeto insatisfatório. Diga obrigado a um pacote atrasado. Por quê? Porque, para começar, isso pode ter te salvado de algo muito pior, mas principalmente porque você não tem escolha. Epicteto disse que cada situação tem duas alças: em qual delas você vai decidir se agarrar? A raiva ou a apreciação? A do ressentimento ou do agradecimento?

hábitos

Leia mais: Gratidão: excelente maneira de substituir a frustração

11. Revise o que aconteceu no seu dia

Nós preparamos na parte da manhã, agora refletimos à noite. A melhor maneira de melhorar é revisar. Então, todas as noites, você deveria, como fez Sêneca, examinar seu dia e suas ações. Como ele disse, “Quando a luz foi removida e minha esposa ficou em silêncio, ciente desse hábito que é agora meu, eu examino meu dia inteiro e volto ao que eu fiz e disse, não escondendo nada de mim mesmo, não deixando passar nada”.  

A pergunta deveria ser: segui meus planos para o dia? Eu estava preparado o suficiente? O que eu poderia fazer melhor? O que aprendi que vai me ajudar amanhã?

12. Encontre uma maneira de se conectar a algo grande

As preocupações e ansiedades da vida cotidiana parecem desaparecer quando estamos ao lado do oceano ou caminhamos por um belo parque. Nós não devemos esperar por nossas férias anuais para obter este tipo de alívio e perspectiva. Precisamos recebê-lo todos os dias. 

Os estoicos tinham um exercício para fazer isso. Marco Aurélio olhava para as estrelas e imaginava-se correndo ao lado delas, ele as via pela atemporalidade e infinitude. Tente isso hoje à noite ou no início da manhã e tente fazer disso uma prática diária. Um olhar para a bela extensão do céu é um antídoto para a irritante mesquinhez das preocupações terrenas, dos nossos sonhos de imortalidade ou fama. 

Mas você pode encontrar essa conexão de várias fontes: um poema, uma vista do último andar, um pé descalço na grama ou poucos minutos em um banco da igreja. Basta encontrar algo maior que você e entrar em contato com ele todos os dias.

hábitos

13. Tenha oito horas de sono

“Durma quando você está morto”, dizemos. Como se fosse um distintivo de honra, quanto tempo nos dedicamos a isso. Besteira. O corpo precisa de descanso.

Schopenhauer disse que o sono é o juros que pagamos pelo empréstimo da vida. Fique feliz em pagá-lo. É o que nos mantém vivos. Guarde seu sono com cuidado, é uma obrigação.

Todos os outros hábitos e práticas listados aqui tornam-se irrelevantes se você não tiver energia e clareza para fazê-los.

Traduzido e adaptado de: 13 Life-Changing Habits To Try And Do Every Single Day

Natalie Andreoli
escrito por:Natalie Andreoli
Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

Deixe um comentário