EntretenimentoFilmes e Documentários

Zahrada (O Jardim) – 1995

1

Sabe aquele dia que você está de boa e um amigo seu, nem tão amigo assim, posta um filme até então desconhecido e antigo dizendo que ele é muito bom? Então… Foi assim que conheci Zahrada e me encantei.

Zahrada (O jardim) é um filme de Martin Sulik lançado em 1995.
Ele conta a história de Jakub (Roman Luknár), um professor que a um tempo não leciona mais e está morando com o pai, um alfaiate. Ao ser pego com uma das clientes de seu pai ele é mandado para a casa do seu falecido avô. E é a partir daí que a vida de Jakub começa a mudar.

1

A casa do avô fica num lugar no interior, longe de tudo e no meio do nada. Ao chegar, Jakub inicia uma fase em que várias coisas estranhas e surreais acontecem. Pessoas excêntricas o visitam, coisas milagrosas acontecem e Jakub aprende o que pode com cada um desses acontecimentos.

Esse é um filme em que você fica confuso às vezes, mas que depois começa a entender o que está acontecendo. Ele traz de uma forma poética a elevação espiritual de um homem que vivia no meio da civilização sem um sentido de vida. Na casa do avô e no jardim dela é que Jakub descobre as pequenas coisas que realmente importam para se viver. E isso acontece com a ajuda da jovem Helena (Zuzana Sulajová), que aparece em um dia qualquer no jardim e conquista o coração de Jakub. No início ele é atraído fisicamente por ela, mas Helena não demonstra querer nada físico com ele. A partir disso, Helena vai ajudando Jakub a descobrir a essência da vida, a importância do contato com a natureza, esclarecendo os mistérios da vida e desenvolvendo em Jakub o amor genuíno e puro por Helena.

3

Zahrada é um filme que desperta ou aumenta ainda mais a vontade de sair do meio da sociedade para viver uma vida simples num lugar em meio da natureza. Ele mostra o quão importante é se elevar espiritualmente e viver em comunhão com a natureza. Estamos muito envolvidos com a sociedade e suas relações e, de certa forma, somos contaminados por suas ideias distorcidas. Todos os dias somos bombardeados de várias formas dizendo o que devemos fazer para nos “darmos bem” e esquecemos de que precisamos olhar para dentro e ver se queremos mesmo “darmos bem” da forma como a sociedade pensa que isso significa. Assistir Zahrada te faz olhar para tudo a sua volta e ver o quanto precisamos de relações verdadeiras, de vida verdadeira, de sermos verdadeiros conosco.

Por fim, Jakub se torna uma pessoa completamente diferente ao final do filme, até mesmo sua relação com o pai é transformada. A pessoa que o assiste nunca mais o esquece. É um filme apaixonante!

 Trailer do filme:

Link para download

Título: Zahrada (O jardim)

Diretor: Martin Sulik

Ano: 1995

País: Eslováquia

Print Friendly
Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma metamorfose ambulante que acredita num mundo melhor e em um ser humano vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Atualmente, está aprendendo a ser vegetariana e estudando sobre sustentabilidade. Diz que quer viver fazendo o que gosta e que ajudar o próximo é uma atitude nobre. Um ser complexo que gosta da vida simples.

13 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: