Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
AlimentacãoReceitas

Você já ouviu falar em ORA-PRO-NOBIS?

a

Conhecida popularmente com este nome, a planta Pereskia aculeata pertence à família dos cactos. É uma cactácea nativa da região que vem desde a Flórida até o Brasil. Trata-se de uma trepadeira que apresenta folhas suculentas e comestíveis, cuja forma lembra a ponta de uma lança. Por apresentar ramos repletos de espinhos e crescimento vigoroso, a planta pode ser usada com sucesso como uma cerca-viva intransponível.

Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim.

De fácil cultivo e alto valor nutricional, a planta pode ser usada como ornamento e alimento, e se desenvolve em vários tipos de solo. Também conhecida como labrobó e orabrobó, a ora-pro-nobis, a planta trepadeira se adapta facilmente a diversos climas e tipos de solo. Sua floração ocorre por apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril com flores e pequenas e perfumadas de coloração branca, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho apenas, e são amarelos e redondos. Muito usada como cerca viva, a planta pode chegar aos 5 metros de altura e possui ramos repletos de espinhos, ajudando a proteger ambientes.

Quais seus benefícios? Popularmente usadas para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada, a planta possui muitas propriedades devido ao seu alto valor nutricional. Na forma de chá, a erva pode ser usada como depurativa do sangue e tônica, e por isso é eficaz no tratamento de cistite, úlceras, queimaduras, problemas de pele e processos inflamatórios. Rica em vitaminas A, B, C, fibras, ferro e fósforo, além da mucilagem, a planta auxilia no bom funcionamento intestinal, no aumento da imunidade e pode ser usada na produção de mel. Considerada uma das plantas com maior índice de proteína vegetal, mais do que a tão famosa couve.

Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de cólon, hemorroida, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

Como consumir? Suas folhas, secas e moídas ou frascas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães. Você pode encontrar mais receitas em livros, na internet e descobrir que esta é uma das plantas encontradas em receitas com plantas não convencionais. É a vida selvagem na sua mesa, trazendo nutrientes pra sua vida.

 Receita de Pesto Vegano de Ora Pro Nóbis:

Ingredientes
1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis (lavadas e picadas)
1 dente de alho pequeno
1/3 de xícara (chá) de nozes picadas
1/2 xícara de azeite de oliva

Modo de fazer
No pilão coloque todos os ingredientes, exceto as nozes. Quando tiver bem macerado  junte as nozes bem picadas.  Guardar na geladeira coberto com uma camada fina de azeite.

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

7 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos